domingo, 28 de janeiro de 2024

Volta no Bairro Yonge-Eglinton

 Depois do longão de ontem, dado as condições favoráveis do tempo, com 3 graus, eu resulvi dar um trotinho ainda que me sentisse cansado. 

Dessa vez o escolhido foi o bairro Yonge-Eglinton, que provavelmenete era o mais perto, considerando que os bairros aqui em volta eu já fiz todos. 

Quando cheguei na rua me sentia bem cansado, e pensei em deixar pra lá. Depois de correr uns 200m eu andei um pouco e repensei se iria realmente rumar ao norte e dar a volta no bairro, dado que eu estava cansado e sabia que a volta seria mais do que 5km.  
Aí eu pensei em ir devagar, e que provavelmente depois de aquecido um pouco as coisas seriam mais fáceis. Realmente depois de uns 2km estava mais fácil, mas ainda sentia cansaço. Enfim, acabei completnado com um ritmo beirando os 7min/km, ou seja, bem devagar comparaddo com os treinos, mas foi bom que eu não terminei cansado. 

sábado, 27 de janeiro de 2024

Maior longão até agora

 Sabadão novamente, dia de longão. E o maior longo até agora, de 2h, que eu saberia que se estivesse mais ou menos daria para correr uma meia inteira. A semana não tinha sido tão boa, eu me senti cansado nos treinos e pensei que talvez precise manairar nos treinos. Eu também tenho evitado comer qualquer coisa rica em carboidratos para perder um pouco de peso, o que tem funcionado, mas ao mesmo tempo tenho a impressão que afeta o desempenho nos treinos.

Ontem choveu de manhã de forma que estava muito ruim para treinar, então eu não treinei, o que estava de acordo com a planilha do Garmin. Sorte que não esfriou e hoje a temperatura de 3 graus estava perfeita e eu consegui ir correr de shorts e usar menos blusa, situação bemvinda para um longo. 

Na planilha o treino seria de 1h35m depois de 5 minutos de aquecimento, com possibilidade de prolongar o longo por mais 15 minutos, e finalizar com 5 minutos de desaquecimento. Eu já sabia que se não estivesse bem quebrado, iria ser difícil parar em 1h35m, e eu completaria as 2h de treino. 

O treino começou legal e rodei o aquecimento para baixo de 6 minutos, o que foi bom dado os últimos dias que aindei fazendo acima de 6. Depois do aqueciemnto o treino começa e eu percebi que não estava tão travado, o ritmo estava normal, não rápido, mas aceitável. E com o passar dos km eu fui ganhando confiança que conseguiria terminar e mais que isso, segurar o ritmo de mais ou menos 5:40 por km. Ás vezes eu penso que é um ritmo rápido para mim, mas então lembro que nos anos anteriores fiz melhor que isso, e algumas vezes nem foi difícil. 
Os km passaram sem novidade, sempre rodando em volta do mesmo quarteirão, eu estava mais preocupado com os carros que eventualmente apareciam do que com o ritmo. Eu completei as 2h e no final das contas ainda melhorei o ritmo na segunda metade, quase sempre rodando abaixo de 5:40. A distância deu quase que exatamente uma meia maratona. 

Enfim, é isso, maims um longão que foi mais ou menos, mas acho que posso dizer que não estou muito otimista que conseguirei fazer a meia no mesmo ritmo de Toronto no final do ano passado... mas ainda tem tempo.


terça-feira, 23 de janeiro de 2024

Treino de tiro

 Hoje foi dia de 8 tiros de 800m no ritmo de 4:07 a 4:20.


É um ritmo forte considerando o meu estado ultimamente. E o treino não é fácil se você pensar que no total dá uns 15km. É basicamente um longo. Saí de casa pensando em tentar rodar para 4:30. A temperatura estava boa, por volta de -1 grau, muito melhor que na semana que passou, pelo menos. Mas estava gostoso. 

