sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Correr no inverno

O nosso amigo Bernardo comentou no blog perguntando sobre como é correr no inverno aqui em Toronto. Eu vou tentar falar um pouco disso então... segue o email que mandei para ele...

Toronto é mutio bom para correr, muito melhor que São Paulo ou outras capitais brasileiras. Calçadas largas, não tem buracos, muito menos carros que em capitais brasileiras. Você não precisa necessariamente parar de correr no inverno, embora no meu caso eu tenho notado que eu sempre diminuo a rodagem no inverno aqui. Com neve no chão, às vezes gelo, correr não é tão prazeroso quanto nos dias mais quentes. Mas o frio mesmo dificilmente impede que você corra. Eu geralmente evito sair quando a temperatura tá abaixo dos 15 ou 20 negativos, mas poucas vezes chega nisso.

Você vai conseguir comprar facilmente roupas para correr no inverno, agora no Outono as lojas começam a ficar cheias de roupas de inverno. Você vai ter que comprar calças e blusas de corrida, mas elas são confortáveis, é tranquilo para correr. Eu comprei duas calças e duas blusas, uma mais fina, outra mais grossa. Com isso consigo correr com qualquer temperatura. O esquema é você pegar um pouco de experiência pois cada um sente o frio de forma diferente, cada um tem diferentes preferencias quando a quantidade de roupa vai vestir. Eu costumo colocar uma camisa e uma blusa leve por baixo da blusa de corrida, aí fica três camadas de roupa. Uso a blusa fina para até 5 negativos e a mais grossa para abaixo dos 5 negativos. O mesmo para a calça, tem gente que usa mais de uma calça, mas eu nunca usei mais de uma. Se a temperatura estiver abaixo de zero graus eu já uso um gorro, também tenho um gorro mais fino e outro mais grosso.

Um dos principais problemas que tive foi com as mãos. As mãos, pelo menos as minhas, esfriam muito fácil. Daí várias vezes que eu saia para correr eu acabava passando frio nas mãos. Mas com o tempo eu fui aprendendo. Agora eu tenho uns 4 pares de luvas, de diferente grossura, tal que eu posso escolher o mais apropriado para cada temperatura. Tem gente que usa mais de uma luva, eu já tentei mas depois que eu peguei um pouco de experiencia eu estou ok com uma só.

Eu não uso tenis especial, tenho um tenis para cross, mas não sei se é melhor. Correr na neve é meio perigoso e mais ainda se tiver gelo no chão, pois você pode escorregar e cair. Mas acho que nem tem tenis especial para isso, na verdade eu nunca nem procurei muito pois uso o mesmo tenis o ano inteiro e não tenho problemas. O esquema é denovo pegar um pouco de experi~encia e aí você está ok, vai correr em qualquer neve. Eu acho bem legal correr quando está nevando, acho que porque somos brasileiros, é bonito e tal.

Boca, nariz, rosto, orelha também congelam se estiver muito frio. Na verdade para temperaturas abaixo de 10 negativos eu já acho desconfortável correr pois congela o nariz, boca e tal... Existe umas balaclavas, que cobre tudo e só deixa o olho de fora mas eu nunca me adaptei muito a elas não.

Se você morar perto do centro ou de avenidas principais, a prefeitura limpa as calçadas logo depois que cai neve, então fica trnaquilo para correr. Mas se você morar meio afastando pode ter mais dificuldades e ter que correr em calçadas com neve. Eu diria que é totalmente tranquilo para correr se voce está perto do centro, mas muda muito se você for para a periferia.

Aqui tem gente correndo nas ruas o ano todo. Diminui no inverno, mas muita gente não para não. Acho que tem uma parte que vai pra academia. Eu nunca corri em esteira, não consigo acostumar, é muito chato. É muito melhor sair lá fora, mesmo no inverno, você vai ver que é mais tranquilo do que pensa e na verdade nas primeiras vezes que eu corri eu tava achando bem legal pois é diferente. Mas o inverno não acaba e chega uma hora que você não vê a hora de a neve ir embora e quando ela vai e o verde das árvores volta é maravilhoso, a gente sente muita falta do sol.

Nenhum comentário:

Goal Pace - Recorde nos 5 e 10km

 Hoje foi dia de treino de Goal Pace de 1h. 15 minutos de aquecimento, 20 minutos de ritmo de corrida, entre 4:39 e 4:51 por km, continua po...