segunda-feira, 6 de maio de 2024

Meia de Toronto

 Meia de Toronto veio e se foi num dia meio frio e meio chuvoso. 

A semana foi tranquila, não esta pensando muito na corrida. Na sexta fui pegar o kit, tinha esquecido meu número o que fez a experiência meio demorada por causa que tive que enfrentar uma enorme fila. Foi o primeiro fato que fez com que eu não tenha gostado muito da organização. Não tinha nada demais na retirada do kit, não teve exposição nem nada.

No sábado fui para um treino leve de 5km, bem cedo, rodando a 5:40. Não queria ficar parado, e na Sexta o teino tinha sido leve mas eu forcei rodando 6.5km para um pouco mais rapido do que 5/km.

No domingo, hoje, comi umas frutas um pouco de pá às 4h para não ir de esômago vazia, mas tinha tempo até a largada às 8:30. Saí às 7h, com um pouco de receio de pegar o busão lotado. É bem fácil de chegar na largada, só subir a Yonge Street, que ficou aberta no sentido Norte apesar da corrida descer no sentido Sul. Não gostei, a corrida devia ter tomado a rua toda, teve mais congestionamento do que devia na meia maratona. Mas enfim, o busão tava vazio, tranquilo, e cheguei lá bem cedo.

Tava chuviscando e 10 graus, e eu resolvi caminhar da Sheppard, na largada até o shopping no North York Center, mais ou menos 1km, e ficar lá em algum lugar seco e quente. Só que chegando lá a galera da maratona passou. Eles largam para o Norte e não entendi, parece que largaram atrasados. Mas com isso eu fiquei na rua vendo a galera passar ao invès de entrar no shopping. Um sujeito se aproximou e puxou conversa, totalmente perdido, parece que pensava que era corrida de 1km, parece que nem sabia o quanto era 1km, mas por algum motivo estava ali no frio, bastante entusiasmado, e parece que tinha registrado para ser voluntário. A gente conversou bastante sobre corrida, eu explicando para ele dado que ele era sem noção, mas denovo, muito interessado apesar de não ser corredor e de que nao sei se vai correr... O pessoal passou e o tempo também passou e resolvi volta para a largada com aquele sujeito. A multidão começou aumentar e ele se foi. Logo começou a chover mais forte e eu encostei na parede de uma loja, onde dava para proteger da chuva. Isso era 10 minutos para a largada, muita gente alinhada já, no frio e na chuva. O locutor anunciou que a gente largaria 10 minutos depois da largada principal, o seja, para mim ainda faltava 20 minutos para a largada. Estava feliz que tinha conseguido me manter seco pelo menos. Só quando falta 5 minutos que eu me alinhei e a chuva tinha denovo se tornado em chuvisco fino intermitente. O Gamin tava com dificuldade de achar o satélite, mas deve ter achado pois os tempos abaixo parecem mais ou menos certo, e o caminho no mapa também.

A largada foi dada e andei até a largada quando a galera começou a trotar. A rua ali é muito larga e para mim o primeiro erro é que eles só usam metade dela. É uma rua principal de Toronto, mas mesmo assim... O problema é que ficou muito congestionado ali no começo, para os corredores e para os carros do outro lado. Lembro que em Lisboa também teve um pouco de congestionamento, mas aqui foi mais. Lá usaram a ponte inteira, que era larga, mas aqui a rua era mais larga ainda. Enfim, rodei o primeiro km bem acima dos 5min. Mas não sabia, não olhei o Garmin, nem prestei atenção nos seus apitos, durante a corrida. Estava no mode de treino, e marquei a corrida como treino longo. Ou seja, ele zerou depois dos primeiros 5 minutos que eram aquecimento. Mas na corrida eu tinha esquecido do frio e não queria aquecer, queria ir mais rápido e me livrar de tanta gente. Eu provavelmente larguei mais atrás do que deveria, apesar que não tava longe da largada. Mas pelo meu entender o meu curral, azul, era o primeiro, tal que daria para eu ter ficado bem perto do pórtico de largada. Mas preferi me proteger da chuva e nem sem em que curral larguei. 