Eu comecei me sentindo bem, mas não estava rápido. No aquicmento rodei por volta de 5:40, e lembrei que nos bons tempos de 2022 e 2023 teria rodado nos 5:20. O primeiro tiro (lap 4 ao lado) me surpreendeu, o relógio tava reclamando que eu tava muito rápido! E no começo realmente eu tava rodando abaixo dos 4:00, mas ficou mais difícil manter no final. Eu terminei o primeiro tiro cansado, sem acreditar que conseguiria fazer isso 8 vezes, e pensei em parar várias vezes. O ritmo de 4:06 foi abaixo do ritmo alvo, mas no momento eu não sabia. 

Resolvi ir para o segundo tiro, que foi mais difícil, mas eu me convenci a continuar, ainda que o ritmo fosse baixo. Eu consegui ficar dendo to ritmo almo nos 4 primeiro tiros, mas pensei que estava acima, e estava meio desencanado do ritmo. Só pensava "vamos rodar mais um tiro depois a gente vê". Quando cheguei no sexto, e só faltava dois, eu já tinha desistido de parar, e minha impressão é que o ritmo estava bom, e que o relógio não estava reclamando que eu tava muito devagar. Assim, terminei o oitavo me sentindo bem, pensando inclusive que tinha sido melhor que os tiros iniciais. 

Mas ddepois ví que o ritmo baixou nos 4 tiros finais, e isso talvez explique por que consegui terminar. Ainda assim, ficou sempre abaixo dos 4:30, ou seja, foi bem melhor do que esperava. O fato de ter chegado a quase 14 km também é bem positivo, certamente dá mais confiança para uma meia maratona. 

Amanhã tem treino leve e na quinta tem treino de cadência, isto é, dar passos bem rápidos (são tiros de 20 segundos). 

domingo, 21 de janeiro de 2024

Volta no bairro Humewood-Cedarvale

 E enfim na terceira tentativa eu consegui dar a volta num novo bairro. Nas duas primeiras tentativas o tepo  estava extremamente desfavorável. No sábado passado tava tudo cheio de neve molhada, derretendo, e com chuva. Neste sábado, ontem, tava 15 negativo com sensação térmica pra baixo dos -20. As duas vezes eu comecei, mas desisti, ainda rodando 4km na primeira e 7km na segunda. 

Hoje a temperatura ainda estava nos -10, mas interessante é que tava muito melhor que ontem. E eu decidi ir continuando a volta no bairro. Tava frio e não foi muito agradável, a não ser pela sensação de dever cumprido. Frequentemente eu protegia o rosto e nariz com a mão, que não é muito eficiente, mas ajuda bastante. A mão faz o ar quente da respiração ficar por ali, e dá um alívio, principalmente se tem um ventinho contra trincando. 

Acabei fazendo mais do que a volta no bairro, e completei 11km, em ritmo bem lento. No treino do Garmin hojé era dia de descanço, então eu fui só para acumular km, sei lá, me parece que isso é bom para um treino de meia maratona. Os treinos leves do Garmin, incluindo o longão, não são tão leves, eu acabo fazendo eles para 5:30, 5:40, com o limite snedo de 6min/km. Dá para levar mas não é um ritmo confortável, do tipo que eu consigo conversar enquanto corro. E eu tenho ouvido em vários lugares que isso não é necessário. Então o treino de hoje é para adicionar ao do Garmin, tentando aumentar km com ritmo tranquilo. Amanha tem o tereino leve do Garmin, que provavelmente vai ser feito em volta dum quarteirão aqui perto...

sábado, 20 de janeiro de 2024

Semana congelada

 Esta semana foi difícil pois todos os dias foram muito frio. Eu mudei os dias dos treinos para evitar os dias mais frios, que foram na quinta feira e hoje, que a temperatura ficou nos -15 de manhã, com sensação térmica pra baixo dos -20. Mas mesmo assim tive que correr em dias frios, por volta dos 8 ou 10 negativos. 

