sábado, 30 de agosto de 2025

Canival Run - 26 de Julho 2025

A corrida de carnaval tem acontecido todo ano em Toronto no mês de Julho, e organizada pela galera que imigrou para cá vindo do Caribe. Pois é, não é organizada por brasileiros. Eles também tem o carnaval deles e na verdade a corrida é apenas uma das muitas coisas associadas com carnaval que você encontra em Toronto. 

Apesar de eu não ser chegado em carnaval, a corrida de carnaval tem me atraído e acho que esta foi a quarta vez que participei. Infelizmente eu recebi um email dizendo que a corria do ano que vem será a última pelas dificuldades financeiras que a orgnaização tem enfrentado. Acho que no final das contas organizar esses eventos dá bastante dor de cabeça pois não é só a corrida, mas tem toda a promoção, artistas e tal. Enfim, se acabar será uma pena. O motivo que eu gosto de ir acho que é que é uma corrida simples e ainda assim com bastante gente, de uma forma gente parecida com a gente. Eles também tem camisetas bem legais, coloridas e tal.

Depois da meia de Washington eu fiquei de molho vários dias por causa de dores nas costas e acabei me inscrevendo nesta corrida mas muitas vezes pensando que eu não conseguiria participar. Mas no começo de Julho eu estava bem melhor das costas e treinando mais, apesar que os treinos nunca chegaram a 10km e na maioria era menos de 5km, mais porque eu estava querendo me poupar e recuperar os máximo possível. Eu tinha ficado um mês sem correr e voltado a correr no dia 13 de julho, ou seja, nem um mês de treino antes da corrrida. Mas no dia da corrida me sentia okay, resolvi ir correr. 

Saí de casa por volta das 7h com o plano de pegar a bicicleta e pedalar até lá, o que dá uns 10km. E assim fez, e foi tranquilo, com temperatura alta, em torno de 25 graus. 

Depois de esperar por uma meia hora, me alinhei para a largada e pensei que com aquele calor deveria correr leve, só para terminar, e então me alinhei no fundão com a idéia de que mesmo se eu quisesse ir rápido não daria. E assim foi, a largada foi dada. 

O percurso é legal, totalmente pela ciclovia de uso misto (para andar também) que acompanha a margem do lago Ontario. Muitas árvores, bastante sombra, mas com partes com sol também. Ás 8:23, quando a largada foi dada, já tinha um sol bom, e estava calor, mais do que eu gostaria. Fizeram bastante dias quentes em Toronto, classificados como ondas de calor e acho que estávamos no meio de uma delas. Não havia muito alívio correr de manhã depois que o sol saiu. Mas eu me sentia bem quando a largada foi dada. 

E quando a largada foi dada eu segui a galera, empurrado pela multidão e ajudando empurrar a multidão. Mas não é assim tanta gente e nem poderia dado que a corrida é numa ciclovia da largua de uma faixa de transito. Então era difícil de passar a galera e eu tive paciência, rodei devagar, mas ainda assim fui passando bastante gente no começo. Fechei o primario km para 5:49 mas não sabia, não olhava no cronômetro. 












Não olhava o cronômetro, mas mesmo assim o ritmo melhorou bastante  depois do primeiro km dado que a galera se espalhou mais e eu consegui correr mais rápido mas ainda tentando segurar um ritmo confortável, pensando que não queria ter dores nas costas no dia seguinte, que a corrida era para terminar apenas. Mas seguindo um aqui, outro ali, eu acabei aumentando o ritmo para o que era mais rápido que os treinos de 3 ou 5km. Fechei o segundo km para 5:21, tempo pífio em qualquer corrida, mas nessa era mais rápido do que eu imaginava e provavelmente mais rápido do que eu deveria. Indo para o Leste, seguindo a margem do lago, fechei o km 3 para 5:07 e o quarto km para 5:09, já quase rodando sub 5 o que certamente eu não queria mas no momento eu não sabia, não olhava o Garmin e os apitos dele eu pouco escutava dado o barulho das pessoas. 

O barulho das pessoas não me impedia de sentir o calor e no km 4 eu já o sentia bastante, mas não sentia o ritmo ser forte. Para chegar no km 5 teve uns vai e voltas, um treno na grama, em terreno irregular e eu segurei um pouco para acompanhar alguém pois ali na grama era difícil saber onde era o percurso. Cheguei no km 5 virando ele para 5:17, fazendo um balão grande que me levava de volta a trilha no sentido contrário, agora indo para o Oeste, de volta para a largada. E o rimo aumentou um pouco quando eu voltava e via a galera indo do outro lado.

E quando eu via a galera indo do outro lado eu também percebia que eles pegavam a pouca sombra que havia e o calor para mim ficava mais calor, eu percebia que na verdade não estava tão bem, que os 5 km que faltavam não era pouco. Ainda assim por um momento segurei o ritmo e fechei o km 6 para 5:09 e então foi inevitável que o ritmo caísse um pouco. Eu não estava preparado e sentia o calor e me lembrei de Portugal e procurei por sombra que não havia. Fechei o 7 para 5:22 e começaram a ter árvores. O ritmo tinha caído, mas nem tanto assim e fechei o km 8 para 5:26 e o 9 para 5:21. Eu segurava o ritmo, mas não era tão fácil, eu senti a falta de treino e calor e procurava o final. No último km eu achei forças para aumentar o ritmo, talvez um pouco incentivado pelo maior número de pessoas dado que eu agora passava a galera dos 5 km de caminhada que tinha largado um pouco depois. O Gamin disse que o último km teve 860 m, e que o meu ritmo nele foi de 5:03, fechando com ritmo médio de 5:18/km, o que foi bem mais rápido do que eu planejava.
Foi mais rápido do que eu planejava, e me senti bem depois da corrida, depois de comer algo, de beber água. Me senti bem quando decidi pedalar de volta os 10km que agora seriam mais subida. E cheguei em casa bem, não só no Sábado, mas nos dias seguintes também, quando voltei ao treino leve, correndo 3 e 4 km no domingo e na segunda, depois 5 e 6 km na terça e quarta e depois diminui, estava nuns dias quando eu queria correr todo dia... mas agora no final de Agosto aqueles dias já foram e eu sempre tiro dias para descançar das corridas, com a bike a a caminhada continuando todo dia, desde de antes da corrida de Carnaval.










Nenhum comentário:

De Março até agora

 Da última vez que dei notícias foi na Meia de Washington, que corri relativamente bem, mas não foui com grandes expectativas por ter ficado...