quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Momentos

 6:22 da manhã, pressiono a bike contra a tranca e depois de uma luz verde confirmar que a bike está presa, pressiono o botão do meu cronômetro.  O dia está escuro, 16 graus, algumas pessoas jogam conversa fora na calçada do Tim Hortons. 31 minutos de pedal tranquilo, 6:23, puxo a parta e entro para um café. Uma pessoa cochila na mesa, outra conversa com a atendente, espero na fila que na verdade só tem eu, a conversa é em Inglês. 

- Eu pedi um expresso...

- Ah, tá, descupa - a atendente dá uma risadinha, pega o copo de café, sai para trocar por um expresso. Já vi acontecer várias vezes, penso, nunca sem que está errado.

- O Tim Hortons é assim, diz que é o melhor, mas quando você vem acontece essas coisas - a atendente ri mais e a risada é alta. Será que eles se conhecem? Sim, deve ser uma piada, mas sem graça. Ele repete a piada sem graça. A moça que me conhece bem, sem sermos conhecidos, continua dando risada.

- Se não gosta vai para outro lugares, tem muitos lugares que vendem café - interfere outra atendente, a qual conheço menos. 

- Porque está sendo rude comigo? Eu estou aqui brincando e você está sendo rude - ele agora fala alto, não é uma piada. A conversa continua e inclui palabrões, a situação parece sair do controle, mas só com palavras. A moça que me conhece bem coloca um café extra grande no balcão, o rapaz pega o café, coloca de lado, ela interfere, o café era não era para ele, era para mim, ainda que não o tivesse pedido, ainda que eu estivesse esperando na file, mas ela me conhecia bem.

O rapaz falava alto, a atendente respondia enquanto olhava para mim pedindo o que eu queria, en frente ao caixa. Ela respondia sem palavras feias, sem falar alto, sem falar muito. E desafiante. Eu peguei o meu café que não tinha pedido, falei para ela "extra large, com 3 cremes" e mostrei o cartão de crédito, ela apontou para a máquina de cartão de crédito, mas ainda respondia e a situação ainda era um meio escãndalo que atrairia atenção se não fosse tão cedo e o lugar não estivesse tão vazio. Encostei o cartão na máquina, ouvi o barulho confirmando o pagamento, agradeci e saí.

Nenhum comentário:

Volta ao Bairro Moss Park

Depois de uma semana lenta, eu escolhi um bairro do centro para contornar hoje, Sábado. O bairro Moss-Park é bastante falado por ser um bair...