Ontem foi progression run, que era pra ser hoje mas fiz ontem por causa do frio de hoje. Depois de 1h05m correndo leve, você tem que correr 10 minutos a 4:50, depois 5 minutos a 4:30. Eu acabei fazendo todos esses 15 minutos a 4:50, e foi difícil. No final deu quase 16km, ou seja, serviu também como longão.

Hoje era dia de descanço mas não me sneti cansado e resolvi dar uma rodada, o problema sendo o frio. Eu comecei ambicioso, era pra dar a volt anum bairro, que daria uns 10km. Treino bem lento, pois é dia de descanço. Mas dado o frio ir devagar não é muito gostoso...  Falhei denovo, abortei o plano no meio do caminho por causa do frio. No sábado passado fiz o mesmo, desisti de contornar o mesmo bairro, mas por causa das condições do piso, com neve muito úmida. Masa inda assim rodei quase 8km, o que foi muito bom. 

Amanhã vai estar -10 e eu devo fazer o treino leve da planilha da segunda feira. Ou talvez tento contornar o bairro denovo. Mas -10 ainda é bastante frio, ainda mais se tiver um ventinho, então não sei, eu tendo a ficar rodando mais perto de casa. Na segunda, e depois, a temperatura deve melhorar, e ficar por volta dos 0 graus. Data a atual temperatura, 0 graus é uma maravilha!

terça-feira, 16 de janeiro de 2024

Frio

 O frio chegou de vez. Esta semana inteira var ficar com temperatura por volta dos 10 negativos. Ontem eu sai para todar o treino de Goal Pace com temperatura nos -12, com sensação térmica perto dos -20. Obviamente pensei em deixar o treino prá lá, mas esse tipo de temperatura vai ficar aí até lá pelo domingo ou segunda que vem, então enfim, não dá para ficar parado uma semana esperando a frente fria ir embora. 


No treino de ontem, apesar do frio, até que fui bem, consegundo manter por 20 minutos ritmo abaixo dos 4:50, o que é bom dado o meu desempenho abaixo da média desde o final de Novembro. Hoje, com -10, eu saí bem, mas acabei cansando ainda que o treino era para ser leve. Mas completei os 50 minutos em ritmo bom, só que bem cansado. Amanhã a temperatura promete baixar pros -15 e eu tô fora, vou tirar o dia para descansar. 

Neses dias eu uso balaclava, que cobre a maior parte da cabeça, com um gorro por baixo. Uma luva sem dedo, com outra luva fina por baixo. Eu geralmente uso 3 blusas, uma fina de algodão por baixo, depois uma mais grossa propria para correr no frio, depois uma tipo quebra vento bem fina. No entanto isso é o que eu uso mesmo quando tá uns 5 graus, exceto pela balaclava e duas luvas, que é só quando tá muito frio mesmo. Uma calça legging com um short por cima. Tenis é normal, o mesmo do verão. 

O problema maior para mim é o nariz, o rosto, que ficam expostos e começam a congelar logo. Nesses dias, no entanto, depois de uns 3 km parace que eu tenho esquantado e mesmo o rosto tem sido menos problemático. Mas às vezes esfria e eu tento colocar a mão sobre o rosto para bloquear o vento frio. Mas não funciona muito pois é uma posição ruim para correr, a mão não cobre direito o rosto por causa da luva sem dedo, e tempa um pouco a respiração. 

Com um frio de -12 você sabe direitinho e rapidinho a direção do vento. Correr contra o vento, ainda que bem fraco, ainda que nem pareça ter vento, é muito mais dolorido, congela o rosto, que é a única parte de desprotegida. Hoje no treino também começou a nevar e e chão começou a ficar um pouco escorregadio em algumas partes. Mas o pior mesmo pra mim é que vai ficando tudo branco e é difícil de ver o gelo, a neve endurecida, ver onde o chão é melhor para pisar, onde não escorrega. Geralmente por causa dos carros que limpam as ruas, e outros que limpam as calçadas, fica um monte de neve na sargeta. Como tá muito frio a neve endurece, fica meio neve, meio gelo, muito irregular e escorregadio. Pra quem corre na rua como eu, e de vez enquando quer subir na calçada, é terrível. Ainda mais se não dá para ver direito. E se vem um carro, não tem muita escolha a não ser pular na calçada. Para fazer isso às vezes eu tenho que quase parar e andar. 

