sábado, 10 de agosto de 2024

Progression Run, longo e volta ao bairro Bathurst Manor

 Depois de uma semana mais ou menos leve, eu transformei o progression run em um longo para poder dara a volta a mais um bairro: Bathurst Manor. Na terça teve um treino de tiro que acabei não fazendo inteiro, e na quinta o Garmin passou um treino leve. Na Quarta e Sexta eu descansei, o fato de não ter feito o treino inteiro na Terça me disse que eu tinha que descansar. Em geral parece que as pernas estão pesadas, e não tem mais aqueles dias onde o treino começa bem, livre, leve e solto, sempre as pernas estão meio cansadas... Só que os tiros de 4 minutos que fiz foram abaixo dos 4/km, ou seja, o ritmo tem estado bom. O longo de hoje também, com média de 5:11/km não foi ruim. Mas sei lá, parece que precisa dar um reset, ficar umas duas semanas parado talvez. O problema é que nessa latura do campeonato eu não quero parar o treino para a meia de Chicago. Enfim, estou pensando em focar nos longos ao mesmo tempo que continuo fazendo o treino do Garmin, mas tentando manter ele o mais leve possível. E desencanar com tempo bom em Chicago, pois sinto que seria difícil. Vamos levando um dia depois do outro.

O bairro Bathurst Manor fica no meio dos dois bairros que contornei nas duas semanas anteriores, então estava difícil não fazer ele hoje. Apesar disso eu escolhi um bairro mias perto, como plano B, dado as dificuldades da semana passada. Eu memorizei onde tinha água e banheiros também, caso precisasse. Só que eu culpo o calor pelo treino difícil da semana passada, e hoje estava 18 graus, uma tempoeratura boa, e eu na verdade estava confiante de que o mesmo não aconteceira denovo.

Não tem muito o que falar do bairro Bathurst Manor, ele fica longe de casa e não é um lugar conhecido para a gente. A estação Sheppard Oeste do metrô tem uma entrada no bairro, mas acho que a estação mesmo fica no outro bairro ao Sul. A face Oeste do bairro é a Sufferin, da Sheppard até a Steeles, limite Norte do bairro e também de Toronto. O limite Leste do bairro que é o limite Oeste do bairro Westminter-Branson, que é o braço Oeste do rio Don, e que eu fiz na maior parte pelas ruas ao invés de tentar pegar trilhas acompanhando o rio. A fronteira Sul é a avenida Sheppard. É interessante que o bairro tem Bathurst no nome, dado que a avenida Bathurst passa dentro de uma pontinha dele, enquanto que é uma grande parte do limite Leste do bairro Westminter-Branson, que não tem Bathurst no nome. No meu percurso, eu não fiz a pontinha do bairro, que fica no Sudeste, e ao infés disso eu corri pela Bathurst, pois estou cada vez mais desistindo de me perder em ruazinhas pequenas só para seguir os limites dos bairros de perto. A pontinha que o bairro tem é porque ele segue o rio, então nem tem jeito de fazer ela corretamente.

Depois de assistir a maratona masculina nas olimpíadas, saí para o treino as 4:58. A idéia era usar cautela e não rodar forte, e na verdade eu pensar em ir devagar e terminar o treino inteiro. Ainda mais que o treino não era bem um longo, era um aquecimento de 5 minutos, treino leve por 1 hora, aumenta o ritmo para ritmo de corrida por 10 minutos, e então aumenta o ritmo ainda mais por mais 5 minutos, com 5 de desaquecimento. Essa parte final, o progression run, me fazia que tinha que ir devagar no começo. O total seria 1h25m de treino e eu sabia que não seria suficiente para dar a volta ao bairro, e na verdade eu calculei mentalmente com boa precisão onde o treino terminaria.

Estava me sentindo bem mas segurei um poujco e o ritmo foi de 5:32. Seria legal segurar entre 5:30 e 5:40/km, mas já no primeiro km, lap 2, rodei para 5:15. Estava abaixo do limite de 5:20/km sugerido pelo Garmin, e ele ficava me avisando que estava mais rápido do que deveria. Talvez por isso me sentia mais cansado que usual esses dias todos. A lap 3 voltou para 5:32 por causa do cruzamento com a Eglinton, subindo a Avenue Road. Eu diminui o ritmo chegando na Eglinton para esperar o semáforo abirr, e ele abriu mas mesmo assim eu acabei cruzando devagar pois um ciclista vinha atravessando de lá para cá e eu não vi ele até bem perto. Mas nenhum incicente e eu continuei. A lap 4, pegando plano e um pouco de descida na Avenue Road, foi para 5:04, bem mais rápido do que o planejado, mas eu não olhei o cronômetro e nem sabia, estava apenas correndo num ritmo confortável. Lapa 5 para 5:14, e na lap 6, inteira de subida depois da Lawrence, caiu para 5:26. Só que não senti a subida, estava correndo bem e não olhava o cronômetro.

