sábado, 30 de agosto de 2025

Corrida Esperança e Possibilitdade 23 Agosto 2025

 No final de semana passado teve a corrida Achilles Hope and Possibility na qual eu resolvi me inscrever pois era só 5km e eu queria ver como era. É uma corrida beneficiente e a Achilles é uma instituição que ajuda atletas com deficiencia física, incluindo corredores cegos. A corrida tinha então vários corredores cegos sendo guiados por voluntários que tarabalham na Achilles. Nesse sentido era uma corrida interessante para mim, e eu estava contente que o dinheiro da minha inscrição ia para esse tipo de instinuição, quem sabe se um dia eles vão me ajudar também...

Dado o sucesso na corrida de Carnaval, eu adicionei treinos mais longos nos Sábados seguintes, correndo 10, 11, 12km, e para essa corrida eu estava tranquilo que eu conseguiria correr 5 km e na verdade muito mais que isso. O meu preparo físico tinha melhorado bastante, mas eu continuava sem fazer treinos de velocidade, tiros. Eu queria aumentar o volume, e em particular fazer longos que me dessem confiança que conseguiria correr uma meia maratona, para então quem sabe me inscrever em uma neste ano. Então foi com esse pano de fundo que no dia da corrida eu optei por ir correndo até a largada, o que seria mais de 10 km. Depois correndo mais 5 km eu garantiria um longo mas feito em duas partes. Assim saí de casa com 1km de caminhada descendo a Yonge até dar 1km, pasasndo embaixo da ferrovia. De lá comecei a trotar e me sentia bem, mas lento, um pouco travado.

Fechei o primaro km para 5:23 rumando para a parte Leste da cidade. Até o km 5 mais ou menos eu mantive esse ritmo, e então o ritmo caiu um pouco, acho que mais por causa que peguei áreas mais comerciaal, onde eu não sou tão familiar. Praticamente até o final, no km 11, o ritmo foi por volta dos 5:40 min/km. Não vou falar sobre cada km, mas ao invés disso eu coloquei a tabela com cada km aí em baixo. 

O percurso até a largada não teve incidentes e embora não seja uma área que eu vou sempre eu não tinha dúvidas como chegar lá. Me deparei com uma construção que me fez dar meia volta, um semáforo que tive uqe parar para esperar, e quando cheguei não tinha dado 11km entao eu continuei correndo um pouco depois de ter chegado na largada. En geral me senti bem durante a corrida, mas depois de parar de correr me senti um pouco cansado, até meio sem vontade de correr a corrida e pegar o streetcar de volta para casa. Mas resisti, e fiquei por ali. 

Achei interessante ouvir o locutor descrever o trabalho da Achilles, e ver algumas pessoas com deficiencia visual andando por ali acompanhados de seus guias, devidamente identificados. Eu reconheci um senhor de idade que era muito animado e parecia também ser um guia, que tinha corrido numa corrida beneficiente em Ajax uns dois anos antes. 

Como na corrida de Carnaval, me posicionei no fundão e esperei a largada. Denovo eu não pretendia correr rápido, apenas adicionar mais 5 km ao longão. A corrida foi também pela trilha que segue o lago, mas do outro lado da cidade, onde tem as praias de Toronto. Ali tem mais árvores, mas o dia estava bem fresco, com temperatura de 20 graus.
Eu comecei devagar seguindo a galera, tranquilo, sem olhar o Garmin. Rodei o primeiro km para 5:30, dentro do ritmo do km antes, mas eu não sabia. Nesse momento acompanhava uma moça que estava meio que sozinha e entre o km 1 e 2 comocei a sentir que ela diminuia o ritmo, talvez ficando cansada, e ouvi que uma pessoa havia alcançado a gente, mas parecia não querer passar. Segui um pouco ali, uma fila de tres pessoas sendo eu o segundo, num ritmo bem confortável, talvez confortável demais. Eu resolvi passar ela e aumentar o ritmo um pouco apesar de não ver ninguem na frente dela, mas estava confiante que eu conhecia o percurso o suficiente. Fechei o km 2 para 5:20 mas já estava correndo rapido. Estava com sede e quase parei no posto de água por volta do km 2. E voltei num ritmo rápido. Sabia que estava rápido, mas não sabia o ritmo dado que não olhava o Garmin. 

No km 2,5 dei meia volta e me senti bem, senti que poderia segurar o ritmo forte e fechei o km 3 para 4:41. Mantive o ritmo e os dois km seguintes fechei para 4:38 e 4:25, e fiquei feliz que tinha corrido relativamente forte, mesmo depois dos 11km iniciais. Tomei um agua de coco dada pela organização, água, comi uma batata frita e caminhei de volta para casa, até uma estação de vicicleta, pouco mais de 1km dali. Peguei a bike e pedalei os 10km até em casa com alguma subida. NO domingo descansei, na segunda corri 2km e na terça feira corri 10km pois estava me sentindo bem. E isso foi terça feira passada e nos liga à volta ao bairro de hoje...

Nenhum comentário:

De Março até agora

 Da última vez que dei notícias foi na Meia de Washington, que corri relativamente bem, mas não foui com grandes expectativas por ter ficado...