Enfim, parte da aventura. Esses dias eu fico só olhando a previsão do tempo para ver quando vai dar uma esquentado. Parece que vai ser segunda que vem que a temperatura sobe acima de zero, e hoje ainda é terça feira. Com a subida da temperatura a previsão é que vem chuva também, e com neve em tudo lugar, pode ficar um "barro" de neve e poçaas d'água, o que acaba sendo até pior para correr, dependendo da situação. Mas é isso aí, o jeito é não parar!

sábado, 13 de janeiro de 2024

Longão e outras coisas

 Hoje seria o dia do longão, mas eu estava de olho na previsão do tempo e notei que as condições não seriam nada boas para longão hoje, na verdade praticamente impossível. Nevou basstante a noite, a neve acumulou, mas depois a temperatura subiu para acima de zero e começou uma chuva leve. Assim a neve fica encharcada,  mas não derrete. É como poça de água ambulante, você pisa, o pé afunda e molha tudo. Em muitos lugares, onde as pessoas pisam mais, fica aquele gelo derretendo bem liso. Enfim, eu saí hoje para uma corrida bem lenta de uns 8km, mas não rolou, eu dei meia volta e terminei com 4 km, com uma média de 7:02 por km. Estava meio que chovendo também, vento em certos lugares, então enfim, sem condições. 

Só que vendo a previsão do tempo na quinta-feira, eu decidi fazer o longo na sexta, ontem, ao invés de seguir a planilha, descansar na sexta e longo hoje. A única coisa que me preocupava um pouco foi que na quinta eu tinha feito treino de tiro, então podia estar cansado para o longo. Mas seria pior não fazer o longo...Poderia deixar para amanhã também, mas é difícil prever como estará o piso amanhã. Se a neve derreter bastante pode estar okay, mas também pode estar ruim.

Depois de 5 minutos de aquecimento, seriam 1h20m de longo com ritmo entre 5:20 e 5:59, mais 15 minutos se estiver sendindo bem, mais 5 minutos de desaquecimento. Total de 1h45, que eu gosto de tentar fazer tudo como parte do longo. 

Já no primeiro trecho de aqueciemnto eu me senti bem e coloquei um ritmo mais forte do que em geral corro no longão. Estava rodando na casa dos 5:20, chegando até a rodar abaixo dos 5:20. Mas por volta do km 13 eu comecei a sentir cançado e estava até pensando em parar no final das 1h20m (+ 5m de aquecimento), quando estava chegando no km 16, isto é, cumprir o mínimo de treino. Mas eu também tinha na cabeça que os longos são importantes para correr a meia bem, talvez o meis importante treino, eu acho. Então continuei, pensando que valia a pena o esforço, ainda que tivesse que diminuir bastante o ritmo. E o ritmo diminuiu nos trechos 17 a 19, que eram os 15 minutos opcionais, e aumentei um pouqunho  no trecho 20, que seria o desaquecimento. Mas terminei bem cansado, depois caminhei pouco mais de 2km. 

Enfim, acho que foi bom, apesar de terminar só o pó, dado o ritmo acima do que esperava. Agora, esta semana que vem vai ser complicada, dado que a temperatura vai cair muito, para abixo dos -10, com sensação térmica de -20 ou menos. É complicado, e é possível que eu pule alguns treinos...

domingo, 7 de janeiro de 2024

Bairro Forest Hill South

 Hoje foi dia de descanso eu eu fui para mais um treino lento. Dessa vez escolhi fazer o contorno do bairro Forest Hill South, que teve quase 8km. Estava um pouco mais frio do que o ideal, e tinha neve no chão, então tipo, foi devagar mas não foi ideal. Ritmo mais lento do que o normal, talvez pelo treino de ontem.

