sábado, 3 de agosto de 2024

Longo e volta ao bairro York University Heights

 Na semana passado não teve longo e hoje eu descontei o tempo perdido. Estava afim de fazer o longo, me sentia mais ou menos bem e chegamos a 24 graus de manhã, a temperatura mais quente este ano, que também me motivava. Acho que a gente fica correndo no frio e esperando pela verão tanto que quando a temperatura sobe bastante aí que ficamos feliz, ao mesmo tempo que torramos com o calor. 

Escolhi o bairro York University Heights, que é um barro no limite Norte de Toronto. É longe de casa e preticamente nunca vamos lá. Acho que a única vez foi para o atletismo dos jogos pan-americanos, que aconteceu na Uivesidade York, que basicamente ocula uma grande parte do bairro. Depois que mudamos para o Canada o metrô foi alongado para aquele lado, e hoje em dia ele corta o bairro, com três estações dentro dela. Assim eu já passei lá de metrô umas duas our três vezes, indo para Vaughan. O limite Sul do bairro é formado pela avenida Sheppard, que faz um U de ponta cabeça ali, uma coisa que chama atenção no mapa de Toronto que mostra as principais ruas. Ali a Sheppard, que cruza Toronto de Leste a Oeste, vira pro Norrte e depois lentamente faz a curva e volta ao Sul, voltando a ir para o Oeste, exatamente no lugar onde sairia se continuasse reto ao invés de fazer o U. Ao Sul do U, o que significa dentro dele, temos o Donsview Park e uma pista de avião. Acho que ali é um lugar de treinamento de pilotos, não sei se funciona como aeroporto. Ali dentro também tem uma estação de trem e de metrô juntas. Parece que a extensão do metrô ali usou uma linha de trem que já existia. O limite Oeste do bairro é formado por um riozinho, o Black Creek. Ali tem um parque e trilhas que parecem ser legal, mas como eu vou muito cedo, eu resolvi fazer o contorno pelas ruas. O limite Norte é formado pela Avenida Steeles e o limite Leste pela Dufferin que desaparece depois aparece lá como um acontinuação da Avenida William Allen. A Dufferin também se encontra ali com o campo de aviação, mas ao invés de desviar dela como fez a Sheppard, ela simplesmente acaba na Wilson, a avenida grande ao Sul da Sheppard. Mas a Allen, que é meio uma rodovia mais ao Leste da Dufferin, não é interrompida. Ela passa ao Leste da pista de aviação e depois vira para o Oeste devagar, indo para o Noroeste e basicamente volta a ir para o Norte onde seria exatamente a Dufferin se não divesse parado. Então o nome muda de Allen para Dufferin. O limite Leste do bairro é então mais ou menos metade Allen e metade Dufferin, mas são a mesma rua ali.

Como disse estav esperando pelo longo, e me sentindo mais ou menos bem. Ontem foi Stride Repeat, que era para ter sido na Quinta, mas mudei para a Sexta dado que Quinta estava cansado dos tiros da Quarta. Mas hoje me senti bem e planejei mais ou menos bem o percurso, com um percurso reserva mais curto caso qualquer coisa. Saí as 4:31 e para não chegar na York University ainda escuro, eu resolvi fazer um km antes de começar ir para o Norte rumo ao bairro. A idéia não foi muito boa porque o que não pensei na hora é que isso faria o treino ficar mais longo se eu não conseguisse contornar o bairro em duas horas, o que era provável (se eu tivesse medido a distância, saveria que não teria como completar em duas horas, mas eu geralmente não faço isso, tem sido legal ter que fazer longo maior do que o treino por causa do contonrno do bairro, então eu não ligo).

Nos cinco minutos de aquecimento eu vi que estava bem, e rodei o primeiro km, que era mais ou menos o km 2 para 5 minutos. Estava muito forte, mas gostoso. O próximo km foi para 5:11, pegando subida na Avenue Road, indo para a Eglinton. Na Eglinton o semáforo estava fechado para mim e tinha carros por ali, me obridando a virar nela aon invés de atravessar. Isso me fez pegar mais subida e reduzir o ritmo no vai e volta e a lap 4 caiu para a casa dos 5:20; Na lap 5, pegando descida e plano na Avenue Road, no meio da rua pois não tinha carro, fechei para baixo dos 5min/km, o que me fez pensar que tinha que reduzir pois estava começando a sentir o calor, estava suando bastante.

