terça-feira, 13 de agosto de 2024

Treino Leve e volta ao bairro Lawrence Park North

 Ontem eu acordei meio animado e dado que o treino leve era de 1 hora eu imaginei que seria uma boa oportunidade para dar a volta num bairro. O Lawrence Park North é um bairro que tenho estado de olho pois ele é fácil e eu tinha decorado o contorno dele quase que sem querer. E pelas minha contas, era o bairro ideal para um treino de 1 hora. 

O bairro fica ao norte de onde estamos e a avenida Yonge cruza ele, com a Lawrence sendo o seu limite Sul. Temos a estação Lawrence do metrô dentro dele, uma estação que nunca frequentamos a não ser algumas vezes que aconteceu de meu treino terminar lá por perto. Eu usei a Avenue Road como o limite Oeste, que é uma avenida onde corri muitas vezes, uma das razões sendo que ela cruza a rodovia 401 passando por uma ponte sobre ela, enquando que outras como a Yonge e a Bathurst passa por baixo, o que é meio ruim, escuro, se você tá correndo a noite, fora que eles lugares perto de rodovias são mais suspeitos, melhor evitar. Só qu eo limite do bairro não é bem na Avenue Road, ele é entre a Avenue e outra paralela. O limite Norte do bairro é mais ou menos na rua Brooke, e o Leste passa fora de ruas e eu fiz por uma ruas pequenas. 

Eu comecei subindo a Yonge meio sem saber se contornaria o bairro, resolvi decidir quando chegasse na Eglinton. Basicamente se o semáforo estivesse fechado eu viraria para o Oeste na Eglinton, mas se tivesse aberto cruzaria a Eglinton e continuaria até a Lawrence onde começaria o bairro. E foi sso que acabei fazendo. Com pouco mais de 4 km estava na Lawrence, peguei ela à esquerda e rumando para o Leste comecei o contorno do bairro. 

O ritmo estava abaixo do que costumo fazer nos longos, por volta dos 5:30, e eu queria manter lento para não cansar muito, dado que o treino era de uma hora e eu tenho me sentido mais cansado do que gostaria. Virando na Lawrence comecei a contar 6 ruas para entrar para o Norte na sétima. Corri a Lawrence sempre na rua dado que não tinha carro, tinha começado por volta das 4h da manhã e ainda era bem antes das 5h.

Ali na parte Leste do bairro fechei a lap 7 que marcou o final dos 30 minutos de treino leve, depois de 5 minutos de aquecimento. Peguei uma ruas de volta para o Oeste e logo estou de volta na Yonge e nela rumo ao Norte. Mas pouco deveria correr na Yonge porque o limite Norte do bairro era logo ali, e eu tinha que entrar a Oeste num pedaço de trilha que tem ali num parque. Fazia tempo que eu não via a trilha, mas eu pensava que eu sabia bem onde a sua entrada estava. Em certo ponto eu comecei a descer o morro, rumo a estação York Mills do metrô que fica lá embaixo no vale, e vi ali algo que parecia uma trilha, mas achei que não era a minha trilha e continuei na Yonge. No entando do lado esquerdo começou uma parede tal que não tinha como entrar mais à esquerda. Eu pensei rápido, imaginei que o que tinha visto era mesmo a trilha e se eu continuasse na Yonge não conseguirira mais entrar à esquerda até chegar lá embaixo. Parei e voltei, peguei a trilha que tinha visto, mas logo notei que aquilo não era trilha, era simplesmente uma calçada de acesso às casas que estão ali. Mas continuei e logo a calçada terminou num lugar muito escurto, e eu voltei rápido, não podeia ser ali. Mas eu estava convencido que não era antes também, então voltei para a Yonge e voltei a descer o morro. Perdei um pouco de tempo ali, num vai e volta, as vezes andando, mas não muito tempo. Descendo a Yonge logo a parede se foi, uma rua apareceu e logo a trilha que eu queria apareceu também, bem evidence, eu tive certeza que era a trilha certa dessa vez. Entrei nela, cruzei um parque mutio escuro, com uma curvas, mas um pedaço bem curto. Logo estava na rua denovo, ou melhor 2 ruas. Era uma bifurcação e eu não lembrava qual tinha que pegar. Quando você olha no mapa tudo parece muito claro e você não presta atenção no mapa, não se dá conta que precisa decorar que ali tem uma bifurcação e você tem que pegar à esquerda. Lá na hora eu pensei, e pegar à esquerda parecia me levar para o Sul (mas na verdade ia para o Oeste, como eu queria, só que o trilha torta escura me fez perder o senso de direção), então peguei à direita, e acabei indo para o Noroeste quando pensava que ia para o Oeste. Isso me fez sair fora do bairro e fui parar lá na avenida Wilson que seria o limite Norte do bairro vizinho. Mas quando cheguei lá e notei o erro, era tarde de mais e eu estava bem conciente que correria bem mais do que precisava. Subi a Wilson até a Avenua Road e peguei ela para o Sul, para chegar na Brooke, onde deveria ter saído. Foi uns 2km a mais. Pouco depois da Brooke era a lap 11, o final do treino, e com a lap 12, o final do desaquecimento eu estava de volta na Lawrence. Viro à esquerda, rumo ao Leste e pouco mais de 1km até a Yonge novamente. 
Estava meio decepcionado que pensava que conhecia tão bem o contorno e no entando tinha me perdido mais do que em qualquer outro bairro. Mas me sentia bem, pelo menos. Andei, indo para o Sul na Yonge, decidido a pegar uma bicicleta. Com 1km de caminhada cheguei na Sporting Life, e tinha uma única bike na estação ali, peguei ela e voltei para casa. E como o dia estava para pouca sorte, eu passei em tres estações cheias até achar uma, a quarta, com lugar para deixar a bike. A galera da bike trás bike para as estações perto de casa e enche elas de manhã cedo, praticamente todo dia.

Apesar do treino meio longo, de mais de 12 km ontem, hoje foi dia de Goal Pace, e eu rodei 45 minutos a 4:40 mais ou menos, foi um treino bom apesar de estar me sentindo um pouco cansado. No final, deu quase 16 km com os 15 minutos antes e depois. Enfim, foi legal, mas esta semana tá sendo meio pesada. Amanhã é dia de descanso e deopis tem progression run, com 10 minutos a 4:25 depois de 30 minutos de ritmo leve...

Nenhum comentário:

Volta ao Bairro St. Andrew-Windfields

 Mais uma volta a um bairro. Dessa vez contornamos o St. Andrew-Windfields, bairro que talvez tenha como ponto de maior interesse para nós a...