domingo, 13 de outubro de 2024

Volta ao Bairro St. Andrew-Windfields

 Mais uma volta a um bairro. Dessa vez contornamos o St. Andrew-Windfields, bairro que talvez tenha como ponto de maior interesse para nós a estação do metrô na avenida York Mills com a Yonge, onde também tem uma estação de ônibus da Go. Acho que já peguei ambos, mas na estação do metrô dá para pegar um ônibus urbano para o zoológico, e também para o campus da Universidade de Toronto em Scarborough, os quais já usei algumas vezes. O bairro não é pequeno e o limite Norte dele é a rodovia 401, onde não se pode correr. Eu tinha pensado em ir pela Sheppard, mas acontece que a Shepparde é o limite Norte do bairro vizinho, que tem como limite Sul a rodovia 401, que não é longe da Sheppard. Assim fui obrigado a fazer o limite Norte por ruas, ao invés de usar a Sheppard. Isso foi um pouco desafianate por um lado, pois envolve bastante planejamento, mas também torna a corrida mais gostosa, dado que o cérebro participa também, não só as pernas. Também acho mais legal correr por ruas residenciais do que por ruas principais, dado que nas ruas residenciais corro quase sempre no meio da rua, não preciso correr nas calçada. 

Eu queria começar o treino um pouco mais tarde, para não fazer o contorno inteiro no escuro, mas não consegui esperar e larguei às 5:16 subindo a Yonge rumo ao Norte. A temperatura de 14 gaus estava caindo, e tinha um pouco de vento que se tornava inconveniente e fazia sentir um pouco de frio. Eu me sentia bem, mas não excelente. No dia anterior tinha rodado 5km leve e nos dois dias anteriores a esse tinha feito dois treinos do Garmin, que acho fácil mas que me obrigam a correr rápido. São parte do novo treino para 5km, com um novo técnico, e o treino acaba sendo de tiros apesar de talvez esse ser interpretação incorreta de minha parte. De qualquer forma os treinos são curtos e acho fáceis.
Com isso, subindo a Yonge rodei o primeiro km para 5:21 e o segundo para 5:20, ritmo bom, mas não tão bom. O terceiro km incluiu cruzar a Eglinton, uma área com muitos prédios e o Garmin ficou perdido e acabou marcando o terceiro km para 4:58, o que eu sabia ser incorreto. Subindo a Yonge, eu sabia que tinha bastante pela frente e que o ritmo de 5:20 seria bem bom, e mantendo o ritmo pensei já que conseguiria contornar o bairro sem maiores problemas, ainda que não tinha certeza da distância, que sub-estimei para uns 17km. Fechei o km 4 para 5:15, e no km 5, que incluiu atravessar a Lawrence, o Garmin denovo se perdeu um pouco e marcou 5:10, que deve ter cido um pouquinho mais rápido do que o ritmo correto. Os km 6 e 7, que não tenho razão para duvidar do Garmin, o ritmo continuou  nos 5:10. NO km 7 eu peguei muita descida chegando na York Mills e por vezes o ritmo estava realmente bom. 

O km 8 começou na subida íngreme que tem na Yonge depois da York Mill, onde o contorno do bairro começou. O km 8 foi então para 5:29, mas num ritmo que me senti bem. Antes de completar o km 8 entrei às direita na Lord Seaton, indo para o Leste, e daí apra frente o percurso seria de bastante ruas residenciais. Pouco corro na Lord Seaton, pego ao Norte novamente na rua Upper Canada, que  depois de fazer uma curva às direita, segue estreita e escura acompanhando a rodovia 401 rumo ao Nordeste. Na Upper Canada completo o km 9 para 4:56, num percurso mais ou menos plano, onde o ritmo claramente tinha aumentando, talvez um pouco por causa da rua escura que eu queria deixar para trás logo. Devia ser por volta de uma 6h, e o sol só nasceria às 7:30, ou seja, não era supre cedo mais ainda nem sinal do dia clarear. 
Pouco depois de completar o km 9 chego na única parte que eu estava com dúvidas se conseguiria acertar o caminho. A rua terminava e havia uma parte de estacionamento, que também terminava numa calçada que contornava um prédio, que então terminava em outro estacionamento e então dava acesso a outra rua, onde continuaria meu percurso. Eu rezava para que essa parte de calçada/estacionamento estivesse aberta, e que eu não me perdesse e que não estivesse muito escuro. Caso algo desse errado, o plano B, que era praticamente a única alternativa, envolvia voltar e dar a volta por ruas, o que faria o percurso mais longo por uns 2km. Eu realmente esperava que isso não acontecesse. 

E não aconteceu, eu peguei o atalho pelos estacionamentos com sucesso, sem mesmo parar dee correr, a não ser em uma escada. Logo estava correndo por ruas novalente e logo estava cuzando a Bayview, depois de parar o cronômetro e esperar um pouco pelo semáforo. Ali, depois da Bayview, seguindo para o Leste, completei o km 10 com 5:16, um tempo muito bom considerando a parte incerta dos estacionamentos. 

