Mais um bairro contornado: o South Riverdale. É um bairro grande e que na verdade não tem como contornar inteiro dado que ele passa por regiões industriais que são fechadas e é também composto por uma península, uma faixa de terra que se estica dentro do lago, e se você for correr lá, que é na verdade um lugar legal para correr, um parque, mas você vai e volta pela mesma trilha. O bairro é mais conhecido por essa península, chamada popularmente Leslie Spit e oficialmente Tommy Thompson Park. A península é artificial, criada para proteger o porto de Toronto, que fica dentro do bairro e felizmente conseguimos contornar ele correndo ainda que muitas partes dentro do porto não são acessíveis. O contorno Oeste do bairro sobe pelo Don River, incluindo as áreas onde o rio desagua no lágo que é bem no centro da cidade, em área com indústrias e onde rodovias (a Don Valley Parkway termina no elevado Gardner. Com isso, correr pelo contorno do bairro fica complicado nessa região e o que eu fiz foi escolher caminhos que eu consiga facilmente fazer denovo para contornar os bairros vizinhos. O bairro se estende pela cidade e inclui também partes bem residenciais. É o bairro mais ao Sul logo que você entra na parte Leste da cidade. Na sua parte Sul temos a Cherry Beach, uma prainha hippie, meio isolada, mais conhecida por miim por causa da trilha que começa ali e vai para o Leste passando pelo pé da Península e seguindo para a área das praias, mais ao Leste de Toronto. Essa trilha é a razão que conheço o bairro dado que passei muitas vezes ali correndo ou de bicicleta, mas não recentemente. O mais recente foi numa corrida noturna à uns 3 anos.
A semana de treino tinha sido boa comparando com a experiência recente. Me senti melhor e rodei 5km na terça e 6km na quarta, com 1km e 2km na quinta e sexta. É difícil até escrever essas distâncias comparando com as distâncias do passado recente... mas o bom foi que eu tinha me sentido bem e sem dores, e na sexta estava pronto para contornar um bairro no Sábado. Tinha ouvido que o metrô que vai para o Norte estaria em manutenção e decidi que não iria para o Norte. Fiz um plano indo para o Sudeste, com 3 bairros. Um deles, o Regent Park, daria menos de 10km, era para o caso de eu estar cansado. Outro, o St Lawrence que também cobre a Ilha de Toronto, era maior, deveria dar uns 12 km, caso eu estivesse me sentindo bem. E o que eu contornei, o South Riverdale, que era bem grande. Á noite não tinha dormido muito bem, com algum problema digestivo, sofri um pouco mas quando chegou de madrugada eu me sentia muito melhor. Ainda sssim pensava em deixar a volta o barro para o Domingo, ou fazer o Regent Park. Ainda estava indeciso quando saí, já quase 6 da manhã, com 17 graus.
Não me sentia cansado e as costas estavam bem depois de uns 5 minutos andando. Foi caminhando o primeiro km, descendo a Yonge que resolvi que não deixaria para amanhã. Começaria a rodar e veria como me sentiria. E comecei a rodar deois de 1km de caminhada, e como acontece frequentemente eu me sinto melhor, não pior... Desço a Yonge e entro à esquerda na Crescente, indo para o Leste, completo o primeiro km para 5:51, um ritmo bem baixo. Mas talvez era isso que eu precisava, ritmo mais lento, distância maior.
Mais para frente vejo que uma caminhonete puxando uma carreta está querendo sair na mesma direção que eu vou, e eu pulo para a calçada para não ter que passar a caminhonete pelo meio da rua. Quando estou passando pela caminhonete pela calçada ela começa a andar e me passa e mais para frente, exatamente oude quero virar, ela dá uma parada e eu fico sem ter como ir para a rua. Eu passo ela, mas não sei se ela vai sair. FIco na calçda e acabo perdendo a entrada da South, e entro à esquerda na Shelborne. Isso faz o percurso um pouco maior, só um pouco, mas eu tenho um argumento com a caminhonete na minha imaginação. Entro na Elm à esquerda, indo para o Leste, e logo completo o km 2 para 5:31, o ritmo aumentando um pouco e próximo do meu ritmo mais normal, e assim continuaria por bastante tempo.
Fazendo o caminho usual, completo o km 3 na Bloor e o 4 descendo a Broadview, indo para o Sul. Chegando na Gerrard eu preciso decidir se vou fazer o bairro maior, o South Riverdela, ou se vou para os outros. Mas me sinto bem, e sem pensar muito entro na Gerrard à esquerda, indo para o Leste e selando o objetivo do dia: contornar o South Riverdale. Ali no começo da Gerrard fecho o km 5 para 5:28. Eu me sentia bem, o dia ainda escuro mas o céu no Leste clareando. Passo por baixo da ferrovia, fechando o km 6 e logo estou ja John onde entro à esquerda, indo para o Norte. Da John entro numas ruas residenciais e saio na Greenwood depois de completar o km 7, e sinto um pouco de cansaço, talvez por ter subido um pouco. Mas a Greenwood é descida, cruzo a Gerrard e Dundas indo para o Sul e completo o km 8 para 5:33. A Greenwood termina na Queen, onde entro à direito, voltando para o Oeste. Mas logo chego na Leslie onde entro, indo para o Sul completando o km 9 para 5:33.
