sábado, 16 de setembro de 2023

Zoo Run

 E hoje fui na Zoo Run, de 10km, que acontece em sua maior parte dentro do zoológico de Toronto. Para chegar lá, acordamos cedo e pegamos o Blue Night bus às 5:42 até a estação Sheppard do metrô, que então já tinha abrido. De metrô até a Dom Mills, e lá pegamos o ônibus para o zoolótico. Uns 2km do zoológico e o busão para, diz que não vai mais e que se quisermos ir ao zoo precisaremos ir a pé. O motorista tentou nos ajudar, mas depois de investigar a situação vei dizendo que o caminho a frente estava bloquedo por causa de um evento de um evento no zoológico... demos risada, uns 8 corredores ali, pois a gente era parte do tal evento que estava nos causando problema. Okay, somos corredores, andar até o zoológico é tranquilo, e estava bem cedo ainda. 

Mas o que não estava tão tranquilo era a temperatura, por volta dos 10 graus. Eu estava indeciso se correria com blusa ou não. Chegamos lá e a largada era num estacionamento enorme em frente do zoológico, super facil de achar. andamos um pouco para lá e para cá dado que ainda tinha um tempo, e faltando 20 minutos estacionamos perto da entrada do curral vermelho, que era o primeiro, o que eu ia largar. 
A largada foi feita em ondas, primeiro a onda vermelha dos corredores mais rápidos, onde eu estava, depois a amarela, azul e verde, com largadas espaçadas em mais ou menos uns 5 minutos. Isso é necessário pois tinha gente demais e a ruas dentro do zoológico são estreitas. Além disso, os 3 primeiros km form em ruas fora do zoológico, bem largas. 
Na entrada do curral vermelho eu notei que tinha pouca gente com blusa, e ainda que estivesse com frio decidi correr só de regata. A temperatura devia ter subido um pouco na hora da largada, o sol tinha saído. Interessante que eu larguei muito na frente, e não tinha muita acumulação de gente, o curral vermelho tava espaçoso, o que me surpreendeu.
Chegamos perto das 8h, contagem regressiva, apertei o botão do meu Garmin que estava no módulo de treino para meia maratone e o treino de hoje esta "Goal Pace", onde eu tinha que aquecer por 15 minutos, manter o ritmo de 4:55/km por mais 20, depois por mais 10 se estivesse bem, depois desaquecer por 15 minutos, total 60 minutos. O relógio pensou que eu tava fazendo o treino, mas eu acabei rodando a maior parte em ritmo mais forte do que o determinado, ele ficou meio bravo, apitava frequentemente, mas... Eu tinha adiantado o Goal Pace da quinta feira que vem para hoje, para que ele não ficasse muito perto da meia maratona, e eu pudesse rodar leve para descançar. Eu poderia ter colocado um dia de descanço, mas uma corrida de 10km não é descanço e eu acho melhor usar a corrida como um dia de treino, muito embora não seja. 

Eu estava muito na frente na hora da largada e tentei segurar um pouco forte no começo para não passar vergonha já que todo mundo tava me passando. Mas logo eu estava com outros no mesmo ritmo do que eu, e estava correndo bem. Sem desculpa para atraso devido a congestionamento, passei o km 1 para 4:41, o que foi mais rápido do que eu planejava, mas estava me sentindo bem. 

O km 2 teve bastante descida passei a 4:35. Não era meu plano tentar manter esse rítmo, eu pensava na corrida do domingo passado que quebrei, e mais ainda na meia maratona daque a uma semana. Tentei maneirar, e também o km 3 teve subida que era a volta da descida do km 2, e eu desacelerei para 5:02.

Depois do km 3 entramos no zoológico e eu só lembro que tiveram várias subidas e descidas, e não prestei muita atenção no ritmo mais. Logo de cara pegamos uma estrada de terra, o que me faz prestar muita atenção no chão e pensar menos no ritmo. O período de aquecimento do treino terminour com 15 minutos, 42s/150m depois do km 3, e o relógio zerou a km e começou a contar o período do goal pace, o que me fez perder a conta dos km rodados. Também não havia marcação de km, (ou havia e eu não vi), apesar que no km 7 e 9 tiveram pessoas aplaudindo e gritando que estávamos nesses km. A maior parte da corrida foi seguindo um sugeito que achei que tava num ritmo bom, mas passei ele no começo do último km. 

Faltando uns 300m eu passei um sujeito que deve ter ficado meio mordido pois ele deu um sprint e me passou a 2 metros da chegada, e eu fiquei até meio assustado pois não esperava o cara passar tão perto e rápido e na chegada. Ah, se eu soubesse, tinha apertado o pé antes... Mas enfim, terminei bem, com 48 minutos cravado, 4:47/km na média, 10km um pouco acima do goal pace. 

Diferente do domingo passado, quando quebrei, senti o ritmo e o  calor, e terminei detonado, nesta corrida eu terminei bem. Pode ser que boa parte foi por causa do frio, mas acho que foi o treino também, não treinei tanto mas treinei a semana inteira. Uma lição que ficou é que me parece que tentar correr a 5/km a meia no domingo que vem seria suicídio, comparado com minha percepção dessa velocidade na corrida de hoje. Minha estratégia vai ser a de sair para um longo, a 5:15/km no máximo, apesar que em corridas eu tenho tido muita dificuldade de rodar abaixo dos 5min/km.

Depois da corrida demos uma volta no zoológico, vimos girafas, rinocerontes, hipopótamos, gorilas, tigre, etc. Mas não ficamos muito tempo, passamos apenas na parte dos animais da África. Pegamos o busão de volta e enfrentamos o longo caminho até em em casa. 

Agora os preparativos para a meia maratona do final de semana que vem. Tem um longo na Segunda (depois de amanhã), que é parte do treino e eu queria fazer pois faz tempo que não faço longo, e ao mesmo tempo acho que é meio perto da corrida, teria preferido se o longo tivesse sido hoje. Mas não deu, eu tinha me inscrito na corrida do zoológico...

Nenhum comentário:

Meia de Toronto

 Meia de Toronto veio e se foi num dia meio frio e meio chuvoso.  A semana foi tranquila, não esta pensando muito na corrida. Na sexta fui p...