sábado, 14 de fevereiro de 2009

Como na primavera

No dia 11 a temperatura subiu para maravilhosos 8 graus de manhã! Na verdade naquele dia a manhã estava mais quente que a tarde. Eu acordei cedo, eu precisava aproveitar e correr bastante. As 6 horas encontraria o Trevor para a nossa corridinha, mas eu comecei o meu treino às 5h06m. E rumei norte na Avenue Road, queria chegar perto da Wilson. Até lá seria uns 7 Km, ida e volta 14Km, e eu tinha 54 minutos, então eu sabia que não chegaria lá. Mas mesmo sabendo afundei o pé, queria chegar, queria tentar, queria acreditar que fosse possível. E como a muito tempo eu estive rápido, mas não o suficiente. 27 minutos de treino e eu dei meia volta, não queria deixar o Trevor esperando. Mais 27 para voltar, total = 54... eu tinha que voltar rápido. Mas a volta era mais descida e foi fácil.

O interessante disso tudo é que parece que a temperatura mais alta fez com que correr fosse muito mais fácil. Talvez porque eu estivesse de shorts também. Eu nunca fui tão rápido em temperaturas sub 0 graus, os treinos em Dezembro já foram ruins, e em Janeiro, frequentemente a 10 negativos, os treinos foram muito lentos. Fevereiro começou melhor e já estamos na metade e tem sido muito mais quente e eu definitivamente acho que a temperatura muito baixa afeta dramaticamente a performance. O Haile não faria uma maratona em 2h15 a 10 graus negativos (eu acho). Bom, não é fácil ficar lá fora por duas horas a 10 negativos...

Quando encontrei o Trevos as 6h da manhã eu estava meio cansado já, mas feliz. O treino com ele foi tranquilo, mais 6 Km devagar para descansar, mas eu senti as pernas, os músculos, eu terminei o treino com 16/17Km o que se fez sentir. No final do dia eu estava com o joelho direito doendo, e eu tive dificuldade até para dormir por causa da dor. No dia seguinte não senti nada, mas decidi não correr. De qualquer forma teria sido complicado correr, estava chovendo bastante e temperatura de uns 4 graus. Pela primeira vez em Fevereiro eu fui de metrô para o trabalho por causa da chuva.

Ontem continuei não sentindo nada e rodamos mais 6 Km no nosso tradicional loop até a Eglinton. Hoje acordei tarde e desisti de ir correr, um pouco por causa do frio de 8 negativos. Pois é, infelizmente parece que acabou-se o que era doce, e vamos curtir mais um pouco de frio. Mas nesse momento, meio de Fevereiro, não posso deixar de dizer que a expectativa pelo final de Março, por Abril e as temperaturas crescentes, pelas folhas nas árvores e os pássaros, essa expectativa cresce.

Hoje a média semanal atingiu 53Km, média que só esteve tão alta no começo de Dezembro. Vou tentar mantê-la...

Um comentário:

Mayumi disse...

Marcos:
Parabéns pelo treino longo rápido! Pelomjeito, muito frio também prejudica a performance. Como aqui não faz muito frio, ficamos pensando que o calor atrapalha muito a performance, mas nunca o frio! É que quase ninguém sente frio abaixo de zero aqui! Rsrsrs. Bons treinos!

Treino Leve

 Primeiro treino leve da nova planilha. Os treinos leves, que eram por tempo e tinham uma parte opcional, agora são por distância. Tanto ant...