sábado, 31 de agosto de 2024

Goal Pace Run e volta ao bairro Englemount-Lawrence

Neste sábado o Gamin passou um goal pace run, e um que não é difícil, comparado com o de terça-feira. Na quarta eu descancei e na quinta foi um treino leve com volta na Chinatown. Ontem dia de descanço novamente, e só fiz uma caminhada. Assim, a semana não foi pesada e o treino de hoje, com 20 minutos de goal pace, 15 de aquecimento e desaquecimento, totalizando 50 minutos, pareceu bastante fácil. Provavelmente eu deveria seguí-lo, não cansar muito, dar um tempo... mas eu queria contornar um bairro afinal é Sábado. Foi assim que comecei o Goal Pace às 5:18, com 22 graus e depois de chuva, indo para o Norte, rumo ao bairro Englemount-Lawrence. 

O vairro não tem nada muito especial para a gente, dado que não é muito perto de casa. Um ponto que chma a atenção é que o limite Oeste do bairro segue a rodovia Allen, e com isso passa por algumas estações do metrô, em particular a Yorkdale, que dá acesso ao Shopping Yorkdale, que foi um dos primeiros que fui quando cheguei ao Canadá. Mas o shopping mesmo não fica dentro dos limites do bairro, fica no bairro vizinho do lado Oeste. Mas dado que o limite do bairro descendo pela rodovia Allen é impossível de seguir, eu desci pela Dufferin e o shopping acabou ficando dentro do contorno que corri para contornar o bairro, contorno esse que acabou ficando um pouco maior do que o bairro. Na verdade o limite Norte do bairro, pela rodovia 401, também é de impossível acesso, e fiz ele pela avenida Wilson, também aumentando a área do perímetro contornado. Os limites Leste (na Bathurst) e Sul, foram mais ou menos corretos.

Quando comecei o treino notei que as pernas não estavam tão descansadas, e considerei fazer outro contorno de uns 5 km a menos, e considerei também não fazer contorno nenhum e ficar rodando por perto de casa. Estava indeciso pelo primeiro km, e só quando cheguei no ponto que teria que entrar ás direita para ir para o bairro, continuar reto para ir para o outro bairro, foi queeu por alguma razão entrei à direita e pronto, estava me comprometendo a contornar o bairro, sabendo que isso me levaria a correr bem mais do que o treino em um dia que nem estava me sentindo descansado e pronto para o treino. Só que o treino de goal pace não estava pesando muito, eu meio que estava tranquilo que podia fazê-lo do jeito que desse, ainda que tivesse que correr mais lento do que o goal pace de uns 4:45 por km.
Nos 15 minutos de aquecimento, fechei o primeiro km para 5:23 e o segundo para 5:18 em um ritmo bom ainda que sentisse as pernas um pouco pesadas. Estava pensando em outra coisa quando o Garmin apitou o final do aquecimento e começo do goal pace. Foi uma surpresa não muito bem vinda que aconteceu enquando rumava a Noroeeste pela rua Old Forest Hill, em direção à Eglinton, numa parte de aclive. E foi assim, de forma meio inesperada, que comecei o goal pace. Subindo pela Old Forest Hill já tive que dar uma diminuida chegando na Eglinton, onde o semáforo estava fechado, mas logo abriu. Atravessando a Eglinton, perdi a entrada da trilha curta que tem ali antes da ponte sobre a Bathurst. A trilha dá acesso à Bathurst descendo perto da ponte, mas estava bem escuro e eu não vi a entrada, logo resolvi continuar e contornar um bloco para chegar na Bathurst, onde subiria rumo ao Norte. Antes de chegar na Bathurst fecho o primeiro km do goal pace para 4:32, mais rápido do que o necessário. 

Rumando ao Norte na Bathurst pego subidas e decidas, e luzes de carros que vem para o Sul, mas tento segurar o ritmo, às vezes correndo na rua quando não vejo carros vindo. Fecho o segundo km, ainda mais rápido do que o necessário, para 4:39 e continuo. Na Lawrence pego tráfego e semáforo fechado e paro, aperto o Garmin para parar. Eustou cansado, suado, a temperatura mais quente do que o ideal, mas ainda com disposição para continuar. Logo depois da Lawrence fecho terceito km sem diminuir muito, para 4:41. E quase 300m depois o Garmin apita o final da parte obrigatória do Goal Pace, agora tem mais 5 minutos opicionais que se eu não faço nada o Garmin continua marcando. Isso foi feito e eu continuo ao Norte na Bathurst, rumo a Wilson, sabendo que vou fechar o goal pace antes de chegar lá. Rodo o primeiro km para 4:37 e 23 segundos depois o Garmin apita o final dos 5 minutos e do goal pace. Agora temos 15 minutos de desaquecimento, e eu nem cheguei na Wilson, nem terminei o limite Leste do bairro. E estou bem cansado. 
Logo vem a ponte e eu passo sob a 401. Pouco antes eu passo por um rapaz que ia bem vestido passar sob a ponte também, provavelmente para pegar o ônibus da Wilson, ou fazer algo lá. Não era 6 da manhã ainda, e tudo muito escuro, o rapaz com aparência tranquila e eu com usual receio de passar sob essas pontes dado que a calçada é estreita com grade impedindo que você vá para a rua, lugar ideal para emboscadas. Mas o rapaz devia conhecer a região e as emboscadas e estava tranquilo.

