quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Mais Petróleo

E muito tem se falado sobre os novos poços de petróleos que tem sido descobertos no Brasil  e também em outros cantos das Américas. Acho que a boa notícia é que isso talvez jogue mais para o futuro a previsão da galera sobre o pico da produção de petróleo e os seus efeitos na economia global. Bom, a economia global parece que não tá precisando da falta de petróleo para ir morro abaixo.

Mas junto com o otimismo pela descoberta de mais petróleo vem também a  não mencionada preocupação com o que isso vai significar em termos ambientais e em termos da nossa dependência do petróleo. A energia barata do petróleo impede o desenvolvimento de tecnologias relacionadas a energia limpa e, o petróleo é não renovável, mais dia menos dia ele se vai.Que a maior produção de petroleo por paises como o Brasil não seja sinônimo de acomodação...

Outro ponto é que chega a ser engraçado ler sobre os investimentos da Petrobras exploração e exportação do Petroleo e tal. É a galera tirando coisa da terra e vendendo para ganhar dinheiro... mas assim é fácil ganhar dinheiro né, é só pegar o négócio que tá pronto e vender. A nossa mentalidade é ainda aquela dos exploradores de séculos atrás que vieram e detruiram florestas e escravizaram os nativos, afinal eram recursos que estavam ali, prontos, e podiam ser pegos e trocados por dinheiro. Não é diferente hoje com o petroleo...

Um comentário:

Eduardo disse...

Acho você uma pessoa lúcida nos seus comentários. gosto de ler eles. Sobre o petróleo: o pessoal esta fazendo uma cagada atras da outra com isso. Apesar de estar pronto, o petroleo, esta a muitos km abaixo da superficie e ainda pra piorar tem um mar em cima, então não esta tão pronto assim. O ser humano dá a vida pela exploração inrracional e não se sabe o que vai dar no final. Uma coisa é certa o final vai chegar antes por muitos motivos gerados pela exploração """racional"""