domingo, 15 de dezembro de 2024

Volta ao bairro High Park North

 A temperatura subiu um pouco, chegando a zero graus hoje de manhã, e eu tive que ir para uma volta ao bairro. O bairro High Park North talvez tenha sua maior influência no fato de que ele tem algumas estações de metrô: a Dundas West, a Keele, a High Park e a Runnymedes. Na Dundas West tem também a estação de trem que vai para o aeroporto. É isso, o bairro é meio longe de casa e não tem muito mais que eu me lembro seja significante para a gente.

Na Quinta feira eu rodei 1h36m, 18km, tentando seguir o plano que pedia pouco mais de 2h de treino. Mas estava muito frio e eu resolvi só rodar perto de casa para voltar se congelasse algo. Na Sexta o treino foi só de 20 minutos, mas foi difícil por causa da dor nas costas, comum depois de treinos longos. Ainda assim fiz ele devagar e ficou meohor depois que esquentou, o que estava difícil pois denovo estava muito frio. Na Quinta e Sexta a teperatura tava abaixo dos 5 negativo com sensação termica abixo dos 10 negativos. Não tava fácil. Mas na Sexta o treino foi curto e ontem eu descansei, hoje estava pronto para outro longo, que na verdade era o treino de amanhã, correr 1h22m, com aquecimento de 5 minutos. Eu tinha pensado em fazer um bairro ao Norte, mas o metrô está parado neste final de semana e ficaria meio complicado ter que pegar ônibus na Yonge que em geral está cheio. Então desisti e resolvi fazer um bairro no Oeste, um que eu conseguisse voltar para a St Clair e pegar o streetcar para casa ao invês de pegar metrô. 

Quando saí era quese 6 da manhã, com o tempo prometendo ficar nublado e o sol só nascendo depois das 7h30m, então eu não estava muito preocupado com o sol. Ao invés de rodar para Oeste no aquecimento eu peguei a Dear Park indo para o Norte, e depois para o Oeste na Heath, sendo forçado a pegar a Avenue road para o Sul, voltando na St Clair onde rumei para o Oeste. Logo terminaram os 5 minutos de aquecimento que rodei para baixo dos 5:30. O treino começou, e na St Clair, rumando para Oeste eu me sentia bem, sem dores, mas não muito rápido. O primeiro km de treino, lap 2, eu rodei para 5:12, um ritmo rápido, mas eu não olhava o relógio e não sabia o ritmo. Logo cheguei na Bathurst onde tive que dar um sprint para passar antes do farol fechar, e continuei pela St Clair fechando a lap 3 para 5:16 e a 4 para 5:20, ainda com ritmo bom, chegando na Dufferin onde entro à esquerda depois de atravessar ela, e rumo para o Sul em sua calçada Oeste.     

Apesar da descida, a velocidade na Dufferin dimimuiu para 5:24 quando fechei a lap 5 ainda rumando para o Sul. Depois da Denverport, onde passo o farol sem problemas, pego mais descida, passo sob a ponte ferroviária e entro à direita na Dupont, rumando para Oeste, logo completando a lap 6 para 5:09.
Daí o Garmin se perdeu um pouco por causa dos prédios, e até chegar na Symington ele marcou o percurso bem fora da rua. Passando a Symington vem outra ferrovia a qual passo embaixo, e sigo pela Dupont, onde mais a frente tem ainda outra ponte ferroviária, antes da qual completo a lap 7 para 5:16. Depois da ponte já vito à esquerda, rumando para o Sul e acompanhando a Dundas, que logo passo, e do outro lado dela não tenho que correr muito para entrar à direita, rumando para o Oeste na Humberside. Agora já estou contornando o bairro, desde a Symington. 

