sábado, 11 de dezembro de 2010

Crise do Petroleo

Eu estive assistindo alguns documentários sobre a possível crise do petroleo que nos espera, possivelmente muito em breve, se não já agora. A questão é que alguns especialistas dizem que vamos atingir (ou já atingimos) o pico mundial de produção de petróleo, ponto no tempo onde a producação de petróleo não pode mais aumentar. Você pode estudar melhor o assunto aqui (existe também o site em portugues, mas é impressionante como ele não tem informação nenhuma...). E não faltam documentários falando sobre isso, aqui estão alguns deles: Energy War, Collapse, The End of Suburbia, e outros.

A nossa civilização encontra-se em constante crescimento e demanda por mais e mais petróleo. Países como China e India estão crescendo suas demanda exponencialmente. E a idéia que dependemos do petróleo apenas para movimentar os nossos carros está longe do tamanho correto de nossa dependência. Não e´muito difícil ver que na verdade dependemos do petróleo para quase tudo. Sem o petróleo fica complicado movimentar máquinas agrícolas e produzir amônia e consequentemente a produção agrícola cai muito, empurrando o preço dos alimentos para cima. Mas já tem muita gente passando fome no mundo, com petróleo e tudo, o que acontece se a producao cai, com aumento dos preços mundiais dos alimentos? O petróleo também é usado na produção de plasticos, pneus, e uma infinidade de materiais. Sem ele a medicina é fortemente afetada. Por causa da nossa grande dependencia nesse recurso finito e por causa do rápido crescimento da população global, e da dificuldade de substituir o petroleo por outra fonte de energia, há previsões apocalipticas para o momento em que atingirmos o pico de produção. A humanidade não desapareceria mas a população teria que ser reduzida drasticamente. Os mercados, as economias entrariam em colapso. Enfim, acho que é complicado prever o que vai acontecer, mas de qualquer forma, vai acontecer.

O que é interessante nesse assunto, a meu ver, é que apesar de as pessoas não comentarem muito, ele parece ser muito sério. Você não encontra na internet muita gente negando que o pico da produção de oleo já aconteceu, está acontecendo ou vai acontecer nos proximos poucos anos. E parece claro que só Deus sabe quais serão as consequências disso.

Outro ponto interessante é a análise do nosso desenvolvimento como civilização, do chamado progresso, de toda a tecnologia que criamos. Tudo isso é muito ligao ao petróleo. Quando descobrimos o potencial do petrólio para criar desenvolvimento e riqueza, nos jogamos de cabeça e desde então o ser humano tem se comportado como um grupo de cachorros com fome jogados em uma sala cheia de carne. Eles comem, se estufam, quase morrem de tanto comer para no dia seguinte descobrirem que não tem mais comida porque eles próprios comeram tudo. Nós nunca nos preocupamos com o fato de o petróleo ser finito, e sempre aumentamos nossa dependencia.... mas agora estamos nos tocando que ele é finito, talvez seja um pouco tarde...

Um comentário:

Mayumi disse...

Pois é, quando começa a faltar, já é um pouco tarde para brecar tudo que a gente está acostumado a fazer... Temos que nos reeducar em ritmo mais que frenético! Isto é possível? Rsrs.

Progression Run

 Semana passada teve um Progression Run e hoje teve outro. 5 minutos de aquecimento, 20 de corrida leve acima de 5:20 por km, 10 de corrida ...