terça-feira, 12 de setembro de 2023

Longboat Toronto Island run

 No final de semana passado eu corri na ilha de toronto, uma corrida de 10km que eu já tinha corrido em 2007, 16 anos atras! E caracas, como fui rápido! Iss é meio estranho, pois um tempo de 41 minutos seria meu recorde nos 10km, mas eu acho que por alguma razão que não lembro eu não considerei esse como sendo um tempo válido. Eu queria achar o meu relato dessa prova, se é que existe um, para ver como fui tão rápido... Enfim, eu fui denovo para esta corrida este ano. 

Pra contar a estória dessa corrida, preciso voltar um pouco no tempo. 

8 dias antes da corrida, no sábado passado, eu fiz ummeio longo e no final senti uma dor na panturrilha, atrás, na batata da perna. É uma dor que eu tinha sentido antes umas 5 vezes já, e eu sei que ela sara, mas ela atrapalha muito correr, e mesmo andar. Deve ser alguma lesão no músculo. 

Enfim, no domingo (7 dias antes da corrida) eu resolvi apenas andar e depois de uns 3km eu estava tendo dificuldade de andar pois estava doendo muito. Eu então comecei a ficar desesperado, mais por causa da meia maratona de Montreal em 3 semanas do que por causa dessa corrida, a Longboat, em 1 semana. Pois 10km eu conseguiria fazer sem treino e com perna doendo, mas meia maratona... e ir até Montreal para não correr... enfim, o que fazer!:

Decidi parar com os treinos completamente. E por uma semana eu não fiz nada, nem andei muito. A ideia é que a dor passasse e eu voltasse aos treinoso quanto antes. No sábado, 1 dia antes da Longboat, eu me sentia bem da perna, mas com medo de correr a Longboat e a dor acabar voltando. E no domingo lá fui eu, sem treino mas me sentindo bem da perna.

No dia da corrida eu e a Lika saímos de casa de vicicleta, rumo a balsa para a ilha. Chegamos lá cedo, tinha mutios corredores, pegamos a bolsa e logos estávamos na ilha. Muito sol, temperatura ao redor dos 23 graus, e vimos a largada dos 5km às 10:45. Às 11:15 seria a largada dos 10km. Mutio tarde, apesar que não estava muito calor, mas mesmo assim o sol estav forte, muito diferente dos meus treinos, sempre bem cedo, quanse sempre antes do sol nascer. Às 11:15 foi data a largada, numa estrada de asfalto ao lado da praia, mas muito frio para entrar na água. Digo, a àgua mutio fria.

Eu saí mais ou menos na frente, demorei uns 10 segundos a pra cruzar a largada. Eu queria ir devagar para não forçar a perna, a ideia seria fazer em mais de 50 minutos. Mas quem diria que eu conseguiria ir devagar. Passei o primeiro km para 4:55, isso porque no primeiro km a gente pega congetionamento. Passei o segundo para 4:31 e o terceito para 4:34. Estava me sentindo bem, e imaginei que bateria meu recorde nos 10km post 2020 se segurasse o ritmo. 

É importante dizer nesse momento que o meu ritmo caiu substancialmente comparado com 10 anos atrás. Eu, que roada abaixo dos 4:30 agora estou feliz quando rodo abaixo dos 5:00. Essa ritmo que comecei estava super forte. Mas eu me sentia okay.

Só que no km 4 passei para 4:42 e foi aí que perceibi que voltar àquele ritmo perto dos 4:30 não seria possível. Veio o km 5 para 4:51 e o km 6 para 4:56, e eu estava quebrado, sofrendo apra segurar o ritmo. Sentia o sol forte e via várias pessoas que eu tinha passado me deixar para trás. Oks km 7, 8 e 9 foram na média dos 5:05 e no último km consegui voltar para 4:58, terminando com 48:57 no meu relógio, que também marcou 10,07km. Do km 6 ao final foi sofrido, difícil, cheguei bastante cansado, mas até que consegui ficar sub-50.

Depois de terminada a corrida, andamos um pouco para descansar e fomos comer o tradicional "barbecue", o churrasco que sempre tem depois dessa corrida. Mas churrasco nessas ocasiões é geralmente pão com carne, tipo hamburguer, com opções par a cachorro quente e carne vegetariana. Tinha umas frutas também. Eu estava bem cansado e só uns 20 minutos depois de pegar o churrasco que eu fui comer ele, qundo encontramos uma sombra com um banco sem ninguém para sentar.


Quebrei no km 6. Provavelmente por causa da semana toda sem fazer nada. A perna doia um pouco, mas minha avaliação foi positiva, doia um pouco, não muito, devia sarar, eu provavelmente poderia voltar aos treinos. E voltar aos treinos eu deveria, não queria que a meia maratona, em duas semanas apenas, fosse igual. A ideai seria correr com prazer em Montreal, talvez devagar, mas sem sofrer...

Pegamos a balsa e voltamos para casa. Na segunda-feira, ontem, retornei aos treinos e rodei 30 minutos devagar, 5km. Senti que a parna estava boa, uma dor pequena somente, apesar que eu estava muito cansado. Hoje rojei 7km, ainda cansado, mas mais rápido e com prazer, sentindo mais solto, sem dor na perna.

E foi isso, depois de muito tempo mais um relato de corrida! Yay!

Nenhum comentário:

Meia de Toronto

 Meia de Toronto veio e se foi num dia meio frio e meio chuvoso.  A semana foi tranquila, não esta pensando muito na corrida. Na sexta fui p...