sábado, 5 de outubro de 2024

Volta ao Bairro Junction Area

 Depois da meia de Chicago no Sábado passado, cheguei em Toronto novamente na Quarta anoite. Na quinta teve Time Trial, para o nova planilha de treino que agora escolhi 5km como objetivo. Me senti bem, e segundo o Garmin rodei os 5 minutos para 4:13, mas ele não consegui conexão com o satélite então suspeito que o meu ritmo foi mais rápido que isso. Mas tudo bem, o que importa é que me sentia bem. Na Sexta era descanço e adiantei o treino do Sabado que er aum Run-Walk-Run. Um novo treion, dado que escolhi um novo tecnico. Nem sei direito como é para fazer esse treino, e resolvi correr forte por 4 minutos e andar por 30 segundos, deois forte denovo por 4 minutos... mas aí acabou o treion pois a distância era só uma milha. Mas me senti bem denovo, segundo o Garmin rodei sub 4min/km depois de andar um pouco no meio do treino, mas nem sei se o objetivo é correr tão rápido, eu vou ter que dar uma pesquisada para ver se acho mais instruções como fazer esse treino. Hoje, Sábado, resolvi ir para um meio longo, uma volta oao bairro. 

O bairro escolhido foi Junction Area. Denovo não é um bairro com muita significância para a gnete. Uma vez trabalhamos como voluntário em uma loja no bairro, que basicamente coletava comida que supermercados iam jogar fora e colocava disponível para quem quisesse, e vocêpodia pegar as coisas de graça, ou pagar quanto quiser. Isso foi na avenida Dundas que corta o bairro de Oeste a Leste, depois de rumar para o Norte vindo do centro da cidade. No bairro está também o Supermercado Food Nation, onde de vez enquando vamos fazer compra. Pegamos o streetcar e descemos lá, praticamente no final da linha do streetcar que também fica dentro do bairro. Ali também tem um Walmart, onde praticamente nunca vamos, e uma loja Home Depot, que vende coisas para casa e construção, então às vezes vamos lá, mas bem pouco . O limite Leste do bairro é a estrada de ferro que passa o trem que vai para o aeroporto, o qual pegamos quase sempre que vamos para o aeroporto. As avenidas Keele a Runnymede são as principais que cortam o bairro de Norte a Sul, com a segunda servindo de limite do bairro em um pedaço pequeno, mas no meu percurso ela é praticamente todo o limite Oeste do bairro.

Saí de casa às 5:50, com temperatura de 10 graus, usando luvas e manga comprida, sabendo que o sol nascia às 7:20 e que eu queria fazer a parte Norte do bairro, praticamente toda numa trilha, quando já estivesse meio claro. Hoje foi também o dia que estreei o tênis novo, que ganhei na corrida do Solsticio de verão, no dia mais longo do ano, em Junho, um tênis da marca Hoka. Sentindo o tênis novo, saí rodando na St Clair rumando Oeste em direção ao bairro. O tênis sentia gostoso, mas não tão gostoso porque também sentia diferente. Acho que gostei dele, mas ainda daria preferência para o meu tênis mais velho, de marca Brooks. Indo para Oeste, fechei o meu primeiro km com 5:13, me sentindo bem, talvez um pouco de cansaço na perna que por vezes atribuí ao tênis novo. As pernas devem estar se adaptando ao tênis. Passando a Bathurst, fechei o segundo km também para 5:13. O ritmo estava bem bom e eu rodava tranquilo, sem me cansar muito. O próximo km perto do No Frills para 4:57 e então o km 4 depois da Dufferin para 5:07. Os dois km seguinte foram para 4:59, e completando o km 6 eu já tinha começado o contorno do bairro, e rumava para o Sul, tendo passado pela Old Weston e Denverport, e já entrando na Osler. 

Ali uma pessoa gritava muito alto, e de forma estranha, tal que fique um pouco preocupado e rumei para o Sul na Osler por vezes com ritmo bem acelerado opis o sujeito gritava e parecia me seguir. Chegando na Dupont, eu precisava atravessar a rua, mas o lugar era muito ruim, sem faixa de pedestre e com pouca visibilidade por causa de ponte ferroviária do lado Oeste e uma subida do lado Leste, tal que fiquei um pouco parado e ainda fechei o km 7 para 5:01, depois da ponte. O km 8, na avenida Humberside indo para Oeste, virei para 4:50, correndo gostoso, no meio da rua. Subi para a Annete, paralela à Humberside, e fechei o km 9 rumando para o Oeste, com 4:44, correndo na ciclovia e me aproximando da Runnymede, onde entrei rumando para o Norte. Ali peguei um pouco de subida, uma área de construção, e tive que esperar para atravessar a Dundas, fechando o km 10 depois de passar embaixo da ponte ferroviária, já chegando na St Clair. As esquerda na St Clair, rumando para Oeste, e ao Norte na Castleton, onde corri bem, no meio da rua novamente, livre, leve e solto. Depois da subida, entro à direita na Terry, e imediatamente pego a trilha que acompanha a rua. Fecho o km 11 pouco depois para 4:50.

Estava na trilha onde queria que estivesse um pouco claro, mas estava menos claro do que eu queria, embora o dia estivesse clareando.  Ali na trilha logo peguei um pouco de mato meio fechado, numa região bem urbanizada, e confesso que senti certo receio, acelerando o passo e fechando o km 12 para 4:36, o que me fez sair da trilha logo depois, na Gunns, cansado. O finalzinho da Gunns ali é uma descida, a qual desci tranquilo, descansando, aliviado por ter saído da trilha escura. Interessante que nessa trilha, agora e da outra vez que contornei o bairro por ali, ouvi um galo cantar, coisa rara aqui em Toronto. Enfim, da Gunns, rumando para Leste, entro na Weston às direita, agora rumando para o Sul. Na Weston mantive um ritmo bom, ainda que peguei um pouco de subida. Depois entre na St Clair às esquerda, ruando para o Leste, ainda mantendo um ritmo forte porque eu queir aque a média ficasse abaixo dos 5 min/km. O fato de que o Garmin apita a cada km e a cada 5 minutos torna fácil para saber se o ritmo médio está acima ou abaixo dos 5min/km e eu sabia que estava um pouco mais rápido pois o apito do km estava vindo antes do apito dos 5 minutos, mas não muito antes. O próximo km, o km 13, depois da ponte ferroviária, eu fechei para 4:55, com o apito do km acontecendo seguramente antes do apito dos 5 minutos. Cheguei logo depois na Old Weston e terminei a volta ao bairro e o treino. Dali andei pouco mais de 1km até a padaria e comprei um pão e manteiga, legando os items para casa de streetcar... Denovo um treino bom e gostoso depois da meia maratona, esse meio longo, o que tem sido muito interessante dado que os treinos antes da meia foram em geral difíceis...

Nenhum comentário:

Volta ao Bairro St. Andrew-Windfields

 Mais uma volta a um bairro. Dessa vez contornamos o St. Andrew-Windfields, bairro que talvez tenha como ponto de maior interesse para nós a...