É, hoje foi a volta nesse bairro de nome enorme. Não só o nome, mas o contorno também tem distância respeitável. Dentro do bairro fica o hospital Sunnybrook, que é onde eu vou a cada dois anos fazer acompanhamento de vista, mas que realmente muito pouco e feito. Isso me faz lembrar do acompanhamento que fazia em São Pualo, com duas médicas diferentes, e diria que naquele tempo, 20 anos atrás, ainda assim recebia muito mais tempo, atenção e interesse no Brasil que aqui. Mas vamos falar de corrida.
Hoje também foi o dia do longo, de 1h40 minutos, sendo 5 minutos de aquecimento, 5 de desaquecimento, 1h de treino e mais 30 minutos opcionais, que eu sempre faço no caso dos longos.A semana tinha sido boa, e eu esperando o longo com certo entusiasmo. Interessante que em Inglês eu falaria que estava "looking forward" para o longo, que explicaria bem, mas não tô achando tradução boa. Significa que estou esperando pelo longo e com vontade de fazê-lo, tipo não vendo a hora que ele chega. Ontem tinha me sentido um pouco cansado e usei a desculpa de que estava frio (11 graus) para não correr, digo, era dia de descanço mesmo, mas eu tenho corrido todo dia. Eu pedi ao Garmin 3 dias de descanço na semana para que eu possa ter mais liberdade de correr do jeito que eu quero nesses dias. No final da tarde e durante a noite senti um pouco de dor nas costas, mas já tinha decidido que faria o longo, pelo menos tentaria com a possibilidade de adiar para aamnhã se as costas não deixasse. mas não estava doendo muito.
Comi 3 bananas pequenas e uma manga mais ou menos 1h antes de sair, e nesse tempo fui par ao computador planejar a volta ao bairro. Euolho o bairro e memorizo o contorno, as ruas que tenho que passar, e dou uma olhada no plano B, caso alguma rua ou trilha esteja fechada. Escolhi um bairro grande, onde o limite Sul era o mesmo do limite Norte do bairro da semana passada. O bairro em vários lugares não segue ruas, então eu tinha que decidir onde eu faria o contorno, geralmente escolhendo ruas que seguem mais ou menos próximas do limite do bairro.
Por volta das 4h45m da manhã eu saí, com o dia ainda bem escuro, mas planejado para que eu chegasse nas partes de treilha quando já estivesse claro, mas não muito claro, considerando que o sol está nascendo pouco depois das 5:30 e que o dia hoje estaria bem nublado, com até possibilidade de chuva. Mas com a temperatura beirando os 20 graus, estava super gostoso e eu não estava muito preocupado com a chuva.
Logo no começo me senti bem e notei que as costas provavelmente não incomodaria durande o treino. Ali no começo perceibi um pouco de diferença nas pernas, com a perna direita parecendo um pouco mais cansada e a esquerda bem tranquila. Isso provavelmente tem a ver com a dor na lombar, que parece afetar a perna direita e causa também dor na bacia. Mas essa diferença nas pernas parece que nunca foi grande o suficiente para eu prestar atenção tanto quanto hoje. Enfim, novos anos de vida, novas dores... mas me sentia bem. Subi a Yonge e entrei às direita numa rua ao norte da Davisville, indo até a Mont Pleasante, então rumo ao Norte até a Eglinton, atravessei e peguei uma paralela ao norte da Eglinto e fui até a Bayview, onde rumei ainda denovo para o Norte. Logo, correndo na Bayview ao lado do cemitério, cheguei no ponto onde o contorno do bairro começava oficialmente para mim, e ali ele era bem diferente do contorno real no mapa que passava em lugares sem ruas.Uma que comecei a fazer é tentar combinar o contorno dos bairros para serem os mesmos nos treinos. Tipo, todo limite é sempre de dois bairros, não de uma só bairro. Então quando o contorno não é numa rua, corre-se o risco de que eu corra o mesmo limite em ruas diferentes no contorno dos dois bairros. Isso tem acontecido e o mapa não fica tão legal, apesar que eu não ligo tanto. Mas eu estou tentando fazer os contornos combinarem agora. Enfim, nesse começo de controno do bairro eu estava basicamente seguindo o que eu tinha feito quando dei a volta no bairro vizinho, mas não era o contorno real. Já tinha rodado mais ou menos 5km e o ritmo até então estava bem na média, um pouco abaixo dos 5:20/km, dado que o treino do Garmin especifica para correr entre 5:22 e 5:59. Então estava tranquilo, tendo na verdade rodado o km 4 abaixo de 5 (dado que a lap 1, aquecimento, foi perto de 1km, as laps não aproximadamente os kms até a lap 12, quando tem uma quebra porque o Garmin começa a parte opcional do treino).
