sábado, 7 de setembro de 2024

Treino Leve e volta ao Bairro Runnymed-Bloor West Village

 Devagar esta semana, com dois dias de descanso consecutivos devido ao frio, mas que não fez com que eu estivesse super-descansado. Na Quinta o treino de Tempo Run foi mais ou menos, com o ritmo dentro do esperado, sub 4:20 por 20 minutos mas sen consiguir segurar por mais 10 minutos opcionais. Na sexta o treino foi leve e me senti cansado, e hoje era treino leve novamente, e não me senti inteiro novamente. Mesmo assim parti para a volta ao bairro, com thrês bairros na mira, como plano B, mas nesta altura do campeonato nenhum é realmente perto. 

O plano A era o bairro mais longe, o Runnymed-Bloor West Village, que fica na parte Oeste de Toronto, à Noroeste do High Park. O bairro não tem nada de muito significante para a gente, com as estações de metrô Jane e Runnymede se destacando, a segunda acho que nem está dentro do bairro, pra dizer a verdade.

Saindo às 5:30 da manhã, depois de uma noite chuvosa, a novidade foi que eu pela primeira vez corri de blusa, sinal do Outono se aproximando. Não tave certo esse negócio de tirar o dia de folga porque estava frio, e hoje não teve desculpa, tive que ir, a vamos de novo correr de blusa... Mas tranquilo. O Garmin tinha passado um treino leve, e eu queria transformar ele num meio longo dando a volta num bairro. No começo, com 13 graus, as pernas estavam pesada mas o ritmo não estava tão ruim, com média de 5:27 por km nos primeiros 5 minutos.

Rumando para o Oeste na St Clair, terminei os primeiro 20 minutos da parte obrigatória do treino leve, rodando por volta dos 5:20 por km, já chegando na Caledônia. Ali percebi que completaria o treino leve e mal chegaria ao bairro, com a maior parte da volta sendo treino extra. Ali na Caledônia era também onde poderia virar ao Norte para contornar um bairro mais próximo, se estivesse sentindo cansado. Estava me sentindo okay e continuei. 

O primeiro km da parte opcional do treino eu fechei para 5:12, ainda correndo para o Oeste na St Clair, pouco deopis de cruzar a Old Weston, onde era o meu segundo bairro opcional. Ali poderia pegar a Old Weston para o Sul, mas não o fiz, estava me sentindo okay. Na St Clair fecheio o segundo km da parte opcional e entrei na Runnymede indo agora para o Sul, e ali, depois da ponte ferroviária, antes de chegar na Dundas, completo a segunda parte do treino leve e entro nos 5 minutos de desaquecimento. Mais uns metros e estou na Dundas, o começo do contorno do bairro, onde vito às direita, indo novamente para o Oeste. Dou um jeito de atravessar a Dundas para o seu lado Sul, e sou ofuscado do outro lado por um prédio com muitas luzes. Mas passado essa parte, logo os 5 minutos de desaquecimento terminam, ainda na Dundas, indo para o Oeste. Aperto o botão para o Garmin continuar marcando, afinal apenas começamos a volta. 

Mais um pouco pela Dunda e vito às esquerda na rua Gooch, uma rua torda, praticamente só descida, ainda escura, com floresta do seu lado esquerdo. Mas era uma parte conhecida pois eu tinha passado por ali num contorno anterior. A descida, e a ausência de carros fez com que eu fechasse o primeiro km do treino extra para 5:08. Mais um pouco e a descida acaba, entro na St Marks e agora vou para o Leste, enquanto encaro uma subida muito íngreme. Lá em cima recupero o ritmo e logo estou na Avenida Jane, onde entro às direita, indo para o Sul, rumo à Bloor. O segundo km, lap 11, fecho para 5:20 mesmo com a subida, logo depois de entrar na Jane, e correndo na Jane fecho a lap 12 para 5:05, que seria o melhor km do treino. 
Ali fica a estação Jane do metrô e logo depois viro às esquerda e rumo para o Leste na Bloor. Não é muito que tenho que correr na Bloor e corro meio concentrado com um pouco de medo de perdar a Runnymede, que é onde devo entrar às esquerda. Só que logo vejo uma igreja, uma das que faltam ser visitada e que estou de olho, e eu sei que depois dela a segundo é a Runnymede, o que torna as coisas fáceis. Entro às esuerda na Runnymede, indo para o Norte, sabendo que o fim não está muito longe e fecho o próximo km para 5:16. Na Runnymede ainda fecho o próximo km para 5:10 e mais 800m à 5:16 para chegar na Dundas, onde terimno o contorno. Ali tenho que esperar o semáforo, e continuo indo ao Norte na Runnymede até chegar novamente na St Clair para completar 14km, e resolvo andar. 
O treino foi bom, mas não muito fácil. Amanhã tem a corrida Longboat na ilha de Toronto, em que provavelmente estarei cansado, e na verdade um pouco arrependido de ter me inscrito. Mas é bom que me forço a sair de casa, vou correr devagar, pensando no Barbecue que tem depois...

Nenhum comentário:

Volta ao Bairro St. Andrew-Windfields

 Mais uma volta a um bairro. Dessa vez contornamos o St. Andrew-Windfields, bairro que talvez tenha como ponto de maior interesse para nós a...