terça-feira, 19 de setembro de 2023

Os três reinos

 Eu terminei de ouvir o podcast que conta a estória dos três reinos, uma estória muito famosa para os Chineses. O podcast não é do tipo que lê o livro. Ao invès disso, o sujeito conta a estória do livro usando suas palavras, às vezes lendo parte do livro, às vezes parando para esclarecer coisas. 

Apesar de ficção, o livro é baseado num período da história da China, e na maior parte as coisas descritas representam corretamente os fatos históricos. 

É interessante que o livro é basicamente só de narrativas de guerras, nos anos 200 AC, o primeiro livro assim que eu vejo, que ao mesmo tempo é chamado de "romance". As guerras nesse tempo eram muito cruéis, e a estória segue alguns personagens principais ao longo de suas guerras para defender o seu reino, ou para conquistar ourtros reinos. As guerras não são descritas com extremo detalhe, elas são rápidas e com foco nos generais, na galera de alto escalão, que frequentemente se envolvem em lutas, e são mortos.

Um dos pontos que achei interessante é tentar comparar com o imperio romano, que existia mais ou menos na mesma época, apesar que eu não sou bom o suficiente de história para isso, então vou me abster de fazer comparações e só deixar a dica. 

Outra coisa interessante são os poderes sobrenaturais, em linha com o que o pessoal acreditava naquele tempo. Tipo, que as estrelas podem te dizer o que vai acontece, ou que algo que acontece antes de uma batalha pode ser um sinal te dizendo que você vai ganhar, o que é melhor você deixar a batalha para outro dia. 

 Uma coisa que tenho achado difícil é seguir essas narrativas por causa dos nomes Chineses, que não são nomes que a gente memoriza facilmente, então você de vez enquando perde o fio da meada e se confunde com os vários nomes Chineses dos personagems. Isso fez com que eu parasse the ouvir o podcast sobre a história da China, pois eu ficava frequentemente perdido. E eu resolvi ouvir esse, para ver se era mais fácil e um me acostumasse mais com nomes Chineses. Eu não sei se funcionou, vamos ver, agora estou voltando para o podcast da História da China. 

Esta estória é muito importante para a identidade Chinesa. Tanto, que a forma e personalidade como os personagems são retratados no livro se tornaram parte da cultura Chinesa, ainda que a versão correta histórica retrate o personagem de outra forma (isto é, a imagem formada no livro é a que ficou na cabeça das pessoas e se tornou parte da cultura, não a imagem histórica correta). 

O podcast é um pouco comprido, e em Inglês, com uns 150 episódios de umas meia hora. Então demorou um pouco para ouvir. Mas se você é interessado em batalhas, minha experiência é que a estória vai engajar, e se tornar mais fácil de seguir.

Nenhum comentário:

Meia de Toronto

 Meia de Toronto veio e se foi num dia meio frio e meio chuvoso.  A semana foi tranquila, não esta pensando muito na corrida. Na sexta fui p...