Da última vez que dei notícias foi na Meia de Washington, que corri relativamente bem, mas não foui com grandes expectativas por ter ficado de molho com dores nas costas que começaram no final de Fevereiro e eu não queria que ela piorasse. Com isso, bem quando sentia que estava voltando a uma boa forma física para a meia, eu tive que tirar o pé do acelerador com medo que talvez não conseguisse nem correr a meia.
Com o gráfico mostra, a minha km mensal diminuiu muito em Janeiro devido à viagem ao Brasil. Só treinei mesmo no final do mês, então seguindo uma planilha criada pela inteligência artificial específica para a mea maratona de Washington, no dia 15 de Março. O Gamin não tem treino para meia com menos de dois meses de preparo e comparando o plano da inteligência artificial com nenhum plano, escolhi o primeiro. E estava funcionando bem até o treino de 9km no dia 26 de Fevereiro quando depois do treino, começo da caminhada, eu senti uma dor diferente nas costas. Daí até a meia eu tirei o pé do acelerador, com mias dias de descanso e treinos leves, mas ainda continuei correndo para não perder a forma muito até a meia.
NO dia 15 de Março foi bem, mas ficamos vários dias mais em Washington nos quais andei bastante. No dia 22 de Março parti para uma volta ao bairro, um não muito longe de casa, que totalizou 10km, e eu me senti mais ou menos bem. No dia 29 outra volta ao bairro de 12km, com pouco treino no meio da semana, me sentindo okay mas não completamente bem, não o suficiente para voltar aos treinos.
No dia 4 de Abril já me sentia melhor, preparado para voltar aos treinos, mas preferi voltar sem compromissos de seguir uma planilha. E resolvi fazer algo interessante: correr todo dia sem cobrança de velocidade, e com distância aleatória. Eu pensei em ter um objetivo diferente, o de marcar bem os treinos e colocar distâncias aleatórias a cada dia tal que pudesse ser usado como um experimento, onde eu queria tentar aprender o que faz com que eu me sinta bem, ou cansado em cada treino. Para isso eu não podia ter controle sobre a distância, e só saberia a distância que correria imediatamente antes de correr. Idealmente eu talvez devesse também fixar o ritmo, ou também colocar ritmo aleatório. Eu modifiquei um poucos os parâmetros, mas no final estava correndo distâncias aleatórias entre 2 and 18 km, viesse o que viesse eu tinha que correr. Alguns dias foram dificeis mas eu ia mais devagar. Corria todo os dias assim aleatoriamente, marcando vários parâmetros, até que no dia 28 de Abril, dia das eleições federais, a gente foi no mercado depois de votar, e voltando para casa senti novamente dores nas costas. Aquele dia e até hoje eu tendo a culpar as compras que eu estava carregando, um pouco pesadas naquele dia. Mas talvez seja uma combinação de coisas, entre elas que os treinos estava pesados, não estava fácil seguir esses treinos aleatórios. Naquele dia tinha corrido 14km e no dia seguinte corri 5km, então decidindo que não era prudente continuar correndo.
Como se vê no gráfico, o mês de Abril foi muito bom, com bastante kms rodados, correndo todo dia praticamente o mêss inteiro, bem mais que Março com meia maratona e tudo, e na verdade até hoje o meu melhor mês dos últimos 12 meses.
Só voltei a correr no dia 24 de Maio, e devagar, baixa km. Só então que me senti melhor das costas, mas não completamente bem. Eu queria correr e quem sabe se corresse devagar as coisas melhorassem. Organizei para mim mesmo uma planilha ondulada, onde comecei com 3 km, subindo 1 por dia até 5 km, depois baixando um por dia até 3km, depois subindo um por dia até 6 km, voltando ao 3, subindo até o 7, diminuindo para 3 e subindo para 8... e assim por diante até o infinito. MInha esperança é que isso me daria incentivo ao mesmo tempo que teria um perído longo sem distâncias longas. NO dia 7 de Junho atingi o pico de 7 km já sentindo dores nas costas, e resolvi parar no dia 10 de Junho quando corri 4 km.
Fiquei totalmente parado até o dia 13 de Julho. Então novamente me sentia bem e resolvi voltar, estava confiante que dessa vez estava me sentindo melhor das dores do que das outras vezes que resolvi voltar. Mas mesmo assim corri só 1km naquele dia e fui aumentendo dia a dia até atingir 5km. E daí em diante fui correndo todo dia, sem medo de correr só 1 km, e correr bem devagar. EU me sentia bem e queria correr mais e mais rápido, sentia que não tinha perdido tanto a forma no mês que fiquei parado, mas mesmo assim fui devagar.
No dia 26 de Julho teve a corrida de Carnaval, e antes dela eu só tinha corrido no máximo 8km devagar, e eu contei como foi a corrida de Carnaval, com muito calor corri lento, mas terminei bem e as dores nas costas não voltaram. Continuei correndo todos os dias até que no dia 9 de Agosto rodei 11km e no dia 16 rodei 12km. No dia 17 de agosto me senti meio cansado, mas as costas estavam okay, e eu forcei a mim mesmo a não correr. Eu tinha que aprender a descansar. Uma vez que você começa a correr todo dia e faz isso por mais de um mês, se torna difícil quebrar a sequência, então melhor quebrar logo para que descanso não seja algo fora da planilha.
No dia 23 teve a corrida da Achilles com os cegos lá, que eu relatei, dia em que rodei 16km, em duas partes. Me senti okay no dia seguinte mas não corri. Ontem, dia 30 rodei 16km novamente, agora indo para o Norte, pegando mais subida, e tudo de uma vez. Hoje não corri e me sinto bem das costas, apesar de cansado.
No gráfico a gente vê que Agosto foi um mês com bastante km comparado com meses anteriores, e já fazem quase 2 meses que estou correndo com bastante frequência, a esperança é que eu continue bem. Talvez eu tente me inscrever para alguma meia ainda em 2025 pois com esses últimos treinos eu sinto que a meia é possível novamente, mas ainda sem certeza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário