domingo, 28 de julho de 2024

Carnival Run

 Ontem, Sábado, participei da corrida de Carnaval, de 10km que acontece nas margens do lago Ontario, seguindo a trilha. Eu já tinha corrido em 2022, depois me inscreevi e perdi a corrida em 2023 (eu pensei que era no domingo mas era no Sábado), e neste ano fui denovo. É uma camise legal, lembra um pouco a cultura nossa pois é organizada pelo pessoal que tem raízes no Caribe. Eles tem os carnaval deles também... Mas a corrida é normal, beneficiente, com poucos gastos, feita sem fechar ruas, com precária marcação.... mas tende a ser legal. 

Acordei cedo no sábado e fui até a largada de bicicleta. Na Sexta eu não corri, tal que no Sábado estava me sentindo okay, nãoperfeito mas okay o suficiente para até pensar em ir correndo até lá, o que daria mais de 10km. Mas desisti, o sol já tinha saído, não seria muito prazeroso correr naquela hora. O tempo estava meio nublado mas o sol saia de vez enquando. Temperatura de uns 20 gruas. 

Sempre que vou de bicicleta até a largada tenho medo de chegar lá e não ter lugar par aestacionar. Então resolvi parar bem antes da largada, uns 2km antes, e chegar lá correndo, dado que tinha tempo. Essa ddistância foi porque eu não sabia onde eram as estações direito, a não ser perto da largada. Essa que eu sabia era uns 2 km. Se eu vou de bike até a largada e não tem lugar para colocar a bike, complica pois eu tenho que sair procurando, e sem celuar que posso consultar onde são as estações, como que vou procurar? Em casa eu tinha olhado que havia vagas em duas estações lá, mas pra chegar de casa até lá vai quase 1h e alguem podia ter pegado as vagas, dado que muitos corredores podem decidir usar bike ao mesmo tempo. Enfim, estava com as pernas boas e não valia a pena correr o risco.

Cheguei na largada trotando, estava meio suado pois estava meio calor. Era umas 7:50 e a corrida era para começar às 8:15. Coloquei o numero e fiquei ali esperando. As crianças se alinharam para a prova infantil pouco depois das 8h, e eu fiquei ali olhando. O tempo passou, 8:15 chegou e passou e as crianças ali ainda. Os adultos já estavam aglomerando ali perto da largada também. Uma mulher veio no alto falante e mandou a gente voltar para a área do monumento, onde estava rolando umas músicas, para nos aquecer. O pessoal ficou meio sem entender, mas diante da insistencia da mulher repetindo a instrução, comelaram a se mover, e eu fui junto. Me estacionei sob uma árvore meio longe do palco, que era um monumento, e fiquei me esticando um pouco. Teve música e aquecimento, eu eu fiquei por ali, onde também hvia um group de 4 rapazes Brasileiros. Logo voltamos para a área da largada, e dá-lhe chá de cadeira. As crianças largaram pouco depois das 8:30, e às 8:51 foi a nossa vez. 

Eu saí mais ou menos na frente mas não muito na frente. Ainda tinha muita gente na minha frente e eu trotavalentamente no começo, com a trilha sendo estreita e várias pessoas passando pela grama. Mas o sol já ia alto, minha visão não era das melhores e eu resolvi rodar devagar mesmo ali acompanhando a galera. Mas devagar espaços foram se criando e eu passava uma pessoa aqui ourtra ali, e quanto mais passava mais espaço se criava. Antes do primeiro km, por volta dos 500m segundo o Garmin, eu já estva rodando sub 5min/km e por volta do primeiro km eu já rodava sub 4:30. Mas fechei o primeiro km com 5:16.  O segundo foi para 4:31, e eu me sentia bem, ainda passava gente aqui e ali. Por volta do terceiro km já fiquei com medo de ficar sozinho e prestava muito atenção naqueles na minha frente. 
Nesta altura da prova eu corro até alcançar alguem, depois fico com a pessoa até ver outra pessoa na frente, e aí passo e fou até o próximo corredor, até ver mais um lá na frente... e assim vai, tal que eu esempre estou meio que seguindo alguem. Nisso o ritmo ás vezes diminui pois sigo uma pessoa mais lenta, com medo de passar e não achar ninguém na frente. 

Passei o km 5 para 4:49, num desses momentos que não só estava acompanhando um sujeito que estava abaixo do meu ritmo, mas também passamos por um trecho de grama e piso irregular, o que é sempre complicado para mim. Mas sempre segui o sujeito, e passei ela por volta do km 6, quanod uma moça passou a gente e eu segui ela. O ritmo dela tava bom, mas logo a gente chegou numa parte estreita que eu tive  dificuldade por causa das bikes que vinham na direção oposta e a falta de confiança onde eu pisava. A moça se foi e por um momento eu fiquei sozinho, até encontrar um rapaz que eu tinha visto antes, e devia ter dado uma andada, fazendo com que eu o alçançasse. Estava num ritmo bom e eu fui com ele. Logo estávamos passando a galera dos 5km que ia bem devagar, e passei muita gente enquanto seguia ele. 

Por volta do km 8 eu passei o sujeito, e daí para frente apertei o ritmo. Me sentia cansado, com calor, muito suado e sem ter tomado nenhuma água pois no começo não quis, depois não vi até chegar bem perto, e resolvi não pegar. No km 9, correndo sozinho, passando bastante gente dos 5km, eu fechei para 4:38. E o último km, que o Garmin disse ter só 870m, eu rodei para 4:32. Terminei já cansado, bem cansado por tentar segurar o ritmo nos dois km finais, com um ritmo médio de 4:44 segundo o Garmin, mais rápido segundo a organização que disse que tinha 10km. Terminei com 46:42, o que foi um tempo bom, dado que o percurso não é bom para tempo para mim devido a ter dificuldades correndo sozinho. 
Cruzando a linha de chegada, peguei a medalha e uma água, e saí andando devagar, descansando, até meio que trombar com a fila do café da manhã. Não sabia, mas só podia ser do café da manhã e eu entrei na fila. Logo peguei minhas duas panquecas, melão, melancia, e comi tudo com a água que tinha. Ainda sentia sede e voltei para a largada, agora já menos cansado, para pegar mais uma água. 

Dali resolvi andar até a rua Queens, e lá pegar um streetcar de volta para casa. Todo molhado, suado, cheirando mal, peguei o streetcar, depois o metrô e antes de chegar em casa comprei um sandwiche no McDonalds pois ainda tinha fome. A notie tinha planejado o longo de hoje, que não aconteceu pois acordei tarde, resultado de ficar assistindo a luta até de madrugada. Podia fazer o longo, que na verdade é uma Progression Run, amanhã ao inves do treino leve, mas acho bom ir devagar, vou fazer o treino leve mesmo...

Nenhum comentário:

Volta ao Bairro St. Andrew-Windfields

 Mais uma volta a um bairro. Dessa vez contornamos o St. Andrew-Windfields, bairro que talvez tenha como ponto de maior interesse para nós a...