Passando a Lawrence vieram as laps 6, 7 e 8, todas para 5:15 mais ou menos, e eu estou em cima da ponte sobre a rodovia 401. O próximo km, rumo a Bathurst, é um que costumo fazer mais rápido, correndo no meio da rua depois de bastante tempo na calçada, e rodei para 5:06, chegando na Bathust e já atravessando ela. Laps 10 na Bathurst e 11 viro na Sheppard para a lap 12, ao redor de 5:15 denovo. Ali na Sheppard, indo para Oeste, estou em território novo e percebo que A Sheppard ali é só subida. Uma subida leve, mas que senti. A lap 12 foi para 5:20 e a lap 12 um pouco melhor, para 515.

Na lap 13 comecei a parte do U invertido e em certo ponto passei por um aspersor que estava irrigando um gramado. Eu quase parei para tomar água. Nesse ponto comecei a sentir sede e pensar que tinha que achar água pois com o U invertido começava o contorno do bairro e ainda tinha todo o bairro pela frente. Estava bastante calor, e eu tinha tomado água antes de sair de casa, assim como comido uma tangerina, e duas bananas pequenas. Mas nunca precisei água, então não leve água. Eu fico com sede tal que quando chego em casa de treinos longos, que ás vezes passam dos 20 km, bebo bastante água. Mas mesmo assim minha percepção é de que a sede não é intolerável e não prejudica a performance. No entanto agora, ainda no km 13, estava ficando intolerável. Eu pensei nas fontes, nos bebedouros de água que a gente acha em parques, eu precisava achar um, mas como se a minha rota não apssaria por parques. Mesmo assim fiquei de olho, sabendo que ficar de olho para mim não adiantaria muito, eu só veria um bebedouro se passasse perto dele. Por duas ou três vezes pensei que tinha visto um e fui conferir, mas quando cheguei lá não era.

Nas laps 14, 15 e 16 peguei mais plano e descida e rodei bem, com a 16 para 5:05. Não sei porque a 16 foi tão boa, parece que tava igual as outras. Mas completando a 16 entrei na York University, da rua Sentinel, que ia denovo para o Norte rumo ás avenidas Finch e finalmente Steeles, as duas grandes avenidas Leste-Oeste mais ao Norte de Toronto.
Ali na Sentinel, lap 17 foi quando as coisas começaram a degringolar. A Sentinel tinha novamente subidas que não são fortes, mas dá para sentir quando você está cansado. A lap 18 e 19, chegando no fim da Sentinel, já ao Norte da Finch, rodei por volta dos 5:30,  sofrendo mais, agora visivelmente o ritmo tinha caído e eu não estava surpreso. Sentia calor e sede, e comecei a pensar que teria que adotar o plano B, de parar na estação do metrô que tinha á uns 2 km mais a frente.
Logo que saí da Sentinel e peguei a Pond, rumo ao Oeste, o Garmin apitou final da primeira parte do treino, e a segunda é opcional. Mas o final da volta ao bairro estava longe, eu continuei. A lap 20 foi o final do treino e a 21 foi o primeiro km da parte opcional que fechei com 6:29. O que aconteceu neste km foi que eu percebi que o Garmin não mais mostrava o tempo enquanto eu corria, ele mostrava um texto. Eu pensei que talvez estivesse na tela errada e tentei mudar de tela mas o texto não ia embora. Eu parei ele e comecei andar para ler o texto, mas o texto se foi. Voltei a correr e eis o texto novamente, ao invés do ritmo. Deixei ele marcando e comecei andar para ler o texto, que então com muita difeiculdade vi que dizia que eu devia parar e desaquecer. Isso era só o começo do texto, não consegui ler tudo, a letra era muito pequena. Eu fiquei até um pouco assustando pois realmente estva bastante cansado e pensei que provavelemente ele estava certo, era só um treino e eu tinha completado a parte principal muito bem, não precisava me esforçar daquele jeito que até o Garmin sabia. Eu acho que era um alerta de batimento cardíaco muito alto, mas não tenho certeza. Procurei um pouco na internet e parece que este é o único alerta. Na lap 19, a última da primeira parte do treino, tava 162, o que é mais ou menos comum, e depois ficou nisso ou caiu.  Ms ali eu resolvi andar um pouco, e depois trotinho, e o ritmo nunca volto ou que era antes pois aquela mensagem ficou ali. O segundo km rodei para 6:18, com batimento de 161. Mais 400 metros e eu terminei os 15 minutos de treino opcional e vieram os 5 minutos de desaquecimento. Estva na estação do metrô e decidi que tentaria terminar a volta ao bairro ao invés de pegar o metrô, dado que o trote me fez sentir melhor, mas ainda com bastante sede. Nos 5 minutos de desaquecimento o Garmin mudou a mensagem e eu voltei a andar para ler, esta escrito para diminuir, trotar leve. Fiz o desaquecimento com ritmo de 7:32 pois andei mais e o treino terminou. Nisso eu apertei o botão para o Garmin continuar marcando e a mensagem sumiu. Isso me faz ficar em dúvida que a mensagem era simplesmente relacionada ao batimento cardíaco, pois ela só apareceu duranto o treino que é preparado pelo Garmin. Eu pensei que talvez fosse uma precaulção que o Garmin tem para que ninguém passe mal durante estes treinos e processe o Garmin. 
A Lap 25 foi o primeiro km depois do treino e denovo rodei na casa dos 7. Ali passei a Keele e sabia que tinha ainda uns 6km até o final, mas resolvi continuar, com ritmo leve, cansado, com sede. Ali tinha bastante comércio e eu fiquei de olho para ver se tinha algo aberto àquela hora da manhã. Era difícil ver e eu eacolhi não chegar mais perto para verificar. Perto da lap 26 achei uma Starbucks e não pensei duas vezes, peguei um café grande gelado, com um pouco de creme e sem açucar. Pedi para a moça se estava perto da Dufferin, onde deveria entrar à direita para cerca de 4km finais. Ela disse que estava perto. Eu não conhecia a região e estava meio perdido, só sabia que a Dufferin era uma rua grande, mas tive medo de ter passado ela pois tinha passado umas ruas maiorres. 

