sexta-feira, 23 de agosto de 2024

Longo + Progression Run + Volta ao Bairro Bedford Park-Nortown

 Antecipando o longo para hoje, Sexta-Feira. É que amanhã tem a corrida Super-Power, de 10km, e não vai dar para fazer o longo. Na quarta teve o Tempo Run, com 10 minutos de ritmo forte, e na quinta, ontem, Strides Repeat, com 10 repetições. Os treinos não foram pesados e achei que dava para mandar um longo hoje mesmo. 

Como é sexta, eu tive que sair mais cedo do que o normal, e contornar um bairro mais perto, tal que não precisasse pegar transporte público para voltar. O bairro Bedford Park Nortown não é tão longe, é grande, e tava precisando ser contornado dado que eu tinha feito o seu vizinho bastante errado esses dias atrás, e dado que no outro bairro vizinho eu fiz um zigue-zague pois o contorno do bairro não passava nas ruas, e ficou estranho. O bairro não tem muito ponto de referência pra gente, talvez a estação do metrô WIlson é o que chama mais atenção, depois uma parte da Avenue Road, que é uma rua que corro bastante, está dentro do bairro. Parte do contorno Leste é a avenida Yonge, e uma parte eu fiz a Avenue Road, mas o contorno não é exatamente na rua. No Norte o limite do bairro é a rodovia 401, que não dá para correr, então eu peguei meio paralelo na Wilson. Isso fez o bairro ficar menor, cortando um bico meio grande dele. A idéia é que quando eu fizer o bairro vizinho ao Norte, vou também fazer ele pela Wilson e ele vai ficar bem maior do que é. O limite Oeste é a avenida Bathurst. E o limite Sul é a rua Briar Hill. Eu tinha memorizado todo o contorno ontem no trabalho e estava realmente disposto a completar o longo hoje. 

Comecei o treino pouco depois das 4 da manhã, com a idéia de ir correndo e qualquer coisa, se estivesse cansado, acabar o treino e voltar para case e provavelmente não fazer o longo. Mas estava me sentindo bem desde o começo. Depois dos 5 minutos de aquecimento rodei o primeiro km, lap 2, para 5:11, que era um ritmo muito bom. Peguei à esquerda na Eglinton indo para o Oeste, e encontrei algumas construções tal que fechei a lap 3 um pouco mais devagar, para 5:19. Logo ali entrei na rua Latimer à direita e rumei para o Norte, pegando um pouco de subida mas feliz que estava correndo numa rua desempedida, depois de ter desviado de construções na Eglinton. No final da Latimer, viro pro Leste na Roselawn e logo pego a Castlewood indo para o Norte novamente. Ela termina na Briar Hill, onde comecei o contorno do bairro, indo para Leste só um pouquinho e virando novamente para o Norte. Ali fechei a lap 4 para 5:10 e comecei o tal zigue-zague que falei acima. Nele, completei a lap 5 para 5:11. O ritmo estava muito bom e eu me sentia bem, mas com um pouco de peso na consciência que tinha corrida amanhã e eu tinha que tentar não cansar muito hoje. A lap 6, ainda na parte das ruas tortas ali, fechei para 5:07. Daí logo estava na Avenue Road, indo para o Norte e ompleto a lap 7 antes de chegar na Lawrence, para 5:02.

Na Lawrence peguei o semáforo fechado e tive que fazer um vai e volta, entrando na lawrence e correndo nela para o leste, até não ter mais carro, então atravessando e voltando. Mesmo assim a lap 8, subindo a Avenue Road, foi para 5:12. Na lap 9, indo pela Avenue Road e preocupado em pegar a rua certa às direita, eu aliviei um pouco e fechei para 5:19, pouco depois de ter pegado a rua certa. Como eu não consigo ver nomes de ruas, eu tinha como ponto de referência um restaurante McDonald, que tinha visto no mapa. E fiquei com medo de não conseguir distinguir o restaurante, então tentei não ir muito depressa e prestar bem atenção. Acabou sendo fácil. 
Na lap 10 eu peguei uma trilha de uns 50 metros apenas, mas muito escura, e com uma escada de uns 5 degraus. Andei ali, e a lap 10 foi para 5:26. Dali cheguei na Yonge e desci para a Wilson, que fica lá no vale. Apesar da descida a lap 11 foi para 5:19, numa lap que eu não corri muito bem, acho que pela própria descida. Já na Wilson, indo para Oeste, me preparei para a subida ali na Wilson, longa e ingreme. Lá no topo da subida fechei a lap 12 para 5:44, um ritmo bem mais lento mas eu naõ estava cansado, e a lap 13 voltou para 5:19. Completei a lap 13 logo depois que saí da Wilson, o que fiz antes da ponte onde passa a rodovia 401. Eu não queria passar embaixo da ponte na Wilson, chegar na Bathurst, e passar embaixo de 401 denovo, naquela hora da madrugada. Então ali saí da Wilson antes da ponte e peguei uma ruazinhas residenciais para sair na Bathurst logo ao Sul da 401. Então segui na Bathurst ao Sul, para fechar a lap 14 para 5:10. Com mais 300 metros, quando eu menos esperava, o Gamin apita o final do treino leve, e o começo da progression run. Agora era rodar por volta dos 4:40 por 10 minutos.  Descendo a Bathurst, me sentia bem, rodando tranquilo. Mas cheguei na Lawrence e o semáforo estava fechado novamente. Como eu estava em ritmo acelerado seria meio ruim fazer o vai e volta que eu ttinha feito antes e eu resolvi parar o Garmin e esperar o semáforo, e acabei esperando por mais ou menos 1 minutos. Depois voltei ao treino, descendo a Bathurst e completei o primeiro km logo deois para 4:43. Seguindo ao Sul, o segundo km foi para 4:47, ainda dentro do ritmo pedido. Logo depois começcou a segunda parte do progression run, 5 minutos em ritmo sub-4:30.

Não deveria ter sido tão difícil dado que eu estava rodando bem na primeira parte, mas foi. Virei à esquerda e comecei o treino forte na Briar Hill, indo para o Leste. Acabei fechando o km para 4:18, o que estava bem dentro do pedido, mas foi difícil, também pelas subidas. Mais um pouco e termino o progression run quase que exatamente no ponto onde fechei o contorno do bairro. Dali continuei trotando e senti as pernas pesadas. Os 5 minutos de desaquecimento foram quase todo na Avenue Road e eu rodei para 5:14. O treino terminou pouco antes de eu cruzar a Eglinton, mas pedi para o Garmin continuar marcando pois eu continuei correndo para conseguir atravessar o semáforo aberto da Eglinton. Parei o cronômetro logo depois da Eglinton, tendo corrido 110m a mais. Dali andei até em casa. 

Foi interessante que me senti muito bem no treino, e terminei bem. Talvez amanhã estarei cansado e os 10km serão difíceis, mas hoje o dia tem sido legal e eu me sinto bem. Vamos ver!

Nenhum comentário:

Volta ao Bairro St. Andrew-Windfields

 Mais uma volta a um bairro. Dessa vez contornamos o St. Andrew-Windfields, bairro que talvez tenha como ponto de maior interesse para nós a...