sábado, 13 de janeiro de 2024

Longão e outras coisas

 Hoje seria o dia do longão, mas eu estava de olho na previsão do tempo e notei que as condições não seriam nada boas para longão hoje, na verdade praticamente impossível. Nevou basstante a noite, a neve acumulou, mas depois a temperatura subiu para acima de zero e começou uma chuva leve. Assim a neve fica encharcada,  mas não derrete. É como poça de água ambulante, você pisa, o pé afunda e molha tudo. Em muitos lugares, onde as pessoas pisam mais, fica aquele gelo derretendo bem liso. Enfim, eu saí hoje para uma corrida bem lenta de uns 8km, mas não rolou, eu dei meia volta e terminei com 4 km, com uma média de 7:02 por km. Estava meio que chovendo também, vento em certos lugares, então enfim, sem condições. 

Só que vendo a previsão do tempo na quinta-feira, eu decidi fazer o longo na sexta, ontem, ao invés de seguir a planilha, descansar na sexta e longo hoje. A única coisa que me preocupava um pouco foi que na quinta eu tinha feito treino de tiro, então podia estar cansado para o longo. Mas seria pior não fazer o longo...Poderia deixar para amanhã também, mas é difícil prever como estará o piso amanhã. Se a neve derreter bastante pode estar okay, mas também pode estar ruim.

Depois de 5 minutos de aquecimento, seriam 1h20m de longo com ritmo entre 5:20 e 5:59, mais 15 minutos se estiver sendindo bem, mais 5 minutos de desaquecimento. Total de 1h45, que eu gosto de tentar fazer tudo como parte do longo. 

Já no primeiro trecho de aqueciemnto eu me senti bem e coloquei um ritmo mais forte do que em geral corro no longão. Estava rodando na casa dos 5:20, chegando até a rodar abaixo dos 5:20. Mas por volta do km 13 eu comecei a sentir cançado e estava até pensando em parar no final das 1h20m (+ 5m de aquecimento), quando estava chegando no km 16, isto é, cumprir o mínimo de treino. Mas eu também tinha na cabeça que os longos são importantes para correr a meia bem, talvez o meis importante treino, eu acho. Então continuei, pensando que valia a pena o esforço, ainda que tivesse que diminuir bastante o ritmo. E o ritmo diminuiu nos trechos 17 a 19, que eram os 15 minutos opcionais, e aumentei um pouqunho  no trecho 20, que seria o desaquecimento. Mas terminei bem cansado, depois caminhei pouco mais de 2km. 

Enfim, acho que foi bom, apesar de terminar só o pó, dado o ritmo acima do que esperava. Agora, esta semana que vem vai ser complicada, dado que a temperatura vai cair muito, para abixo dos -10, com sensação térmica de -20 ou menos. É complicado, e é possível que eu pule alguns treinos...

Nenhum comentário:

Meia de Toronto

 Meia de Toronto veio e se foi num dia meio frio e meio chuvoso.  A semana foi tranquila, não esta pensando muito na corrida. Na sexta fui p...