sábado, 17 de agosto de 2024

Longuinho e volta ao bairro Clanton Park

 Outro Sábado e lá fomos nós. O Garmin passou um longo de 2 horas, e eu estava pronto para ele, mas quando coloquei os pés na rua senti que as pernas estavam cansadas. Fazia sentido, tanto o treino na terça e na quinta foram pesados, e com longa distância, O de terça-feira chegou perto dos 16km e o de quinta passou dos 10km. E foram bons treinos. Na sequnda, que foi treino leve, também passei dos 12km. Quarta e Sexta, ontem, fiquei parado, mas mesmo assim hoje vi que o descanso não foi suficiente. Fazia sentido que hoje eu estava cansado, e eu senti isso bem no começo do treino, tal que pensei em adiar para amanhã. Mas fui continuando e concluindo que daria para fazer um meio longo, um longo meia boca, e que eu devia fazer o treino. 

Depois dos 5 minutos de aquecimento, que comecei bem perto das 5 da manhã, vinha 1h20 de corrida leve, depois mais meia hora adicional se eu quisesse, terminando com 5 minutos de desaquecimento, para um total de 2 horas. Isso geralmente dá mais de 23km e eu sabia que seria difícil correr essa distância, e provavelmente não seria prudente, eu tinha que descansar mais para fazer esse tipo de longo.

Passei o primeiro km para 5:22 (lap 2), o que não era ruim, mas as pernas estavam pesadas e eu sentia cansaço, não estava livre, leve e solto. Pensei que devia maneirar mais, ir tranquilo, dentro do plano no Garmin que é correr abaixo dos 6min/km, e eu estava bem abaixo. O próximo km, com a subida da Avenue Road e o cruzamento da Eglinton, rodei para 5:29, oq ue achei bem bom, sem deixar de notar que a meia média dos longos tende a ser abaixo dos 5:15. Notei também que estava bem calor e que eu estava suando bastante e lembrei que não tinha água. 
O plano A seria dar a volta no bairro Donwview, um bairro bem grande que provavelmente demandaria as 2 horas de treino, talvez mais. Mas ali, subindo a Avenue Road, eu já tinha decidido que faria o plano B, o bairro vizinho, o Clanton Park que tinha o contorno muito menor, mas mesmo assim não tão curto. Até pensei nos bairros ainda mais próximos, mas não tinha memorizado o contorno de nenhum. As pernas pesadas, pensava que era dia de descansar e pronto. O terceiro km, já chegando perto da Lawrence, rodei para 5:12, que era muito bom, mas tinha pegado descida e plano e num dia bom estaria rodando sub 5 e feliz. O ritmo não estava de forma alguma ruim, ams eu estava cansado, sem pazer. Bem, não estava tão ruim, simplesmente um dia que não tava rendendo e eu estava convencido que precisava ter descansado mais, e que não fazer o longo como deveria seria beneficio para o treino, não seria ruim. 

A lap 4, próximo do km 5 no total, km 4 depois do aqueciemnto, e a lap 5 rodei por volta dos 5:30 e estava chegando na avenida Wilson. Tinha decidido cruzar a Wilson e passar sobre a rodovia 401, rumar para o Oeste até a Bathurst e voltar para o Sul até a Wilson, pegar ela para o Oeste. Cruzar a Wilson e depois voltar para ela seria fazer uma volta desnecessária, mas com isso eu passaria por cima da rodovia 401, e não por baixo. Passar embaixo da 401 significa passar sob pontes longas, algumas vezes escuras, em calçadas estreitas e sem ninguém, o que acho bom evitar. Mas quando cheguei na Wilson o semáforo tinha acabado de fechar e eu não pude cruzar ela. Resolvi virar à esquerda na Wilson e seguir para o Oeste, iria então passar embaixo da 401, mas pelo menos o caminha seria mais curto.

Quando cheguei na 401 não foi tão rui, pois embaixo da ponte estava limpo e com bastante luz. Mas eu fiquei impressionado com a largura da ponte. Ali o Garimn inevitavelmente se perde um pouco. Logo depois da ponte chegamos na avenida Bathurst, que estava fechada, tal que carros só podeia ir ao Sul nela, não ao Norte. A gaçera estava começando os preparativos para o Teaste of Manila, um festival de comida da Filipinas, onde eles basicamente fecham a rua e tem um mont ed ebarracas vendendo comida típica, também com outras coisas tipo música e dança. Muito bom, pois foi fácil passar a Bathrust e continuar pela Wilson, rumando para o Oeste, e pouco depois completo a lap 8 com ritmo bom de 5:18.

Ali na Wilson, estava no limite Sul do bairro Canton Park. Mais a frente, a Oeste, ficava a estação Wilson do metrô, uma estação que quase numca desci nela, mas passei por ela várias vezes, de metrô. Mas fora isso o bairro não tem muito em termos de ponto de referência para a gente. O Limite Oeste do bairro é todo quebrado, passando por dentro da área de um aeroporto, ou campo de aviação, ou treinamento, que tem ali. Decidi que o contorno Oeste seria a Wilson Heights Boulevard. O nome Boulevard dá a idéia de uma rua pequena, mas é uma avenida bem larga, com calçada apenas no lado Leste, por onde fui rumo ao Norte. Paralela, do meu lado esquerdo, subia a rodovia Allen, que logo terminaria e passaria a se chamar Dufferin, ao Norte da Sheppard. Antes de chegar na Sheppard, completo as laps 9 e 10, e logo depois de entrar na Sheppard completo a lap 11, todas a 5:21. O ritmo não era ruim, mas denovo, eu não me sentia livre, leve e solto, e na verdade queria acabar logo.

Na Sheppard, rumo a Leste, voltando para a Bathurst, completo a lap 12 com 5:19 já bem perto da Bathurst, onde virto à direita para fazer o limite Leste do bairro, o último lado. Por causa do festival Filipino na Bathurst, ela tinha bem pouco carro e logo eu comecei a rodar na rua ao invés da calçada, o que fez o ritmo cair para 5:10 na lap 13.

Correndo ao Sul pela Bathurst logo cheguei na área do festival, e encontrei um pouco de tumulto, gente indo pra lá e pra ca na rua, tal que tive que alternar entre rua e calçada e o ritmo da lap 14 caiu um pouco para 5:17.

O ritmo melhorou pois eu sabia que ia parar assim que chegasse na Wilson, e na lap 14 já estava quase de volta à Wilson, completando o contorno do bairro. No entanto, com o festival, não tinha ônibus descendo a Bathurst rumo ao Sul, que seria o meu ônibus para voltar para casa. Para na Wilson com a Bathurst era meio complicado, eu teria que pegar o ônibus da Wilson, ou descobrir onde o da Bathurst tava passando. Assim, quanddo cheguei na Wilson eu virei à esquerda nela, e rumei para o Leste, passando novamente sob a 401 e seguindo rápido pois a ideía era parar logo e andar até a Yonge, onde pegaria o metrô. Parei logo depois da lap 15, que fechei para 5:13, completando quaase 15 km, mas sem nem mesmo chegar no final da parte obrigatória do treino. Mas estava contente com a estratéfia pois hoje era um dia que parecia que o longo de 2 horas seria mais detrimental do que ajudaria. A idéia é descansar e que os longos voltem ao normal. No final de semana que vem tem 10km na ilha, no dia do longo, então enfim, vamos ver.

Nenhum comentário:

Volta ao Bairro St. Andrew-Windfields

 Mais uma volta a um bairro. Dessa vez contornamos o St. Andrew-Windfields, bairro que talvez tenha como ponto de maior interesse para nós a...