sábado, 14 de fevereiro de 2009

Como na primavera

No dia 11 a temperatura subiu para maravilhosos 8 graus de manhã! Na verdade naquele dia a manhã estava mais quente que a tarde. Eu acordei cedo, eu precisava aproveitar e correr bastante. As 6 horas encontraria o Trevor para a nossa corridinha, mas eu comecei o meu treino às 5h06m. E rumei norte na Avenue Road, queria chegar perto da Wilson. Até lá seria uns 7 Km, ida e volta 14Km, e eu tinha 54 minutos, então eu sabia que não chegaria lá. Mas mesmo sabendo afundei o pé, queria chegar, queria tentar, queria acreditar que fosse possível. E como a muito tempo eu estive rápido, mas não o suficiente. 27 minutos de treino e eu dei meia volta, não queria deixar o Trevor esperando. Mais 27 para voltar, total = 54... eu tinha que voltar rápido. Mas a volta era mais descida e foi fácil.

O interessante disso tudo é que parece que a temperatura mais alta fez com que correr fosse muito mais fácil. Talvez porque eu estivesse de shorts também. Eu nunca fui tão rápido em temperaturas sub 0 graus, os treinos em Dezembro já foram ruins, e em Janeiro, frequentemente a 10 negativos, os treinos foram muito lentos. Fevereiro começou melhor e já estamos na metade e tem sido muito mais quente e eu definitivamente acho que a temperatura muito baixa afeta dramaticamente a performance. O Haile não faria uma maratona em 2h15 a 10 graus negativos (eu acho). Bom, não é fácil ficar lá fora por duas horas a 10 negativos...

Quando encontrei o Trevos as 6h da manhã eu estava meio cansado já, mas feliz. O treino com ele foi tranquilo, mais 6 Km devagar para descansar, mas eu senti as pernas, os músculos, eu terminei o treino com 16/17Km o que se fez sentir. No final do dia eu estava com o joelho direito doendo, e eu tive dificuldade até para dormir por causa da dor. No dia seguinte não senti nada, mas decidi não correr. De qualquer forma teria sido complicado correr, estava chovendo bastante e temperatura de uns 4 graus. Pela primeira vez em Fevereiro eu fui de metrô para o trabalho por causa da chuva.

Ontem continuei não sentindo nada e rodamos mais 6 Km no nosso tradicional loop até a Eglinton. Hoje acordei tarde e desisti de ir correr, um pouco por causa do frio de 8 negativos. Pois é, infelizmente parece que acabou-se o que era doce, e vamos curtir mais um pouco de frio. Mas nesse momento, meio de Fevereiro, não posso deixar de dizer que a expectativa pelo final de Março, por Abril e as temperaturas crescentes, pelas folhas nas árvores e os pássaros, essa expectativa cresce.

Hoje a média semanal atingiu 53Km, média que só esteve tão alta no começo de Dezembro. Vou tentar mantê-la...

Um comentário:

Mayumi disse...

Marcos:
Parabéns pelo treino longo rápido! Pelomjeito, muito frio também prejudica a performance. Como aqui não faz muito frio, ficamos pensando que o calor atrapalha muito a performance, mas nunca o frio! É que quase ninguém sente frio abaixo de zero aqui! Rsrsrs. Bons treinos!

De Março até agora

 Da última vez que dei notícias foi na Meia de Washington, que corri relativamente bem, mas não foui com grandes expectativas por ter ficado...