terça-feira, 16 de janeiro de 2024

Frio

 O frio chegou de vez. Esta semana inteira var ficar com temperatura por volta dos 10 negativos. Ontem eu sai para todar o treino de Goal Pace com temperatura nos -12, com sensação térmica perto dos -20. Obviamente pensei em deixar o treino prá lá, mas esse tipo de temperatura vai ficar aí até lá pelo domingo ou segunda que vem, então enfim, não dá para ficar parado uma semana esperando a frente fria ir embora. 


No treino de ontem, apesar do frio, até que fui bem, consegundo manter por 20 minutos ritmo abaixo dos 4:50, o que é bom dado o meu desempenho abaixo da média desde o final de Novembro. Hoje, com -10, eu saí bem, mas acabei cansando ainda que o treino era para ser leve. Mas completei os 50 minutos em ritmo bom, só que bem cansado. Amanhã a temperatura promete baixar pros -15 e eu tô fora, vou tirar o dia para descansar. 

Neses dias eu uso balaclava, que cobre a maior parte da cabeça, com um gorro por baixo. Uma luva sem dedo, com outra luva fina por baixo. Eu geralmente uso 3 blusas, uma fina de algodão por baixo, depois uma mais grossa propria para correr no frio, depois uma tipo quebra vento bem fina. No entanto isso é o que eu uso mesmo quando tá uns 5 graus, exceto pela balaclava e duas luvas, que é só quando tá muito frio mesmo. Uma calça legging com um short por cima. Tenis é normal, o mesmo do verão. 

O problema maior para mim é o nariz, o rosto, que ficam expostos e começam a congelar logo. Nesses dias, no entanto, depois de uns 3 km parace que eu tenho esquantado e mesmo o rosto tem sido menos problemático. Mas às vezes esfria e eu tento colocar a mão sobre o rosto para bloquear o vento frio. Mas não funciona muito pois é uma posição ruim para correr, a mão não cobre direito o rosto por causa da luva sem dedo, e tempa um pouco a respiração. 

Com um frio de -12 você sabe direitinho e rapidinho a direção do vento. Correr contra o vento, ainda que bem fraco, ainda que nem pareça ter vento, é muito mais dolorido, congela o rosto, que é a única parte de desprotegida. Hoje no treino também começou a nevar e e chão começou a ficar um pouco escorregadio em algumas partes. Mas o pior mesmo pra mim é que vai ficando tudo branco e é difícil de ver o gelo, a neve endurecida, ver onde o chão é melhor para pisar, onde não escorrega. Geralmente por causa dos carros que limpam as ruas, e outros que limpam as calçadas, fica um monte de neve na sargeta. Como tá muito frio a neve endurece, fica meio neve, meio gelo, muito irregular e escorregadio. Pra quem corre na rua como eu, e de vez enquando quer subir na calçada, é terrível. Ainda mais se não dá para ver direito. E se vem um carro, não tem muita escolha a não ser pular na calçada. Para fazer isso às vezes eu tenho que quase parar e andar. 

Enfim, parte da aventura. Esses dias eu fico só olhando a previsão do tempo para ver quando vai dar uma esquentado. Parece que vai ser segunda que vem que a temperatura sobe acima de zero, e hoje ainda é terça feira. Com a subida da temperatura a previsão é que vem chuva também, e com neve em tudo lugar, pode ficar um "barro" de neve e poçaas d'água, o que acaba sendo até pior para correr, dependendo da situação. Mas é isso aí, o jeito é não parar!

Nenhum comentário:

Longo e volta ao bairro Avondale

 Outra Quinta-feira e outro bairro. Ontem o treino de 1h20m na planilha fez com que eu rumasse para um bairro não mutio grande e não muito l...