quarta-feira, 30 de outubro de 2024

Tiros de 400m e volta ao bairro Yorkdale-Glen Park

Depois de ter descansado ontem, hoje eu estava com vontade de correr bastante e parti para uma volta ao bairro. O bairro Yorkdale Glen Park é onde fica o Shopping Yorkdale, onde a gente já foi algumas vezes. O limite Leste do bairro é a rodovia Allen, que tem a linha de metrô no meio, e 3 estações por ali. O percurso que fiz, no entanto, deixou o metrô fora do bairro. Acho que nada mais a se destacar no bairro, considerando meu ponto de vista. Dado que três dos limites do bairro (Leste, Oeste e Norte) ficam em estrada de ferro ou rodovia, onde não dá para correr, ele se tornou um biarro meio ruim de contornar, mas talvez não mais ruim do que aqueles que tem limites nos definidos por rios.

Na Segunda feira eu tinha adiantado o treino da Terça, ontem, que foi de cadeencia e gliding.Aí na Terça eu fiquei parado, apenas caminhei. Hoje estava com vontade de correr, e decii puxar o treino de amanhã, que é o mesmo da Terça com mais 6 tiros de 400m com 1 minuto de descanso. Não é tão fácil. Tipo, tem que rodar a 4min/km e depois só 1 minuto de descanso...Mas resolvi fazer, e fazer no caminho indo para o bairro. Para chegar no bairro o caminho é bem conhecido, mas tem algumas subidas e tem que atravessar a Eglinton, então não sei, não foi tão ideal para o treino de tiros. Mas fui mesmo assim.

Saí perto das 5:30, com tempo de sobra para contornar o bairro e voltar para casa enquanto ainda escuro. A temperatura de 15 graus estava ideal, e surpreendentemente alta para final de Outubro. Mas acabou sendo outro motivador para um treino mais longo. Fui com uma camiseta de manga comprida, sem luvas. Sainda no rua, pedi para o Garmin procurar o satélite para a gente fazer o treino de amanhã, que puxei para hoje. Sai trotando para os 5 minutos de aquecimento, e já percebi que não estava tão bem, que estava mais motivado do que descansado. Continuei com o aquecimento, pensando se deveria desistir. Chegando na Avenue Road, carros passavam e sem conseguir atravessar entrei nela rumando para o Norte. Logo consegui passar, estou do outro lado na calçada. Logo na Lonsdale e logo os 5 minutos de aquecimento terminam. Pensei em parar novamente, o Garmin esperando ser apertado para os 30 segundos de cadência, com 30 segundos de descanso, por 4 vezes. Não pensei muito mais, apertei o Garmin e sai com passadas rápidas. 

Os treinos de cadência são basicamente tiros bem curtos, mas que eu tento dar passadas bem rápidas. Tento concentrar mais nas passadas do que no ritmo, mas o ritmo também acaba sendo rápido.  Rodei pouco abaixo dos 4 min/km, mas estava me sentindo um pouco cansado, e consciente de que tinha 6 tiros de 400 e essa parte é mais para aquecer e não para se cansar. Com o treino de candência, 30 segundos rápido e 30 segundos descansando, entrei na Russel Hill e rumando para o norte acabei essa parte do treino na subida, antes de um enfeite grande de Halloween. Mas estava cansado e deixei o Garmin esperando um pouco para começar a próxima fase do treino, gliding, onde você por 30 segundos aumenta o ritmo bastante e depois volta ao normal, até talvez andar, gliding. Não tem descanso e com 4 repetições, o terino é muito rápido. Comecei ele entrando na Old Forest Hill, agora rumando para o Noroeste, e terminei pouco antes de cruzar a Spadina. O Gamin denovo me esperando apertá-lo para começar os 6 tiros de 400. Atravessei a Spadina com ritmo de descanso e logo depois resolvi começar o primeiro tiro, na Old Forest Hill, com um pouco de aclive. 

Nesse momento uma confusão se passava na minha cabeça, que me fez começar os tiros, a de que eu poderia descansar quanto quisesse entre tiros. O descanso mesmo era um minuto mas eu pensei que deopis disso o Garmin esperaria até eu apertá-lo para começar amarcar o próximo tiro. Ledo engano. Essa dinâmica era do treino de morro, não do treino de tiro.  Eu me enganei porque não pensei muito e porque esse treino para 5km é novo para mim, tem vários treinos novos e eu acabei me confundindo um pouco. 
O primeiro tiro de 400m foi para 4:04, dentro do ritmo pedido, mas não muito bom pois eu esperava fazer abaiso dos 4min/km dado que o ritmo pedido é para 22 minutos nos 5km e eu quero fazer melhor que isso. Tipo 20 minutos. Mas eu senti o ritmo, também porque peguei subida, mas porque não estava nos melhores dias mesmo. O tirmo terminou perto da Eglinton e deu certo que consegui atravessar ela no primeiro minuto de descanso. Mas um minuto é muito pouco e pouco depois o Garmin dizia que era hora do próximo tiro. Eu, na minha confusão, pensei que ele esperaria até eu apertá-lo para marcar o novo tiro, mas mesmo assim olhei o relógio. Ele tava cronometrando. Tinha que apertar o passo e era subida ainda, numa parte muito escura que por alguma razão tinha as luzes todas apagadas. O começo muito lento afetou o ritmo e não consegui recuperar até porque sabia que era só o segundo tiro. Fechei para 4:13 ainda na Old Forest Hill, mas agora indo para o Oeste, dado que ela faz uma curva.