Descendo pela Leslie acompanho um streetcar que é lento apesar de pouco tráfico, e passo com ele nos semáforos, correndo bem, mas com um pouco de preocupação quando lembro que o final do contorno ainda está longe e o dia está clareando e eu sinto as pernas um pouco bambas apesar de ainda correr bem e manter o ritmo. Não tenho dificuldades em atravessar a Lakeshore que é bem larga, o dia já meio claro, mas ainda uso óculos claros. Agora, ao Sul da Lakeshore, estou em área mais ou menos conhecida, irei em linha reta pela Leslie até chegar no parque e antes de chegar fecho o km 10 para 5:31. Entro no parque e agora vou correr por trilhas por um tempo. Mais a frente troco os óculos. Saio da trilha principal e entro numa menor, indo para o Oeste, e no final da trilha, chegando novamente numa rua mais larga, que pego à direita, indo para o Norte, encontro outro corredor. Chego na trilha Martin Goodman que o pessoal chama de MGT e que atravessa Toronto na beira do lago, às vezes passando por ruas. Mas ali a trilha é bem selvagem, com muito mato dos dois lados. Na MGT completo o km 12 e 13 para 5:31 e 5:30, e sigo correndo por partes que reconheço.
Mas logo volto à civilização e estou correndo pela calçada, que é metade calçada metade ciclovia. Passo uma ponte grande, agora na Cherry, que acho que é elevada quando um navio grande passa embaixo. Depois dela fecho o km 14 para 5:40 e entro numa parte da Cherry que foi reformado, que não reconheço. Sou forçado a passar para o lado Oeste da Cherry, enquanto nela vou para o Norte. A MGT que ia para Oeste vira para o Norte e merge com a Cherry. Passo por uma ponte nova e bonita na Cherry, e logo tenho que voltar para o outro lado dela. Tudo é tão novo e diferente que resolvo confirmar com outro corredor que estou na Cherry, que dá para ir correndo até a Front. A minha preocupação se dá porque quando a Cherry encontra a LakeShore e a Gardner juntas, a travessia por pedestres ficava meio complicada com vários vai-e-vens. Agora com tudo novo parecia que as coisas estariam menos complicadas e eu resolvi confirmar que estava no caminho certo.Realmente quando cheguei de volta na Lakeshore foi bem menos complicado atravessar, apesar que ainda tive que parar para esperar carros e semáforos. Isso faz com que complete o km 15 para 5:53.
Estou do outro lado da Lakeshore, sentindo o cansaço, mas não o suficiente para eu parar. Saio da Cherry virando à direita na Mill e indo para o Leste. O Garmin fica perdido no meio dos predios e a precisão da distância sofre. Na MIll começa a Bayview, uma das grandes avenidas de Toronto no sentido Norte-Sul, que vai dali até o fim da cidade lá no Norte e depois continua indo para o Norte. Mas ali a Bayview é pequena, uma ruazinha contornando um paque. Saindo da Bayview completo o km 16 para 6:06, ritmo super lento devido ao cruzamento da Lakeshore lá ambaixo e provavelmente imprecisão do Garmin devido aos prédios.
Passo embaxo do ponto onde a Adelaide se encontra com a Richmond, as duas ruas com ciclovias em Toronto. Elas então se transformam na Eastern mais a frente, depois do rio. Interessante que as ruas tão amigáveis a ciclistas ali, passando o rio, onde se encontram, é um viaduto e só é amigável a carros. Mas eu passo por baixo delas e chego na King onde entro a direita indo para o Leste. A Kinge se encontra com a Queen (que bonitinho né...) e os dois passam o rio para o lado Leste da cidade e eu passo com eles. Mas a frente esotu de Volta à Broadview, que pego à esquerda, indo para o Norte e completando o km 7 para 5:57. A lentidão se dá por eu estar cansado, subida do viaduto e simplesmente uma região não muit legal para correr. Indo para o Norte na Broadview, passo pela Dundas e chego de volta na Gerrard completando o perímetro do bairro, mas como ainda falta um pouco para os 18km continuo pela Broadview até fechar o km 18 para 5:35, de volta ao ritmo normal, mas me sentindo cansado. Paro, pego auma vicicleta e pedalo mais 5km até em casa.
Me sinto cansado, mas muito bem das costas, sem dores. Sinto alguma dor nos quadris. Sinto um pouco de confiança que consigo correr uma meia maratona, mas devagar, e vale dizer que a temperatura estava muito boa também aos 17 graus.
Uma rua importante na qual corri bastante foi a Leslie. O seu Geoge Leslie veio para Toronto da Escócia em 1823 e trabalhou muito como jardineiro para algumas pessoas da elite, e mantinha um viveiro de plants grande que abastecia as necessidades do governo local. No parque Leslie Grove tem uma placa que celebra o seu George Leslie. Parece que não há construções historicas ligadas a ele que ainda estão de pé.
Thommy Thompson, que é o norme do parque também conhecido como Leslie Spit, também foi um sujeito ligado a jardinagem, que supervisou os parques em Toronto é é creditado como uma das pessoas que foi mais influente na definição do jeito que os parques são em Toronto. Ele também serviu na primeira guerra mundial. Sua estória é bem mais recente que a do Leslie.
O Gerrard, o sujeito da rua onde comecei a volta ao bairro, que é uma das principais ruas Leste-Oeste da parte Leste de Toronto (a rua Gerrard começa na Yonge, e do lado Oeste da Yonge ela se chama College Street), era um poderoso comerciante, principalmente de pele de animais. Diz-se que ele foi responsável pelo inicial crescimento da economia de Ontario.
O nome do bairro, South Riverdale, é simplesmente relacionado a geografia, a parte Sul do vale do Don River. O sufixo "dale" em Riverdale, significa o vale do rio.
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