quarta-feira, 13 de setembro de 2023

Treino hoje - Tempo Run

 Vou dar uma idéia dos meus treinos. 

Hoje foi o chamado Tempo Run, que significa correr num ritmo moderado para forte, e segurar por um tempo. No caso, é um ritmo mais forte do que o ritmo que eu quero correr na meia maratona para a qual estou treinando, que é de 5:00. No treino de hoje eu tinha que aquecer por 15 minutos (corre ou anda em qualquer ritmo), depois correr 20 minutos num ritmo de 4:32 a 4:42, segurar por mais 10 minutos se você estiver se sentindo bem, e finalmente desaquecer por 15 minutos. 

Saí por volta das 4:15 da manhã, que parece muito cedo, mas eu acabei ficando muito acostumado com esse horário. O motivo é porque minha visão não é mais como antigamente e eu tenho dificuldades para correr depois que o sol sai. Ou andar de bicicleta. Ou fazer qualquer coisa. Então, dado que eu gosto de ir para o escritório todo dia, 8km de bike, eu tenho que correr cedo para que eu chegue no trabalho ainda cedo, sem sol. Mas se precisar eu também me viro com o sol, e na verdade eu pedalo de volta para case geralmente com sol, mas é estressante.

Uma vantagem do treino bem cedo é que as ruas estão vazias, e eu corro no meio da rua o tempo todo, com muito pouco tempo nas calçadas, o que também facilita para mim pois no meio da rua não tem obstaculos. Ultimamente eu tenho feito muito dos meus treinos bem perto de casa, dando volta num quarteirão que tem uns 800m, como se fosse uma pista. Isso também para evitar lugares que eu não conheço, e lugares que talvez não sejam tão seguros a essa hora da manhã, quando você não vê uma alma viva. Exceto pelo tiozinho que entrega jornal, estamos acostumados um com o outro, e hoje ele estava lá denovo. Ele cobre todo o meu quarteirão, vai e para, joga o jornal, volta, anda mais um pouco com o carro, para, sai correndo para colocar o jormal na porta, e assim vai. Sai, vai pra outros cantos e volta e eu ainda estou rodando o quarteirão. Eu não sei que tipo de jornal ele entrega, dado que hoje em dia parece que ninguem assina jornal em papel mais. Ou talvez eu que sou ignorante e o povo assina. Mas eu tô desconfiado que é propaganda do Walmart, não jornal... Enfim, eu não tô sozinho, isso praticamente qualquer dia.

E vamos  ao que interessa. Saí para a primeria etapa do treino que é o aquecimento de 15 minutos, no qual eu sempre corro quase 3km, vou tipo a 5:30 por km, que é um ritmo tranquilo para mim. Talvez possa parecer longo, mas eu acho 15 minutos mais ou menos ideal, adicionando que também acho o aquecimento muito necessário, acho que em parte por que de manhã cedo a gente ainda tá meio dormindo. 

Com 15 minutos o Gamin apita, hora de apertar o passo! Não é fácil, o ritmo não é tranquilo para mim, e segurar por 20 minutos, vixi! Se eu não me sinto bem eu modo o treino, tipo esse era para ser ontem mas eu me sentia cansado da corrida na ilha no domingo, e mudei ele pra hoje, trocando o tempo run com o slow run. Porque a gente precisa estar mais ou menos bem para manter esse ritmo.


Como sempre eu acabo rodando num ritmo mais forte do que o pedido. O primeiro km eu passei para 4:27 depois de ter começado a 4:15. Eu não tenho assim uma idéia muito exata do ritmo e não consigo ficar olhando no relógio, então isso que acontece, acabo indo um pouco mais rápido. Mas o relógio avisa, ele começa apitar te informando que você tá mais rápido do que deveria. Então eu diminui e terminei o km com ritmo ainda um pouco abaixo do alvo. Os km seguintes não mudaram muito e eu terminei os 20 minutos com média de 4:27/km.

Então eu tinha que decidir se mantinha o ritmo por mais 10 minutos our parava por aí. Eu provavelmente conseguiria manter, mas estava bem cansado, e preocupado com a dor na panturrilha da qual eu estava me recuperando. Não sentia dor, mas isso não significa muito, o problema é depois do treino, quando a gente esfria. Eu então desisti dos 10 minutos extra, e pulei para os 15 minuts de desaquecimento. 

Estava cansado e o desaquecimento é geralmente difícil. Depois desses treinos rápidos, você não quer desaquecer, você quer parar. E na verdade você pode parar, mas eu interpreto o desaquecimento como corrida leve. Fiz os 15 minutos à mais ou menos 5:30/km, e terminei lá na Spadina, de onde caminhei por mais de 1km para chegar em casa, essa caminhada eu sempre faço depois de todo treino.



Nenhum comentário:

Meia de Toronto

 Meia de Toronto veio e se foi num dia meio frio e meio chuvoso.  A semana foi tranquila, não esta pensando muito na corrida. Na sexta fui p...