sábado, 24 de agosto de 2024

Corrida Super Power

 Mais uma vez fomos na corrida Super Power, que acontece na ilha de Toronto. Ao contrario do ano passado, dessa vez fomos cedo e pegamos a primeira balsa, ficando um tempão esperando na ilha. A largada foi pontual, com muita gente fantasiada, mas com apenas pouco mais de 200 corredores. 

Como eu tinha rodado quase 20km no longão de ontem, eu estava sem muitas expectativas e queria correr tranquilo, dado que não valia a pena sofrer pois cansado não iria bem mesmo.
Saí devagar, meio encaixotado no povão, mas como eu larguei bem na frente logo estava rodando no meu ritmo normal, com pouca gente ao redor, o que me fez prestar mais atenção em quem estava ao meu lado desde o começo, com o objetivo de não errar o caminho. 

Logo reparei numa moça que corria fantasiada de mulher maravilha, ou qualquer coisa assim. Ela corria muito facilmente, olhando o celular, ajeitando a saia que era parte da fantasia, e o ritmo para ela parecia muito fácil. Ela acabou sendo a pessoa que eu segui depois de uns 2 km. Mas, assim como ela corria fácil, ela também não parecia muito preocupada com o tempo, e no posto de água ela andou para beber água, e eu a passei. Mas logo ela me passou, mas veio o posto de água novamente e eu a passei novamente. Isso era já pelo km 5, e eu comecei a seguir um garoto de 11 anos (eu vi depois nos resultados que ele tinha 11 anos). Ele não corria fácil como a garota, mas estava no meu ritmo. 

Eu saí rodando pouco acima dos 4:30, um ritmo acima do esperado mas que estava parecendo tranquilo. Isso foi até o km 4, e o ritmo caiu para a casa dos 4:40. Eu começava a me cansar e o calor parecia afetar o desempenho também. 
Por volta do km 6 ajuntamos com o pessoa dos 5 km, e eu que estava acompanhando o garoto de 11 anos logo o perdi pois começou a ficar tudo muito congestionado pois o pessoal dos 5km estava num ritmo bem abaixo do meu. Do km 6 ao 9 foi mais ou menos assim, sempre gente ao redor dos 5km, em geral eu sendo mais rápido que eles e procurando lugar para passar, o que acho que talvezs tenha afetado o meu desempenho. 

É difícil dizer se quando somos forçados a diminuir o ritmo o desempenho é afetado pois a gente dá uma descansada com a diminuição de ritmo, depois puxa bem o ritmo que talvez compense pela diminuição, e algumas vezes eu penso que dependendo da situação, o ritmo final pode ficar até melhor. Mas sei lá. 

Por volta do km 9 eu presenciei um acidente onde um ciclista caiu depois de trombar com um corredor, o que fez com que o corredor parasse e eu o alcançasse. Era o garoto de 11 anos, que pediu desculpas para o ciclista, mas tinha vários outros corredores ali e o consenso parecia que o ciclista estava errado dado que a galera começou a ficar brava com o ciclista, que inicialmente estava bravo com o garoto. Eu não consegui ver o que aconteceu, mas vi o ciclista no chão dado que aconteceu logo na minha frente, mas não muito perto e por isso eu não vi. De minha parte eu continuei seguindo o garoto de 11 anos. 

Logo ele passa por um pai e filho correndo juntos, o filho de uns 5 anos, bem novo, bem pequeno o garoto. Ele sai correndo e se mantem na frente do garoto de 11 anos, e os dois começam uma meia disputa e eu vou meio seguindo, o ritmo forte para mim. Mas o garoto de 11 anos não se matou, logo ele administrou a situação e só acompanhou o garoto de uns 5 anos. Logo também viramos à direita rumo a linha de chegada, uns 150 metros adiante e o garoto de 11 anos então aumentou o ritmo e deixou o de 5 para trás. Eu notei que tinha energia para segui-lo, e de fato passá-lo, mas quando chegui do lado dela comecei a dizer para ele continuar forte. Me vendo ele tentou aumentar, e eu diminuí pois pouco não estava ali para competir com um garoto de 11 anos. Logo cruzamos a linha de chegada e dei os parabéns a ele. 

Fechei com 46:55, 3 segundos a menos no chip, e 1 minuto a menos que a mesma corrida no ano passado, quando sofri com o calor também e com a falta de treino devido aquela dor comum na panturrilha. Em 2023 fechei com 47:55. Mesmo esse seria um tempo que consideraria bom hoje, dado que estava sendindo as pernas cansadas. Mas foi bom melhorr, e terminar bem, sem estar exausto. Tinha ficado em terceiro na categoria no ano passado, e neste ano fiquei em primeiro. Minha impressão foi que tinha menos corredores este ano.

E com isso seguem os treinos para a meia de Chicago.


Nenhum comentário:

Volta ao Bairro St. Andrew-Windfields

 Mais uma volta a um bairro. Dessa vez contornamos o St. Andrew-Windfields, bairro que talvez tenha como ponto de maior interesse para nós a...