Logo virei à esquerda na Wilson, indo para o Oeste. Lembre que passara ali não muitos dias antes, do outro lado da Wilson, do lado Norte. Agora passando novamente poderia significar não voltaria a passar ali, dado que não haveria mais contornos de bairros por ali. Segui tentando descansar, bastante suado da parte do goal pace, ainda cansado, mas mantendo um ritmo razoável sem fazer esforço demais. Fechei o primeiro km dos 15 minutos de descanço para 5:18, ritmo similar ao aquecimento, e o ritmo se manteve por todo os 15 minutos. 

Seguindo pela Wilson passei sob a ponte onde passa a rodovia Allen, e o metrô, uma ponte bem larga, com muito espaço sob a ponte, muito espaço para emboscadas... mas agora não pensava muito nisso. Do outro lado da ponte lembrei que o contorno do bairro descia lá na Allen, o contorno do bairro passava sobre a ponte também, com o metrô e os carros e eu estava na verdade em outro bairro, a única opção para um corredor. Teria que ir até a Dufferin o que significa uns 800m além do limite do bairro. Na Dufferin eu desci rumo ao Sul e agora a ponte na minha frente era onde passava a rodovia 401, a mesma rodovia da ponte da Bathurst e do cara com café na mão. Mais área para emboscadas. Eu tento evitar passar sob pontes onde passam rodovias, mas são poucas as opçãoes para cruzar uma rodovia, a maioria nos levando para baixo de pontes. Os 15 minutos de desaquecimento terminaram logo antes da ponte e eu apertei o Garmin para ele continuar marcando. Passei sob a ponte e segui ao Sul, correndo bem mas sentindo certo cnsaço. Fechei o primeiro km logo depois de entrar na Renee, indo de volta para o Leste, rumo ao limite real do bairro que decis pela rodovia Allen. Foi um km lento, a 5:29, em parte porque que não conhecia o lugar e estava com receio de errar o lugar da entrada, e na verdade até dei uma paradinha instantânea num momento que pensei estar no caminho errado. 

Da Renee viro à direita na Highland Hill, indo para o Sul novamente, agora paralelo e perto da Allen. Corria bem, numa rua residencial com bom asfalto, com prazer e fechei o segundo km do tempo extra após o treino para 5:04. Logo cruzo a Lawrence denovo, agora correndo um pouco nela e pego a Avenida Marlee, ainda mais perto da Allen, onde fecho o terceiro km para 5:11. 

Já chegando no limite Sul do bairro, entro à esquerda até um parque, esquerda novamente para o Norte, direita cruzando a Allen e passando agora em cima de uma ponte, logo depois às direita numa trilha rumando ao Sul novamente e nesse vai e volta fecho o km 4 do tempo extra para 5:13. O ritmo estava muito bom, mas acho que não bom o suficiente para o km final. Sao da trilha e pego a Briar Hill indo para o Leste, rumo a Bathurst, sabendo que mais ou menos 1 km é o que me separa do final, aperto o passo e tento segurar forte. Mas a Briar Hill tem subidas e descidas, é um trecho difícil, e eu seguro o ritmo acelerado no que parecei a parte do goal pace. Fecho o quinto km bem perto da Bathrust, para 4:50, o que foi meio decepcionante pelo tempo, mas explicável pelas subidas. Logo ali na frente está a Bathurst, onde eu passei rumo ao Norte em ritmo de goal pace não muito tempo antes. E o treino está finalizado, eu com pouco interesse em correr mais do que o necessário para fechar o contorno do bairro. 

Dali emendei uma caminhada na Bathurst indo para o Sul e logo virando à eesquerda para acompanha a belt-line, planejando pegar uma bike numa estação conhecida ali, dado que até em casa ainda tinha uns 4km. Mas só tinha uma bike e eu só tinha andado 500m, deixei a bike e segui andando, sem plano onde pegar bike data do que não conhecia outra estação por ali. Cheguei na Eglinton e resolvi ir nela para o Leste quando lembrei de uma estação de bike antes da Avenue Road. Mas a Avenue veio sem a estação de bike e eu continuei na Eglinton ja que agora conhecia umas duas estações de bike não mutio longe. Na primeira tinha 5 bikes, 2 eletricas, nenhuma das 5 funcionando. Eu já não estava longe do metrô, que agora já era uma oção atrativa. Mas cheguei em outra estação de bike, onde consegui pegar uma. Dali foram pouco mais de 2 km pedalando até em casa para uma manhã que acabou sendo gostosa e terminou no supermercado com a compra de uma melancia que acabei não comendo ainda...


Nenhum comentário:

Volta ao Bairro St. Andrew-Windfields

 Mais uma volta a um bairro. Dessa vez contornamos o St. Andrew-Windfields, bairro que talvez tenha como ponto de maior interesse para nós a...