sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Bed Bugs

Uma nova preocupação assola Toronto e possivelmente todo o Canadá senão todos os países desenvolvidos. São os chamados Bed Bugs, um tipo de percevejo que infesta as casas e se alimenta de sangue humano.

Apesar do bicho não parecer transmitir doenças, ele é extremamente indesejado levando os Canadenses à paranóia. Isso acontece principalmente porque os tais percevejos são extremamente difíceis de serem erradicados e trazem associado a eles uma imagem de casa suja, mal cuidada. O que, diz-se, é mentira, visto que qualquer domicílio pode vir a ter o inseto.

A primeira vez que ouvi falar do bicho foi no ano passado quando comentei com um colega canadense, de brincadeira, que ia pegar a minha mobília nas calçadas ao invés de comprar, dado que você acha tudo que precisa nas calçadas de toronto, desde cama até monitores, mesas, televisão... Ele então me falou dos bed bugs e do perigo de eu ganhar um junto com os móveis... Mas ano passado ninguém falava desses insetor. Esse ano a coisa mudou e se ouve no rádio e TV que eles estão aumentando, virando epidemia.

Um pouco que vi da história diz que os bed bugs sempre existiram, sendo muito comum no mundo desenvolvido na época da Segunda Guerra Mundial. Então vieram os inseticidas e eles foram praticamente erradicados. Até a década passada, quando os registros de infestação voltaram. E diz-se que desde então tem só aumentado com um pico agora em 2009/2010.

O controle do inseto é difícil praticamente sem alternativas completamente eficaz. Recentes tratamentos incluem aquecimento da casa, visto que o besouro não suporta altas temperaturas. Mas é um tratamento caro, não eficiente para todos os domicílios. Eles tem ficado resistentes a inseticidas e hoje em dias as pessoas também não gostam de encherem suas casas com inseticidas.

Eu logo me perguntei porque não temos esse problema no Brasil, dado que certamente o inseto deve ter chegado lá, tamanha a epidemia aqui. Não achei a resposta, mas encontrei que no Brasil temos um parente do bed bug que também já causou problemas. Outro parente é o bicho de Chagas, o percevejo que transmite a Doença de Chagas. Imaginei que talvel no Brasil temo controle biológico, tipo, mais ratos, baratas, aranhas e formigas. Mas não sei se tem a ver com isso. De qualquer forma fiquei impressionado de não ter achado nada sobre controle biológico. Tipo, talvez ter umas 3 ou 4 aranhas em casa seria uma solução barata. Mas vamos procurar uma espécie de aranha amigável.... Eu sei que há muitos testes, alguns muito eficientes, de controle de pragas na agricultura através do uso de parasitas que usam essas pragas como hóspedes acabando por exterminá-las. Enfim, talvez fosse um bom caminho para pesquisas...

Nenhum comentário:

Progression Run

 Semana passada teve um Progression Run e hoje teve outro. 5 minutos de aquecimento, 20 de corrida leve acima de 5:20 por km, 10 de corrida ...