A Humberside é uma rua residencial onde consigo correr com mais prazer no meio da rua ao invés da calçada. O ritmo também melhora e passo a Keele, depois da qual completo a lap 8 para 5:05. Logo subo na Quebec, indo para o Norte ate a Annete, onde pego para o Oeste novamente e antes de chegar na Runnymede fecho a lap 9 para 5:19. Na Runnymede, indo para o Sul, correndo na ciclovia, sem carros na rua, eu acelero um pouco e fecho a lap 10 para 5 cravado, me sentindo bem. 

Logo estou passando na frente da estação do metrô e entro na Bloor à esquerda, ainda correndo na ciclovia agora rumando de volta para o Leste. A Bloor é mais movimentada e notei que não estava em condições que conseguiria ver facilmente uma bike vindo na ciclovia, portanto pulei para a calçada e tirei um pouco o pé do acelerador. Fecho a lap 11 já chegando no High Park, com calçadas boas para correr, com 5:09. Daí vem uma subida, passo pela entrada do parque e vem uma descida. O ritmo estava bom mas quando cheguei na Keele não sabia se o semáforo estava aberto, entrei na Keele à esquerda e rumei para o Norte por uns metros até achar uma abertura para atravessar a Keele e voltar para o Sul, e para a Bloor, onde continuei para o Leste. Mais um pouco e fecho a lap 12 para 5:26. A Bloor agor tem uma subida, e calçadas menos amigáveis, obstruída por construção, chego quase a andar. Mais a frente passo pela Dundas, mais uma estação de metrô, depois vem a ponte ferroviária onde tem a estação do trem que vai para o aeroporto. Depois da ponte entro à esquerda na Perth e sigo para o Norte para fechar a última face do bairro. 

Denovo estou numa residencial e saio da calçada e tento acelerar, só que a Perth é meio subida, e não estava totalmente sem carro, me obrigando a ir para a calçada unas 3 vezes. Fecho a lap 13 para 5:26 ainda tendo bastante da Perth para correr, seguro o ritmo forte até a Dupont, onde o bairro termina e eu pego à esquerda, indo para o Leste, voltando para casa, feliz por terminar o bairro e pensando no que fazer. Logo atravesso uma fua maior, a Symington, e logo depois volto na Dupont e pego a Symington para o Norte, passando por baixo da ferrovia, mas depois de fechar a lap 14 para 5:07. Isso depois de ter ido mais ou menos devagar na Dupont depois de ter fechado o bairro, e depois de ter dado meia volta para pegar a Symington, ou seja, estava sub 5 com certeza na Perth, depois da lap 13. Aidna faltavam uns 10 minutos para o final do treino e eu pensava se devia terminá-lo. Resolvi continuar correndo mais ou menos devagar, e da Symington entro à direita na Deverport, depois à esquerda na Caledonia, agora pegando uma subida mais íngreme, na margem do parque Earlscort, no meio do qual tem uma pista de atletismo, e eu resolvo que vou terminar o treino nela. 

Na Caledonia fecho a lap 15 para 5:40, meio que descansando por ter terminado o bairro, meio que indo devagar por causa da subida. Chego na St Clair com o dia clareando, pego à direita e rumo para o Leste por um pouco, entro à direita denovo, entrando no parque, e por trilhas chego na pista, onde logo completo a lap 16 para 5:28. Na pista sinto facilidade para correr, para acelerar e rodando completo a lap 17, que teve só 570m, num ritmo de 4:40/km. O Garmin apita fim das 1h27m de treino e eu resolvo parar logo depois. Mais uma volta na pista andando e ando até a padaria, compro um pão e logo estou dentro do streetcar indo para a casa depois de esperar por ele no frio. 

No final o treino foi bom e gostoso e eu não me senti tão cansado e ainda não senti muito dor nas costas. A planilha, depois de ver que fiz o treino de amnha, tá marcando um treino leve de 9 minutospara amanhã. Vamos ver como vou estar. Não vai estar frio e existe um pensamento remoto de outra volta ao bairro, mas consciente que ultimamente tem sido difícil de correr dois longos seguidos...

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