Depois a lap 8, inteira depois de rodovia 401, foi para 5:12, num trecho de ruas residenciais onde geralmente o ritmo é bom. Chegando na Bathurst eu não consegui atravessar. Ali tem construção do lado direito e a calçada entra num parque, que àquela hora estava bem escuro, tal que seria melhor subir a Bathurst pela calçada do lado Leste/esquerdo. Mas não deu e eu não quis parar e corria na calçada agora com a construção (tipo, galera arrumando a rua, mas estão lá faz um tempão) bloqueando a passagem para o outro lado da Bathurst. Tem dois parques, e deois do primeiro eu achei uma abertura para atravessar a rua, que estava sem carros.
Chego na Sheppard e entro nela rumo ao Oeste. Ali eu lembro da semana anterior, quando já sentia sede e calor, e o leve e continuou aclive na Sheppard se fez sentir claramente. No entando hoje foi bem diferente, mantive o ritmo e pouco senti o aclive, estava bem. Coloque o Garmin para mostrar o tempo total, 54 minutos. Com 1h5m o treino leve terminaria, fiz as contas e ficou claro que seria mais ou menos meio caminho entre a Sheppard e a Finch, subindo pela Dufferin. Pensei em diminuir um pouco, lembrando que depois dos 15 minutos mais rapidos ainda teria varios km para terminar o contorno do bairro. Mas o ritmo não mudou muito e fechei a lap 12, subindo uma ruazinha calma paralela à Duferin, para 5:13. Ali, por um km indo para o Norte da Sheppard, a Dufferin é continuação da Allen, que é uma rodovia, e só tem calçada do lado Oeste. No lado Leste não tinha calçada para correr, mas tem uma ruazinha paralela, e bem próxima da Dufferin. A ruazinha termina basicamente uns 5 metros do lado da Dufferin, indo paralelamente ao Norte, e ali a Dufferin começa a ter calçada e continuamos ao Norte pela Dufferin. Pouco antes de chegar ali o Garmin apitou para aumentar o ritmo, que não deu para ser aumentado muito pela confusão da troca de ruas ali. Mas assim que pisei na calçada da Dufferin, coloquei um ritmo bom e fechei o primerio km para 4:43. Estava chegando na Finch e infelizmente o semáforo estava fechado, e em ritmo rápido eu não queria entrar na Finch que eu nem sabia se tinha calçada. Apertei o Garmin para esperar o semáforo, mas não esperei, lego vi que não vinha carro, apertei o Garmin denovo e continuei no ritmo anterior, trocando os óculos pouco deopis. Fechei o segundo km para 4:47 sem sentir muita dificuldade e fiquei esperando o Garmin apitar para aumentar o ritmo ainda mais, o que acontedeu logo. Aumentei o ritmo e tentei correr bem rápido, mas solto, sem cansar. Mas logo estava cansado e o ritmo diminuiu, e eu tentei aumentar novamente. Enfim, fechei o km para 4:22, e fechei os 5 minutos logo depois de chegar na Steels, onde virei às direita, indo para o Leste. Agora os 5 minutos de desaquecimento, eu trotava na Steeles e entrei na Hidden Trail à direita denovo, indo agora para o Sul. Me sentia cansado, mas feliz com o desempenho e o fato de que de agora em diante não era treino mais, era só o contorno do bairro. Rodei o desaquecimento para 5:18 e apertei o Garmin para ele continuar marcando. Numa rua residencial, bem asfaltada, legal para correr, fechei o primeiro km do period pos-treino para 5:14, me sentia cansado mas estava mantendo o ritmo. Peguei trilha, sai dela, entrei noutra, passei embaixo da linha de transmissão, o sol já tinha nascido. Indo ao Sul, cheguei na Finch e agora cruzei direto e segui na Finch ao Oeste, fechando o terceiro km pós treino e logo depois entrendo á esquerda na Wilmington, e sofrendo com subidas. O quarto km do pós treino teve bastante subida e fechei para 5:23. Estava cansado mas sabia que o final estva perto. Os km 5 e 6 foram em ruas residenciais, livre de carro, correndo no meio da rua, e eu consegui segurar o ritmo alto, fechando esses dois km para sub 5min/km. Fechando o km 6 já estava na Bathurst novamente e correndo para o Sul na Bathurst logo cheguei na Sheppard para fechar o bairro. Num momento de reflexo, vendo o semáforo aberto, cruzei a Bathurst indo na Sheppard paara o Leste, onde encontraria a estação Sheppard do metrô em 2 km. Pensei que seria melhor descer a Bathurst e pegar o ônibus, afinal o metrô sempre para nos finais de semana e coloca ônibus, e eu não queria pegar ônibus descendo a Yonge. 

Parei o cronômetro, parei de ir a Leste na Sheppard, voltei, cruzei a Sheppard para o Sul, depois a Bathurst e estava novamente no lado Oeste da Bathurst, indo para o Sul, onde o plano era andar um pouco depois parar e pegar um ônibus. Andei um pouco e logo que passei um ponto de ônibus, olhei para trás e o ônibus vinha vindo, voltei correndo e peguei ele. O resto é historia...

Nenhum comentário:

Volta ao Bairro St. Andrew-Windfields

 Mais uma volta a um bairro. Dessa vez contornamos o St. Andrew-Windfields, bairro que talvez tenha como ponto de maior interesse para nós a...