quarta-feira, 8 de março de 2017

Saúde no Canadá e eventos de caridade

Quando cheguei no Canadá, em 2007, eu comecei a participar de muitos eventos esportivos, principalmente corridas de rua. Agora mesmo eu acabei de me inscrever em uma pedalada de 50km. Eu fiquei surpreso ao ver que todos estes eventos arrecadam dinheiro, principalmente para a saúde.

O fato de eu estar doando para a saúde me fazia questionar se então o sistema era público mesmo, ou se era correto um sistema público depender de doações, se era justo dar crédito ao governo pelo sistema que não era inteiramente financiado pelo governo.

Dado que todo evento é para arrecadar dinheiro e praticamente todo vai para saúde, a impressão era que boa parte do financiamento da saúde era feito por entidades de caridade que arrecadava dinheiro aqui e ali através de eventos e doações. Hoje um artigo no Lancet mostrou que isto é realmente verdade, a saúde no Canadá depende em grande parte dessas arrecadações.

O artigo levanta mesma questão, criticando o sistema de saúde como sendo bastante falho por depender de entidades que buscam doações, as quais deveriam ir para pesquisas ou programas de saúde além do que o governo oferece, ao invés de cobrir o governo.

De qualquer forma é interessante questionar se o sistema público deveria usar tais doações, fica aí a questão.

Nenhum comentário:

Goal Pace - Recorde nos 5 e 10km

 Hoje foi dia de treino de Goal Pace de 1h. 15 minutos de aquecimento, 20 minutos de ritmo de corrida, entre 4:39 e 4:51 por km, continua po...