Ontem, no treino de progression run, que eu tinha que correr a 4:20 por km por 10 minutos depois de 25 minutos a 5:30. Foi bom, minha média ficou nos 4:30 mais ou menos, o que foi satisfatorio pois eu sei que não estou com muitas condições de correr abaixo disso. E segurar os 10 minutos nesse ritmo foi dificil. Amanhã tem treino level...

sexta-feira, 5 de janeiro de 2024

Contornando o bairro

 Hoje era dia de descanço e resolvi rodar devagar e fazer o contorno de dois bairros de Toronto: South Eglinton-Davesville e North Toronto, que ficam ao sul e norte da Eglinton com Yonge do lado Leste. O ritmo ficou bem tranquilo, perto dos 6:30 por km. 

Amanhã o Garmin colocou uma progression run, onde os iniciais 20 minutos são em ritmo level, mas depois tem 10 minutos de 4:20 por km, o que acho que é praticamente impossível. Tipo, eu consigo manter por 5 minutos, mas 10 é complicado. Mas vou tentar ficar abaixo dos 4:30, vamos ver. 

Ontem e anteontem foram treinos leves, de 45 e 30 minutos, respectivamente, mas que rodei rápido pois estava me sentindo bem. A média ficou nos 5:04 e 5:10 respectivamente, isso porque o primeiro km é sempre muito lento. Mas foi bom, eu estava me sentindo bem depois do fiasco da terça feira...

terça-feira, 2 de janeiro de 2024

Falha nossa

 Feliz Ano Novo! Eita, estamos em 2024 ja!

Ontem amanheceu frio e com o chão bem liso. Sei lá, havia caido uma neve fraca que deu uma derretida e a note ficou muito frio tal que de manhã quando saí para o treino a rua estava bem escorregadia, perigosa, inclusive porque os carros talvez não consigam parar. Mas era treino leve e eu resolvi tentar. Acabei fazendo o treino,  mas terminei nos 20 minutos, rejeitando os adicionais 15 minutos que eram opcionais. Eu me sentia mais ou menos, tinha pegado o jeito de correr no chão liso, mas como não tinha tração era muito ruim correr. Então enfim, melhor parar antes. 

Hoje era treino de tiro. 3 tiros de 5 minutos a 4:20, com 3 min de descanço, mais 6 tiros de 30 segundos a 4:10 por km., com 1 min de descanço. Saí às 5h com temperatura de -2 graus. O asfalto já tinha limpado e estava ideal, não estava escorregadio. A temperatura não tão baixa e eu me snetia okay, afim the encarar o treino de tiro. 

Depois de 15 minutos de aquecimento fui para o primeiro tiro. Boa parte dele eu consegui segurar a 4:20, mas cansei e no final o ritmo caiu.  Laps 4 e 5 ao lado. Estava cansado e rodei os 3 minutos de recuperação (lap 6) bem lento. O segundo tiro foi uma decepção, eu mal consegui segurar abaixo dos 5 min/km, e terminei muito cansado, tal que resolvi abortar o treino. Depois me arrependi, pensando que deveria usar os 3 minutos de descanço, rodar o último tiro por volta dos 5min/km e tentar fazer os tiros de 30 segundos... Mas na hora estava cansado e decepcionado. Talvez resultado de eu ter colocado como objetivo pra meia 1h40m que é mais rápido do que corri o ano passado. Talvez isso não seja realístico e colocar esse objetivo seja receita pra desânimo certo. Outra coisa que passa pela cabeça é que eu queria diminuir um pouco o peso, o que faz com que eu coma pouco carboidratos, e talvez isso afeta o quanto de energia sobra para esses treinos. 

Vamos ver como as coisas progridem. O bom foi que eu não senti dores nos músculos, que eu temia ser alguma lesão, eu estava me sentindo bem hoje relativamente a outros dias. 

Longo e volta ao bairro Avondale

 Outra Quinta-feira e outro bairro. Ontem o treino de 1h20m na planilha fez com que eu rumasse para um bairro não mutio grande e não muito l...