quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Eu quero Recessão

Foi esse o título da entrevista que foi ao ar ontem na CBC, Um trader (sujeito que aposta na bolsa e vive dela, eu acho) disse que sonhava com uma recessão, era tudo que ele qeuria e tal. Então um especialista em economia foi entrevistado sobre o assunto.

Considerando esse nossos sistema econômico recessão é ruim para muita gente e para empresas. Causa desemprego, a economia para, gente e empresas sem grana... E todos nós precisamos de grana... Mas como vemos nessa entrevista, uma recessão trás oportunidades para alguns, muito embora seja ruim para a maioria. Esses traders, essa galera que vive comprando e vendendo açoes e ganhando dinheiro com as subidas e descidas do mercado, se eles forem espertos conseguem ver oportunidades em momentos de crises. O locutor no entando estava inconformado que alguem pudesse e gostasse de tirar proveito de um momento onde todo mundo tah sofrendo. tipo se aproveitando do sofrimento dos outros. Afinal os canadenses tem mutio medo de recessão.

O economista explicou - "Não é errado. Pensa bem, suponha que tem uma ponte que pode cair. Você não sabe se ela vai realmente cair, mas então você aposta que ela vai cair. E se ela cair você ganha dinheiro. Não tem nada de errado nisso porque você não derrubou a ponte..."

É assim mesmo que o nosso sistema econômico capitalista funciona. Não nos importamos que um bem é destruido, que recursos serão usados para reconstruir a ponte, que pessoas podem morrer, o nosso objetivo principal é ganhar dinheiro, só isso. Sem contar que as coisas vão alem disso, se pudermos dar uma mãozinha pra ponte cair, vamos dar, porque afinal, isso vai nos dar dinheiro.

Isso também mostra a falha do sistema em trazer lucro para alguns sem que tenha havido produção, lucro da pura especulação dos mercados. E relacionado a isso está o fato de que a economia mundial é super dependente do humor da galera que compra e vende ações. Se eles ficarem pessimista tem recessão. Assim, do nada, a recessão vem de como eles se sentem. Claro que o pessimismo da galera que causa recessão tem raízes nos acontecimentos, mas ainda assim, é apenas estado emocional, não uma decisão baseada em conhecimentos científicos ou experimentos ou modelos ou whatever. Enfim, naõ vou falar mais porque não conheço muito economia, mas que o sistema é furado...


2 comentários:

Anônimo disse...

Você poderia me informar onde consigo comprar Mizuno Prophecy ou um Mizuno Wave Creation 12 em Toronto... não encontro lojas com esses tênis no Canadá...Ah, e urgente por favor pq já estou indo embora...rs Obrigada (e-mail carolmf_123@hotmail.com)

Mayumi disse...

Oi, Marcos! Feliz 2012! Onde está você? Ou melhor, onde estão vocês? Rsrsrs. Recessão? Rs.

Treino Leve

 Primeiro treino leve da nova planilha. Os treinos leves, que eram por tempo e tinham uma parte opcional, agora são por distância. Tanto ant...