Ali no km 10 estava brevemente em território vagamente familiar dado que tinha visitado uma igreja ali poucas semanas antes. A rua era plana, sem buracos e eu corria com prazer apesar de já ter rodado mais de 10 km. O meu ritmo então mudaria. Correndo pela rua Truman, depois da Beyview, peguei a tortuosa rua Silvergrove, onde completei o km 11 para 4:45. Estava rodando bem, não tinha dúvidas que o Garmin estava passando o ritmo correto. Indo para Leste, pego a Bannatine para o Norte por poucos metros, para virar denovo para o Leste na Woodworth, denovo acompanhado a rodovia 401 bem de perto. Mais a frente tem a entrada para a estação do trem (e/ou ônibus) da Go, que é uma trilha estreita e pouco perceptível, quando a Woodworth faz uma curva para o Sul se distânciando da 401. Ali, pouco depois da entrada da Go, já indo para o Sul, fecho o km 12 para 4:32. O ritmo prá lá de bom cairia bastante pois indo para o Sul peguei uma subida respeitável. Depois entrei na Stubbs à esquerda, denovo inod para o Leste, mas por pouco tempo. A Stubbs termina num balão que dá acesso a uma trilhinha, que termina numa escada, e depois de uns poucos degraus estou na calçada Oeste da Leslie, querendo atravessar ela, mas tendo paciencia pois ali ela é muito larga. Indo na Leslie para o Norte, meu objetivo, tenho que passar embaixo de uma ponte onde passa uma ferrovia, e não muito depois da ponte tenho que virar às direita, indo para o Leste denovo. Por isso queria atravessar a Leslie ali mesmo, ao invés de depois da ponte, se possível. E possível foi, nem parei o Garmin, atravessei a Leslie, e me vi correndo ao Norte pela Leslie, logo sob a ponte, logo entrando às direira na rua Lesmill. Antes de entar na Lesmill, no entando, completo o km 13 para 4:53, ritmo ainda ótmo considernado subida, escada e passando a Leslie. 

A Lessmill logo vira ao Sul e eu corro nela por calçadas escuras em território desconhecido. Antes do esperado estou entrando na Duncan Mills às esquerda, agora rumando direto para a Don Mills, onde a face Norte do bairro finalmente termina e eu faço a face Leste. Ali na Duncan Mills, indo par ao Leste, ainda encontro calçadas escuras e construções, lugares não ideias para correr. Ainda assim fecho o km 14, antes da ponte sobre o rio Don River, para 4:51. O Don River é na verdade o limite do bairro, e é também velho conhecido das trilhos mais ao Sul, quando ele passa pelo centro de Toronto, antes de desaguar no lago Ontario. Mas agora eu estava numa parte do Don River que eu não conhecia. Depois do Don River tem uma subida não muito longo e depois da subida estou na avenida Don Mills, uma rua bem larga, grande, conhecida. Na Don Mills, onde viro para o Sul para fazer o limite Leste do bairro, estou fora das ruas residenciais. Na Don Mills, indo para o Sul, correndo bem em calçadas iluminadas cmpleto o km 15 para 4:42, antes de chegar denovo na York Mills, onde entro às direita e rumo para o Oeste, agora numa reta até a Yonge onde o contorno termina. Eu sabia que estava num ritmo bom, mas o Garimn estava apitando 5 minutos antes do apito de mais um km completado, o que significava que na média eu estava acima dos 5min/km, e não teve como não querer tirar esse atraso. 

Mas as York Mills é longe de plana e logo me vejo numa subida interminável, não muito íngreme, a ponte que leva a York Mills a passar sobre a ferrovia. Depois da ferrovia tem a Leslie para cruzar e antes da Leslie fecho o km 16 para 4:47.  Continuando para o Oeste na York Mills pego subida e completeo o km 17 para 4:57 na Barbury, que imagino ser a Beyview. Por alguma razão pensava que a Bayview fosse perto da Leslie e que então devia acelefar pois logo chegaria na Yonge. E acelerei, e quando estou numa descida grande na York Mills fiquei ainda mais convencido que estava chegando na Yonge, e acelerei mais. Fechei o km 18, o meu mais rápido, para 4:25, já com o apito do km na frente do apito dos 5 minutos, eu já estava feliz, com ritmo médio sub 5min/km. Mas a felicidade durou pouco pois logo cheguei na Bayview, e notei claramente que era a Beyview, não a Yonge. O ocntorno não tinha acabado, pelo contrário, ainda tinha 2km pela frente. Na Bayview eu encontrei o semáforo fechado e parei o Garmin, e tentei planejar os próximos 2km. Não devia ser difícil rodar para 5/km esses 2km, baseado na minha experiência nos treinos. O objetivo era rodar a 5min/km, só isso, mas eu estava cansado do km anterior. Continuando pela York Mills, rumo ao Oeste, pego algumas subidas e trechos não muito fácil. Nao vou saber o meu ritmo final pois o Garmin dará o seu último apito que não será de km e não será de 5 minutos, mas simplesmente avisando que ele estava desligando por falta de bateria. Os 730 metros que ele marcou eu rodei para 4:55min/km. De lá até o rinal ainda faltavam 1,1km, e eu pegeui uma descida enorme, com calçadas muito estreitas e escuras, onde o ritmo caiu, e eu terminei o contorno na Yonge, mas sem saber o tempo, o ritmo, a distância. 

No final das contas o treino total deu uns 20km, o que foi muito bom, ainda poais porque terminei bem, e fiz a segunda metada em um ritmo muito bom. Dali peguei o metrô para casa, contente com o desempenho. Hoje, domingo rodei para 11km até uma igreja perto da Don Mills com a York Mills, onde tinha corrido ontem. Mas hoje peguei um ônibus lá e revi de ònibus todo o percurso que fiz pela York Mills, agora já coma luz do dia...

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