sábado, 31 de agosto de 2024

Treino Level + volta ao bairro Kensington-Chinatown

 Como o próprio nome deixa evidente, dessa vez eu escolhi um bairro mais perto e nemor, no centro de Toronto. Grande parte do bairro Kensington-Chinatown é formado pela Chinatown e pelo Kensiongton Market, que dão nome ao bairro. A Chinatown tem uma comunidade Chinesa muito grande, com muitas lojas e produtos típicos. Já fui em vários restaurantes ali, assim como mercados Chineses, onde a gente encontra muitas frutas, algumas diferentes não encontrada em outrols lugares. Também encontramos produtos Japoneses. A gente usualmente ia em um mercado Chines específico para comprar frutas e verduras, mas depois do Covid a gente meio que parou e eu às vezes passo lá na volta do trabalho exclusivamente para comprar peixe.

O Kensington Market é uma região especial em Toronto, meio hip, meio latino, com lojas que lembram menos o Canadá e mais o Brasil, principalmente no verão. Ali já fui muitas vezes para comprar comidas, ou frutas. Em particular, eu gostava de um restaurante que vendia burritos, e de uma joja que vendia torta doce de morango, cereja, noz pecan, rubharb, blueberry... todas em geral são boas. O Kensington Market é praticamente dentro da Chinatown, e ali era onde eu ia numa Chinesa cortar cabela - ela era rápida e barata. Ás vezes um rapaz, que presumo ser o filho dela, fazia o trabalho. Mas todas estas coisas acabaram com o Covid, imagina, agora eu corto o cabelo em casa com maquina 6.

Também dentro do bairro estão a Dala Lana School of Public Health, da Universidade de Toronto, onde fica o departamento de bio-estatística. O Hospital Pincess Margaret, um hostpital importante em Toronto, que faz muitas pequisas. A galeria de artes de Ontario, provavelmente a maior do Canadá, e uma faculdade ligada a ela. O consulado dos EUA, super protegido, onde se vai para tirar visto, que eu não preciso mais. O Toronto Western Hospital, outro hospital importante. Enfim, é um bairor importante de Toronto, um que eu conheço bem.

Quanto ao treino de Quinta feira passada, ele foi leve, e eu estava disposto a não ficar indo em volta do quarteirão perto de casa, resolvi descer até o bairro e contornar ele. Começando às 4:24, 17 graus, eu já tinha o percurso todo na memória, e ele era fácil. O treino passado pelo Garmin era leve, de 45 e quase foi suficiente para a volta, transcorreu sem maiores dificuldades. 

Desci a Avenue Road rumo ao Sul e continuei pela avenida University após cruzar a Bloor. Após o Queen's park, na College, encontrei o semáforo fechado e ao invés de atravessar a College eu entrei nela à direita para começar o contorno do bairro. Estava com mais ou menos 3,5 km. Correndo no lado Sul da College, vou tranquilo e vejo muito pouca gente na rua. Mas isso muda um pouco quando chego na Spadina, com alguns moradores de rua, estou perto de alguns albergues. Mas sem problemas, eu cruzo a Spadina depois de esperar um pouco, e continuo na College rumo a Oeste para encontrar mais moradores de ruas conversando e aparentemente acampados no território de uma igreja que tem ali. Logo chego na Bathurst e entro nela rumo ao Sul novamente. 

Lembro que muitas vezes corri por ali cerca de 10 anos atrás, mas hoje em dia não costuma ser meu lugar preferido para correr apesar de ser um lugar conhecido. Eu tenho evitado correr no centro de toronto devido á quantidade de semáforos, de obstáculos na calçada, de carros que não te deixam correr na rua, e também porque é provavelmente mais perigoso nessas altas madrugadas. 
Na Bathurst passo o Toronto Western e depois cruzo a Dundaa, seguindo ainda para o Sul rumo à avenida Queen. Nela pego à esquerda, rumando à Oeste, voltando para a University, onde chego tranquilo. Pego a University rumando para o Norte para fechar o contorno do bairor que é bem quadrado.  Apesar do nome, se você faz o contorno do bairro pelos seus limites você não vê muito da Chinatown nem do Kensington Market. Ali na University, rumando ao Norte para fechar o bairro, passo em frente do consulado Americano, da estação St Patrick do metrô, e entro na região dos hospitais. Passo em frente do Mount Sinai, e depois do Princess Margarett, já bem perto da estação Queen's Park do metrô, de volta na College, final do contorno do bairro. 

Mas continuou correndo sem saber direito o que fazer. Paro do lado do Royal Ontario Museum, para andar dali em diante. Ando até a Avenue Road com a Denverport, onde tem uma bike branca amarrada a um poste de luz sinalizando que um ciclista foi atropelado e morreu ali. Tem ali também uma estação de bike, pego uma e continuo subindo a Avenue road, uma avenida totalmente hostil a bicicletas, então antes da ponte da estrada de ferro entro à direita e rumo para a Yone onde tem uma ciclovia. Mas é cedo e muito poucos carros transitam pelas ruas, tal que pedalar mesmo na Avenue Road não parece perigoso. Subo de bike até a St Clair, e estou em casa... com bairro número 40 contornado!

Nenhum comentário:

Volta ao Bairro St. Andrew-Windfields

 Mais uma volta a um bairro. Dessa vez contornamos o St. Andrew-Windfields, bairro que talvez tenha como ponto de maior interesse para nós a...