Enfim, o primeiro km foi congestionado e o segundo também, exceto por algumas poucas partes, por exemplo, na descida chegando na York Mills Subway Station, depois de passar embaixo da 401, eu rodei bem. Daí veio a subida respeitável ao Sul da York Mills Street, que fica num vale. Ali foi o terceiro km e não peguei tanto congestionamento, mas o ritmo caiu com a subida. Daí em diante foi mistura de lugares mais estreitos e outros com mais espaço.
Por ali pela Lawrence Street, ainda por volta do km 4, os meus óculos começaram embassar. Eu nao ligo muito, mas embasdsou muito, não dava para ver nada. Eu sofri um pouco, virava o boné para ver se ajudava, limpara as lentes com a mão, mas tava meio complicado, apesar que o ritmo não mudou por causa disso, eu acho. Por volta do km 8 eu até tirei o papel higiênico do bolso para limpar os óculos, e aí vi vantagem, consegui limpar bem e enxergar um pouco, e fiquei feliz de ter ficado fora da chuva e não ter molhado o papel higiênico. Mas não durou muito. Mais para frente tive que limpar novamente. 

Ali por volta do km 8 foi quando  o percurso passo aqui perto de casa, já que ele desce a Yonge Street. Então uma coisa legal dessa corrida é que o percurso dela é muito familiar para mim, principalmente o da maratona que entra aqui no bairro e passa por muitas das ruas que treino todo dia. Aqui da St Clair Avenida para o Sul, a Yonge Street fica mais estreita, com apenas duas pistas, e foi totalmente fechada nas duas direções.

Quando chegui no km 10 e comecei a descer em direção à Batview, eu me senti melhor. Foi basicamente ao contrário da meia de Lisboa, onde eu corri bem no começo depois quebrei. Os km 11 e 12 rodei para 4:40 baixo, e dali até o final não foi fácil, mas consegui segurar o ritmo mais ou menos forte, abaixo dos 5min/km. Por volta do km 14 mais ou menos, pelo que entendi, a gente começou a encontrar a galera da maratona, que tinha largado antes. Então algo que não gostei foi que passei muita gente o tempo todo, até o final, eu meu entender é que era todos corredores da maratona. Nada contra os corredores, mas talvez a organização. O problema é que em alguns lugares onde a rua é estreita acaba tendo congestionamento, e até onde ele é larga as vezes você ter que ficar zigue-zagueando. Sei lá, seria preferìvel se a largada fosse junto, mas o problema é acomodar a quantidade de corredores. 

Terminei com 1h43m54s no meu relógio, um tempo bom apesar de não  ser o melhor. Abaixo de 1h45m eu tenho que considerar vitória, ritmo abixo dos 5min/km, não é fácil. Estava cansado, mas bem e feliz, tinha sido melhor do que esperava, apesar que no momento não olhei no relógio, não sabia o tempo, que fui saber só quando cheguei em casa. 

Ali depois da chegada tinha muito corredor entrando no prédio para pegar medalha, o que cuasou muito congestionamento. Não vi água na chegada, e dessa vez não tinha tomado água durante o percurso, nem gel, então estava com um pouco de sede e fome. Mas nada, não vi nem água nem comida, e vi uns sujeitos perto de mim perguntando e reclamando que não tinha comida. Então acho que não tinha mesmo. 

Mas não perdi muito tempo procurando, o multidão dentro do prédio era grande e eu estava doido para sair dali, então depois de pegar a medalha enorme, a maior que já ganhei, eu fui direto para a saída, e de lá para o ponto do streetcar. Eu sabia que o streetcar não tava vindo até ali por causa da corrida, mas segui a galera mesmo assim, qualquer coisa andaria até o ponto mais na frente. Acabou que quando vi a estação de bike cheia de bike,e com gente esperando para colocar a bike, eu resolvi ir de bike mesmo até o metrô. Estava me sentindo bem, a chuva tinha parado, e acabei voltando para casa de bike, quanse 9km...

Enfim, em geral a experiência foi boa, apesar de não ter gostado da organização. Foi no meu quintal, quase que um treino longo, e corri bem, não precisando de água, em ruas que já conhecia, com clima bom, gostoso, depois que a chuva ininical passou e os óculos pararam de embassar (depois do km 10 mais ou menos). Continuando o treino para meia maratona agora, mas sem saber qual será a próxima....

Nenhum comentário:

Meia de Washington

 E a novidade, eu me inscrevi para a meia de Washington! Quando um colega de trabalho me falou dos museus in Washington, eu dei uma pesquisa...