Foi tudo tranquilo, o dia ainda escuro, eu me sentia bem e curtia o treino, até que no final da rua Ronan, eu lembrei o mapa incorretamente. Na verdade eu pensei que estava na Mont Pleasant, e esperava cruzar uma avenida com canteiro no meio antes de chegar no final Norte dela. Mas chegui no final da Ronan e nada do conteiro. Só que não perdi tempo, virei à esquerda para voltar a Yonge, onde comecei, mas agora muito mais ao Norte dela. Eu fiquei meio perdido em relação a onde eu estava mas sabia bem para onde ir, e o resultado foi que fui para onde tinha que ir, só que por um caminho um pouquinho diferente do planejado. Na verdade não deveria ir direto para a Yonge, mas virar ao Norte na Mont Pleasant, ir até o final que era bem perto, então ir para a Yonge. Eu até sei porque me confundi, que foi devido que quando usei o street view em casa eu tinha incorretamente pensado que eu tava entrando na Mont Pleasant, quando não tava. Na corrida o streetview estava na minha cabeça, sendo a última coisa que fiz. Enfim, foi um erro sem consequências e eu segui ao norte na Yonge.
Tem então uma descida enorme até chegar na estação York Mills do metrô, que fica num vale. Estando na estação não tem escape, para quealquer lado que você vai é subida, e da grande. Eu fui para Leste. Tanto os km 11 e 12 foram parte subida, o 12 principalmente, e o ritmo foi acima de 5:30/km.Na lap 13, que foi curta pois ali acabou a minha hora de treino, eu já estava no ritmo normal abaixo dos 5:20/km. Entre nos 30 minutos opicionais e não dei bola para o Garmin que então continuou marcando, mas zerou o km.
Cheguei na Bayview novamente, agora só para atravessar, e tive sorte que o farol tava verde para mim. Logo depois tem a entrada da trilha que segue o riozinho que é o contorno do bairro. Estava ainda meio escuro e eu não conhecia bem a trilha, então resolvi ir para o plano B, isto é, continuar o contorno por ruas, que o fez fica um pouco mais longo, eu acho. Eu também pensei no fato de que em teoria terei que passar ali denovo, então é melhor que eu faça o contorno por ruas, o que torna passível fazer o contorno do bairro vizinho na mesma rua, e a noite. Se uso trilhas, precisa estar claro.
Por volta do km 14, que era um pouco antes do segundo km da parte opcional do treino, eu dei uma perdida novamente. Quando cheguei ali no final da Penwood Crescent, eu esperava encontrar uma entrada da trilha, mas não tinha. Isso foi preguiça em ver direito o mapa e memorizar ele em casa. Como esse era o plano B, eu tinha na verdade olhado ele logo antes de sair, quando já estava pronto para sair, e olhei rapidamente, pais até então não tinha um plano B para essa parte da trilha. Mas pensei e mais ou menos lembrei que não era ali, que devia continuar para encontrar a entrada da trilha, e dito e feito.
Chegeui na Lawrence, a ali também tinha que decidir se descia pela Leslie ou pela trilha. Essa trilha eu já conhecia melhor e já estava um pouco mais claro, e eu mandei ver pela trilha. A decisão foi acertada pois correr na trilha estava muito gostoso, principalmente a lap 18, que rodei para 4:59 e mantive o ritmo para a lap 19, quando os 30 minutos opcionais acabaram e só restavam mais 5 minutos de desaqueciemnto. E nesses 5 minutos, ainda que uma subidinha bem leve, eu quase completei 1km, rodando para 5:05. Estava gostoso, as pernas soltas. Cruzando uma pontinha, rumo a saída do parque, o Garmin apita o final do desaqueciemnto, final do treino.
Apertei o botão para que o Garmin largasse de preguiça e continuasse marcando, afinal ainda não tinha chegado no final do contorno. O primeiro km dessa parte extra de treino, foi o mais difícil de todo o treino, e eu pensava nele desde o começo. Era uma subida enorme para saír do parque e chegar de volta á cidade, e eu pensei várias vezes se seria boa idéia ter essa subida no final. Se eu fizesse o contorno no sentido contrário, a subida seria descida e estaria no começo do contorno. Rodei esse km para 5:45 dado que a subida é realmente íngreme. Mas cheguei lá em cima e logo estava recuperado, rodando a lap seguinte, que não deu 1km, e incluia mias subida, para 5:10. E estava no final do contorno.
Parei de correr logo que terminei o contorno, completando 20,7km, quanse uma meia maratona. Ali coloquei o Gamin para marcar uma caminhada e me deliciei com o descanso de andar depois de uma corrida longa. Desci a Bayview até a Eglinton, pensando em caminhar 1km e pegar a bike, pedalar até em casa, uns 3km. Só que começou chover, a chuva aumentou e eu parei na Eglinton com a Mont Pleasant pois estava chovendo muito. Dei pausa no Garmin e comecei a me alongar usando uma lata de lixo para esticar a perna, era a única cois que tinha ali, embaixo da cobertura de uma entrada de um prédio.Coloquei ali o streetview do lugar. Dá até para ver a lata de lixo, redonda, preta ali. Quando a chuva aliviou eu fui no trotinho até o metrô que não tava longe, e ainda assim me molhei. Peguei o metrô, passei no mercado e comprei uma melancia e fui pra galera....