segunda-feira, 18 de setembro de 2023

Longo - Progression Run

 Hoje eu rodei 18km, num treino chamado Progression Run. A idéia é fazer um longo, e lá no final terminar com ritmo mais elevado. No caso do treino de hoje, era 5min de aquecimento, 1h10m de corrida devagar, 10min de ritmo de 10km e termina com 5 minutos de ritmo de 5km. E então 5 minutos de desaquecimento. Mais ou tmenos isso, mas o Garmin coloca o ritmo lá, não diz que é ritmo de 5 ou 10km, mas assim é mais fácil de entender.

Dado que eu tinha corrido no zoológico anteontem, e domingo que vem tem a meia maratona, eu joguei esse treino para hoje tentando ter bastante dias para descansar até a meia, e ao mesmo tempo não queria me desgastar mutio fazendo um longo logo depois da corrida do zoológico. Talvez uma alternativa melhor teria sido não fazer longo esta semana, ainda mais que eu já tinha corrida os 10Km do zoológico, o esquema seria tentar descançar para a meia. Mas fazia tempo que eu não fazia longo e achei que seria important elevar a confiança que a meia vai ser okay, queria fazer um longo antes da meia e o treino tinha esse longo. Lembrando, o treino do Gamin é para a meia de Toronto, em um mês. Os 10km do zoológico e a meia de Montreal são coisas que adicioneio ao treino, e que no meu ver afeta bastante ele, na verdade estas corridas talvez totalmente inviabiliza o treino. Ultimamente eu tenho me sentido cansado, e estive notando que não consigo ser tão rápido nas corridas agora como era no final de Julho. A percepção é negativa, que os treinos não estão fazendo efeito, e pode ser por causa das corridas no meio dele. Enfim, tem muito que ponderar sobre isso, talvez em outro post...

Hoje excepcionalmente eu comecei o treino às 3:45 da madrugada, pois no total com descanço e tudo ia


levar umas duas horas. A temperatura estava mais ou menos ideal, por volta dos 15 graus e sem vento, um pouco frio talvez. O ritmo do longo é 5:32 a 6:05 por km, no início, por 1h10m. Mas eu estava rodando um pouquinho mais rapido, por volta dos 5:27. Eu me sentia okay, tentei diminuir um pouco mas é difícil, o ritmo estava tranquilo pra mim, apesar de que me sentia um pouco cansado. 

Com 1h10m cheguei no memento de aumentar o ritmo para 5min/km por 10 minutos (splits 15, 16 e 17 na tabela ao lado), e apesar de estar me sentindo cansado e em dúvida se conseguiria, eu acabei mantendo um ritmo mais rápido, por volta dos 4:42 na média. Então vem os 5 minutos finals, para segurar o ritmo por volta dos 4:30. Nesse ponto eu estava cansado mas sabia que teria energia para rodar nesse ritmo por 1km somente, um pouco mais (5 minutos). E rodei bem mais rápido, passei o primeiro km para 4:10 (splits 18 e 19), mas tive que reduzir nos 50 segundos que faltavam. 

Enfim, terminei o treino mais ou menos bem. Por um lado consegui cumprir o treino melhor do que o esperado, com ritmo maior do que o especificado, e correndo 18km, só faltando 3 para uma meia maratona. No entando eu também senti as pernas bem cansadas e me questionei se até Domingo estarei descançado o suficiente. Imaginei mais uma vez que fazer este longo 6 dias antes da corrida provavelmente não foi algo inteligente. O foco vai ter que ser no descanço para o resto da semana, mas ao mesmo tempo eu não gosto de não cumprir os treinos (até agora eu nunca cancelei nenhum treino, e cumpri todos como especificado!).  O desafio nesse sentido vai ser só que na segunda, depois da meia tem um goal pace run, que não vai dar para fazer logo depois da meia, eu vou ter que mudar ele mais para frente. Antes da meia agora só tem slow run, dado que eu adiantei o goal pace desta semana para a corrida do zoológico.

Enfim, foco no descanço agora, e vamos para a primeira meia no Canada!

Nenhum comentário:

Meia de Toronto

 Meia de Toronto veio e se foi num dia meio frio e meio chuvoso.  A semana foi tranquila, não esta pensando muito na corrida. Na sexta fui p...