No próximo tiro eu entrei na Old Park indo para o Norte e termiei o tiro deopis de passar pela belt line, agora com 3:45. Não sabia que tinha ido tão bem, talvez tenha sido erro do Garmin. Trotando, entrei na Ridelli à esquerda, indo para o Leste, mas nem entrei e veio o próximo tiro, que fechei para 4:01 já no começo da ponte sobre a rodovia Allen. Ofegante cruzei a ponte para outro tiro logo depois. E durante o rito entrei à direita na avenida Marlee e cheguei na Stayner onde deveria entrar à esquerda, mas a Marlee é movimentada e eu ainda estava no tiro, tive que passar um pouco da Stayner e o tiro acabou, fechado para 4:06. O minuto de descanso foi suficiente para voltar e entrar na Stayner à esquerda, indo para o Oeste. E veio o tirmo final, que fechei na Stayner, para 4:04. Dali mais um minuto de descanso e 10 de desaquecimento. 

Mas por alguma razão quando terminei o descanso saí disparado, pensei que havia mais um tiro, havia olhado o relógio que marcava 9 minutos em contagem regressiva para o desaquecimento e vi 5 minutos e interpretei como ritmo fraco quando devia dar tiro... Com o falso tiro cheguei na Duferin e entrei nela à direita indo para o Norte por alguns metros. Tinha que atravessar a Dufferin e continuar a Oeste na Wingold, mas tava eheio de carro e eu apertei o cronômetro no meio do que eu pensava ser um tiro. Parei e esperei o semáforo, depois continuei o tiro que só percebi não ser tiro quando ele não acabava mais. Olhei para o Garmin e marcava 7 minutose alguma cois, contagem regressiva dos 10 minutos... diminui o ritmo, estava dando tiro atoa. Completei o primeiro km do desaquecimento na Tycos, indo para Oeste, com 4:36.  E seguindo na Tycos logo entrei na Caledônia à direita para completar o segundo km do desaquecimento perto da Lawrence para 5:05. Logo depois acabaram os 10 minutos de desaquecimento e um pouco mais eu estava na Lawrence, esperando o semáforo, já tendo apertado o Garmin para ele continuar marcando mesmo com o treino tendo accabado. O bairro, que tinha começado quando perdi a entrada da Stayner, agora era a única preocupação. 


Passando pela Lawrence, indo para o Norte na Caledônia, eu estava em território desconhecido, e um pouco escuro, com a estrada de ferro também rumando para o Norte do meu lado esquerdo, mas escondida pela escuridão. Depois de ter parado na Lawrence e esperado o semáforo, eu me sentia melhor e bem menos cansado e o ritmo se desenvolvia bem, sem grandes esforços. Completei o primeiro km para 5:02 e me sentia bem. Cheguei no final da Caledonia e entrei à esquerda na Bridgeland, e logo depois completei o segundo km para 5:08, ainda na Bridgeland, indo para o Leste. 

Mais a frente passo embaixo de uma ponte. Por cima da ponte carros passam, saindo da rodovia 401, que está paralela à Bridgeland e é o limite real do bairro. Depois de passar sob a ponte logo estou numa rua grande que é a Dufferin, mas eu não tenho certeza. Paro, e paro o Garmin, e tento achar uma placa para ter certeza que estou na Dufferin. Não acho nada mas me convenço de que só pode ser a Dufferin, e pego ela à direita, agora voltando para o Sul. Estou do lado Oeste da Dufferin e preciso passar para o lado Leste. Antes disso completo mais um km para 5:14. Logo ali reconheço que tenho que entrar à esquerda, mas estou do lado errado da Dufferin. Paro. Espero o semáforo abrir. E depois entro na Ranee, indo para o Leste, em direção à rodovia Allen. Agora estou em uma rua residencia, mas tem vários carros passando e eu tenho que ficar na calçada. No entando logo entro na Highland Hill, que é escura mas não tem carro, e o ritmo se solta, fica bem mais rápido. Completo na Highland Hill o quanto km do treino extra para 4:57, correndo fácil e mantenho o ritmo forte. Chego de volta na Lawrence, onde entro à esquerda por um breve momento, e logo pelo a Marlee à direita. Correndo na calçada na Marlee em ritmo muito bom fecho o quinto km para 4:36 e mais para baixo, já chegando na Stayner, completo o próximo km para 4:51. Na Stayner termina o contorno do bairro, mas eu não reconheço e na verdade ali já tem movimento de carros na rua, pessoas na calçada, luzes de tudo quanto é tipo, o meu ritmo já é lento. Não sabendo que o bairro terminou ou onde ele termina, resolvo que vou correr até a Eglinton, descendo pela Marlee, rumando para o Sul, para ter certeza que terei contornado o bairro. O ritmo as vezes é lento, às vezes rápido e eu logo reconheço a Belt Line, posso parar, tenho certeza que já terminei o bairro. Mas não paro, termino de chegar na Eglinton para terminar o treino de quase 15km.

Dali eu começo andar, caminhando para o Leste na Eglinton pensando onde posso pegar uma bike. A única estação que eencontro não tem bicicleta e eu continuo andando, voltando para a Forest Hill, depois Spadina e lá embaixo, depois de andar 3km encontro a bike. De bike até em casa e o treino terminado, o dia começando...

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