domingo, 12 de março de 2017

Culpando a vitima?

Um caso interessante está se desenrolando nos tribunais Canadenses, e agora chegou na Tribunal Superior do país.

Jovens sob o efeito de álcool e maconha roubaram um carro e se envolveram num acidente, sendo que um dos jovens acabou ficando com graves danos cerebrais. A garagem responsável pelo carro está sendo processada por ter deixado o carro aberto e com as chave dentro.

No centro da questão está o fato de que carros são perigosos, e assim como armas se vc tem um vc deve ser responsável por tomar cuidado para que ninguém o use de forma indevida. Quando vc deixa o carro aberto com as chaves disponíveis vc não está tomando o mínimo cuidado.

Eu tendo a concordar pois por mais que a gente tenha a tendência de ver o carro como uma propriedade e não como uma arma letal, o carro é na verdade mais letal do que armas. Por exemplo, no Brasil mais gente morre de acidente de trânsito do que por arma de fogo, com o agravante de que quem é morto por carros e em sua maioria jovem e sem envolvimento com crime.

Com a finalidade de obter lucros, o nosso sistema econômico adora fazer propaganda de veículos como propriedades dos sonhos, evitando falar o quando o seu risco de morrer ou matar alguém aumenta, por exemplo, se vc tem um carro. Para quem gosta de andar de bicicleta pela cidade como eu, é evidente também que o carro não só é mortal, mas algumas pessoas usam ele como arma, ameaçando ciclistas.

Um outro ponto no caso em questão é que talvez os jovens nem estavam roubando o carro, mas se aventuraram numa idiotice devido ao efeito do álcool e drogas. A cultura Canadense está cada vez mais vendo o uso de álcool e drogas como um problema de saúde, não criminal. Podia ser uma pessoa com esquizofrenia ao invés de alcoolizado, por exemplo. A função da sociedade seria dar educação aos jovens para que eles usem substancias de forma responsável ao invés de proibir o uso. É melhor formar cidadãos responsáveis do que ficar impondo neles regras sobre o que podem e não podem usar.

No caso de drogas, tem sido interessante notar que os Liberais em sua campanha para tomar o poder dos Conservativos prometeram legalizar a maconha. Agora já tem bastante gente dizendo que tudo deveria ser legalizado.

Nenhum comentário:

Preparativos finais

 E hoje foi o ultimo treino no Canadá, o próximo será em Lisboa. Treino leve, que até pensei em adiar por causa de uma leve dor na panturril...