Saindo da Starbucks andei bastante para tomar o café e  o ritmo ficou perto dos 9 para a lap 27. Mas a lap 27 foi já na Dufferin, que foi fácil achar pois era muito grande, difícil seria se eu tivesse que ver o semáforo lá do outro lado para atravessar ela. Mas me senti melhor e corri melhor, a lap 28 eu virei para 5:50, já ritmo de treino leve. Só que me sentia cansado mesmo assim. Estava um pouco hidratado, menos sede, mas sem pernas. Eu não pensava mutio nisso mas se pensasse saberia que estava para lá dos 25 km, distância nunca corrida com o Garmin. Na lap 29 passei pela Finch e nas laps 29 e 30 voltei para a casa dos 6 minutos por km. A lap 31 teve 530 metros e eu rodei para 5:59, terminando bem cansado, denovo na Sheppard, ao lado da estação de metrô. Sentia as pernas cansadas e andei um pouco para desaquecer antes de descer para pegar o metrô.

Dentro do trem, que ai para o sul muito vagarosamente, eu senti o estômago embrulhado e pensei em sair do trem, acabei andando um pouco dentro do trem. Me senti melhor e sentei novamente, mas alem do estômago estava realmente cansado. Chegando na St Clair, peguei o streetcar, o estômago ainda embrulhado. Acho que a decisão de colocar creme no café não tinha sido boa, e na verdade eu pensei logo que saí da Starbucks que deveria ter pedido açúcar, não creme. Agora pensei que devia ter pego água ou suco, de fácil digestão. Mas deu tudo certo e eu logo estava em casa, mas sem fome, apenas com muita sede. 

No total deu quase 30km, com muito calor, sem água, meio que vários fatores coincidiram para tornar o treino difícil como foi. Vou procurar um mapa das fontes de água, e também vou precisar medir a distância qunado for em bairros mais longe para estar preparado...

Nenhum comentário:

Volta ao Bairro St. Andrew-Windfields

 Mais uma volta a um bairro. Dessa vez contornamos o St. Andrew-Windfields, bairro que talvez tenha como ponto de maior interesse para nós a...