Com quase 1 ssemana de atraso venho relatar a corrida do final de semana passado, de 10km. E nem é porque a corrida foi ruim, dado que fiz meu melhor tempo nos 10 km em corridas em mais de 10 anos.
A corrida foi no domingo, com largada às 7:40 da manhã, perto da estação Davesville do metrô, que na verdade é bem perto de casa. A temperatura estava uns 12 graus e meio nublado, o que foi ótimo. Eu acabei indo para a largada de bike, uma bike bem ruim que peguei na estação de bike share, onde tive que andar na segunda marcha que é bem lenta. Mas era perto, data para ter ido a pé. Por causa disso também planejei de não chegar lá muito cedo, para nao esperar muito, e chegui por volta das 7:10.
Eu não tinha muitas expectativas em terms de performance para essa corrida orque tinha corrido a meia maratona de Toronto no final de semana anterior e a semana tinha sido de descanso mas não muito boa. Na segunda feira, deia depois da meia, eu descansei e na Terça rodei leve, mas me senti cansado. Ba Quarta descansei novamente. Na Quinta eu rodei 1,5km apenas pois estava com dor nas costas e ainda sentindo cansado da meia. Dei uma pausa no treino do Garmin, dado que os treinos estavam sendo fortes e realmente não tava rolando. Na Sexta eu rodei melhor e no Sabado acabei dando a volta num bairro, que totalizou 10km. Os treinos da Sexta e Sábado tinham sido bons, mas mesmo no Sábado eu ainda e sofre nos km iniciais por causa das dores nas costas. Então, enfim, o Domingo era para completar a corrida, e fui tranquilo para a largada.
Mas alí, já alinhado para a largada, eu percebi que as costas estavam boa e já pensava em sair em ritmo de sub 4:30 /km, o pé tava coçando... Primeiro saiu a turma mais da elite, o bloco vermelhor, às 7:30 e eu andei para frente, no bloco amarelo, o próximo a largar, com 10 minutos de diferença. Interessante que esse tipo de largada é comum, mas nunca percebi ele tão claramente, talvez porque foi a primeira vez que não estava no primeiro bloco, ou talvez a largada dos blocos tenham sido mais perto em termos de tempo. Mas com 10 minutos eu fiquei pensando que quando eu largasse a turma do bloco vermelho estaria bem longe. E pelo que entendi, haveria largada a cada 10 minutos até perto das 9h. Percebi então que essas largadas tão separadas e em muitos blocos não só fazem uma largada mais tranquila, mas também evita muito a aglomeração em geral pois quem ia largar as 8:30 por exemplo, a maioria provavelmente nem tinha chegado ao local quando larguei as 7:40. Então estava tudo muito tranquilo, e depois de uns 5 minutos que a galera do bloco vermelho largou a gente andou para frente. Então eu percebi que estava bem perto da faixa de largada, o que era bom.
Às 7:40 pontualmente foi dada a largada! Logo passei pela largada e apertei o cronômetro. Não havia muito congestionamento e eu consegui rodar forte ali no começo. Diferente da meia maratona, não só a largada em bloco mas o fato de usar a rua toda fez o congestionamento muito menor.
Passei o primeiro km para 4:20, quando estava bem perto de casa. Eu não estava olhando muito o relógio pela dificuldade em ver, mas sabia que estava rápido. Me sentia bem, mas o ritmo estava forte e eu estava incerto se devia tentar ment-lo. Rodei o segundo km novamente bem forte para 4:18, lembrando estamos descendo a Yonge Street, tem bem mais descida que subida. No terceiro km teve menos descida e já chegando na Bloor, eu fechei com 4:28.
Nada fora do ordinário ocorreu, dava para correr tranquilo pois não tinha muita gente, e eu me sentia bem, não precisava pegar água nem nada. Os km 4 e 5 foram novamente para 4:20 e eu já comecei a cansar. Do 5 par ao 6, lá embaixo, por perto da King Street, tinha uma construção e eu acabei ficando meio encaixotado dado que a pista diminuiu de largura e estava passando bastante gente, provavelente da turma do bloco vermelho que tinha largado antes, turma que estava no bloco vermelhor por que devem ter falado que corriam mais rápido que eu. Mas agora várias pessoas ficavam para trás, e começou a ficar meio semelhante à meia maratona, que teve o pessoal da maratona largando meia hora antes.No km 7 o Garmin se perdeu, estávamos no centro de Toronto, perto da Union Station e com muitos prédios, depois entrando embaixo do elevado. O Garmin marcou 5:15 que com certeza estava errado. O km 8, a 4:12 deve ter sido marcado mais rápido do que devia, mas os dois últimos, beirando os 4:20 devem estar mais ou rmenos correto. Os três km finais não foram fáceis, eu sabia que faria um sub 45 se mentivesse o ritmo e estava sonhando com até um sub 44. Segurei o ritmo a duras penas, sem conseguir acelerar no final. E fechei com 44:17 no Garmin, 44:23 no oficial. Só que no oficial o tempo bruto foi o mesmo do tempo do chip, ou seja, eles só marcaram o tempo bruto para mim, o que faz sentido, levou só uns poucos segundos para chegar na faixa da largada.
A organização da corrida foi excelente. Ali no final, diferente da meia maratona, a rua era espaçosa e endamos bastatne até chegar no local onde pegamos medalha e comida. Mas a àgua estava perto da chegada. E tinah muita comida! Digo, podia pegar bastante se você quisesse com o detalhe que não deram sacola. Ou seja, não tava fácil pegar muita coisa. Mas eu não tava lá para comer, peguei duas bananas, duas panquecas, duas barrinhas e já caí fora, carregando tudo aquilo pois não estava com fome. Resolvi andar até a Dufferin e tentar pegar o ônibus lá, e depois de andar um pouco comi as duas bananas e consegui colocar o resto no bolso do short. Estava cansado mas feliz, sem pressa de chegar em casa... mas o ônibus veio logo, e eu estava bem perto do ponto quando ele veio, de forma que só pulei dentro. Nem tava pensando nele, estava pensando na corrida, no tempo bom que tinha feito, e sendindo o prazer de andar com as pernas cansadas, andar sem pensar muito pra onde, só indo para o Norte pois eu morava para o Norte...
Foi bom. Na Segunda depois da corrida eu descansei e na Terça já tinha tirado a pausa do treino, e o Garmin jolou logo de cara um Speed Repeat, com 8 repetições de 800m. Eu estava cansado, fiz apenas 5. Na quarta era treino leve e eu me senti bastante cansado e com dor nas costas. Na Quinta já estava melhor, e fiz bem o treino Stride Repeat. Hoje, sexta, resolvi descansar pois amanhã o longo é de 2h, pelo menos seria bom se eu conseguisse rodar 2h...
Nenhum comentário:
Postar um comentário