sábado, 26 de outubro de 2024

Volta ao Bairro Wellington Place

 Sexta feira, acordei com vontade de correr mas não tinha treino na planilha, acabei indo para uma volta ao Bairro Wellington Place. Esse é outro dos bairros do centro de Toronto, numa área que conheço relativamente bem, apesar de não lembrar de nada de muita significância ali. Tem a rua King, onde tem os eventos to Toronto International Film Festival, que eu nunca fui. Tem parte da Spadina e da Chinatown, mas não é a parte que vamos. Não há estações de metrô no bairro, apesar de que parece que vai haver uma com a nova linha que estão construindo. Tem o David Pecaut Square, que é meio famoso, onde tem o Roy Thomson Hall, um lugar onde tem muitos eventos, incluindo shows, debates, palestras, sei lá. O bairro tem no limite Leste a rua Sincoe, que tem uma ciclovia que vai até o lago e é o meu caminho preferido para ir para o lago, pois ela não é muito movimentada. No lado Sul, o limite é a rua Front, bem famosa em Toronto por ser nela que fica a Union Station, mas na parte do bairro não tem muita coisa que conheço. O limite Oeste é a Bathurst, rua que também dá acesso ao lago mas sem cciclovia, mas por onde já corri muitas e muitas vezes antes de 2015, quando corria até o lago frequentemente. O limite Norte do bairro é a rua Queen, que também é muito famosa, a rua onde fica o meu trabalho também, mas não lembro de nada mais important ali na parte do bairro. Effim, é isso.

Sendo sexta-feira, tinha decidido não ir para o trabalho e comecei o treino mais tarde. Estava seriamente pensando em descansar, mas a coceira no pé foi irresistível. Eu decidi ir para um treino level, e quando saí nem sabia se daria a volta no bairro. Na rua, a temperatura era de 3 graus, provavelmente o dia mais frio até agora depois do verão. Mas pouco senti o frio, só que senti um pouco de cansaço.

Tinha feito todos os treions passados pelo Garmin para a semana. Era para ser na Terça, Quinta e Sábado, mas fiz na Terça, Quarta e Quinta. Hoje, Sexta, sentia um pouco cansado por causa disso, mas os treinos não tem sido difíceis. No entando o de ontem foi um tiro de 1 milha, que rodei para sub-4min/km e achei bom, e estabeleci o record pessoal para a milha no Garmin, mas acho que posso fazer melhor. Antes, na Quarta, teve treino de morro, mas apenas 4 tiros de 15 segundos. Enfim, hoje me sentia cansado, mas não muito. O suficiente para que eu quisesse descansar, tipo, tem sido gostoso correr e eu não queria ficar na situação que eu estava ntes da meia de Chicago, onde me sentia cansado constantemente, chegando a não completar treinos.

Foi com esse pano de fundo que decidi que o treino de hoje seria diferente. A idéia era que hoje era para ser dia de descanço pois embora o próximo treino do Garmin é só na Terça que vem, eu geralmente nãor respeito o Garmin e amanhã provavelmente tem longo.

Decidi então que daria a volta ao bairro, mas tentaria segurar o batimento cardíaco abaixo dos 130 bpm. Era um valor meio aleatório, mas um var baixo comparado com meus treinos, e que eu achava possível. O Garmin diz que bpm abaixo de 118 é "Easy" e abaixo de 135 é "aeróbico". O primeiro me obrigaria a andar, acho que quase o tempo todo. Eu escolhi 130 na hora e não sabia deesses limites do Garmin. Assim comecei o treino de volta ao bairro, rumando para o sul Na 
Avenue Road, em direção ao centro de Toronto, e de olho no batimento cardíaco.

Já no começo percebi que teria que correr devagar senão o bpm passaria de 130, e assim completei o primeiro km descendo a Avenue Road para 6:30 me sentido muito tranquilo, num ritmo que era bem mais lento do que eu estava acostumado. A estória não mudou muito daí em diante, eu continuei rumando ao centro de Toronto olhando o relógio o tempo todo para me certificar que o BPM estava abaixo dos 130. âs vezes ele tocava os 130 e eu tinha que diminuí, mas não chegava a ter que andar. A avenue road mudou para University Avenue e dali cheguei na rua Queen pouco mais de 4km, sempre rodando acima de 6 pro km. Entrei brevemente na Queen às direita e denovo para o Sul na rua Sincoe, comecei o contorno do bairro. 
















Quando tinha que atravessar ruas e tinha que parar para esperar o semáforo, eu achava legal pois diminuia bastante o bpm de ficar parado um pouco. Completei o km 5 na Sincoe para acima de 7min/km, e logo estava entrondo às direita na Front, rumo ao Oeste, numa parte da Front que não conheço muito. O km 6 foi na Front cruzando a Spadina, e logo mais estava virando à direita denovo na Bathurst, rumando para o Norte. 

Ali subindo a Bathurst prestava atenção nas ruas pois tinha um pouco de medo de não reconecer a Queen, onde tinha que entrar à direita. Foi fácil, passei pela King, Adelaide e Richmond, velhas conhecidas, e logo estava na Queen que realmente não conheci a não ser por ser uma rua larga, com trilhos de streetcar, logo depois da Richmond. Entrando na Queen à direita, volto para o Leste, rumo à Sincoe. Ali fecho o km 8 para 6:53 e depois da Spadina tenho um pouco de dificuldade de mandter o batimento cardíaco abaixo dos 130, talvez pela ansiedade de chegar ao final, apesar que não me sentia cansado.

Assim, com quase 9 km, completo mais um bairro no centro de Toronto, do lado Oeste. Aidna faltam os bairros que tem limite no lago, e um ou outro bairro no centro do lado Leste, mas estes tem sido os bairros fáceis, apesar que não me divirto muito fazendo eles por causa do movimento e obstáculos no centro da cidade. Correr nas calçadas planas, limpas, intermináveis dos bairros mais afastados é muito melhor.

Foi uma experiência interessante, mas não sei se me diverti muito. Ficava olhanod o relógio o tempo todo para controlar os bpms, e corria bem devagar, sem desafio. Para o centro da cidade, com bastante obstáculos e semáforos, talvez seja uma estrtégia legal, mas para os bairros mais afastados não sei. Pode ser que essa estratégia ajudaria nos bairros muito longe, onde eu devo ter que correr uns 30km ou mais, naõ sei.

Nenhum comentário:

Longo e volta ao bairro Avondale

 Outra Quinta-feira e outro bairro. Ontem o treino de 1h20m na planilha fez com que eu rumasse para um bairro não mutio grande e não muito l...