domingo, 6 de outubro de 2024

Corrida contra o câncer de mama

 Apenas uma semana após a meia de Chicago, ainda sentindo o gostinho de ter feito um tempo bom lá, fui para a corrida beneficiente para arrecaddar fundos para o combate ao câncer de mama. Esta é uma das corridas que realmente não tem objetivo competitivo, e ao invés disso foca muito no seu lado de levantar fundos. Não tem chip, medalha, ou camiseta. Não tem colocação nem controle sobre quem corre e quem não corre. Por isso eu fiquei meio surpreso com o fato de eles terem fechado várias ruas mais ou menos importantes de Toronto. 

A corrida aconteceu perto de casa, no parque Sir Winston Churchil, que conheço bem apesar de não correr lá muito pois é escuro durante a noite. Digo, a largada foi lá, e a corrida foi uma volta pela vizinhança, usando ruas que deisa o parque no meio da volta. A corrida teve apenas 5km, com uma descida grande no primeiro km e uma subida grande no km 3. Eu tive a meia no Domingo passado e um meio longo ontem, e a corrida não era competitiva, então eu não tinha pensado muito em ritmo ou estratégia, mas me sentia bem, e tinha muita gente e eu tentei largar meio na frente para evitar congestionamento. A largada foi às 10:15 da manhã, com bastante sol, mas temperatura de uns 18 graus.

Esperei bastante na largada, e nem sei ao certo quando a largada foi dada exatamente, só sei que a saída foi lenta, andando, no meio de muita gente. Parece que de alguma forma a corrida era tão não competitiva que muita gente largou na frente da faixa de largada. Num vídeo da largada que não estou conseguindo colocar aqui, video feito de um lugar logo em frente a largada, eu passo com mais de 1 minuto depois de ter dado a largada, inacreditável se pensar que eu estava a apenas uns 8 metros da faixa de leargada. Eu apertei o cronômetro mais ou menos por ali, um pouco depois da faixa de largada, ainda numa mistura de caminhada e trotinho.

Dali pegamos a avenida St Clair sentido ao Leste, enquanto eu pouco conseguia correr, e desviava de muita gente. Com uns 100 metros viramos ao Sul na Russel Hill, onde o percurso começa a descer e eu aos poucos fui passando a galera. Com uns 600 metros de corrida já estou na parte íngreme da descida, conseguindo rodar em um ritmo melhor, e mais a frente fecho o primeiro km para 4:51, que pensando agora, depois da corrida, foi um tempo muito bom considerando a quantidade de gente.

Do km 1 em diante podemos dizer que perdi pouco tempo com congestionamento, o caminho era na maior parte livre apesar de ainda ter bastante gente correndo comigo. Dali log  estou na Denverport que é uma rua mais larga e sem carros estacionados, e já rodo num ritmo forte, ainda passando bastante gente.

Completo o km 2 na Demverport, indo para Oeste, entre a Spadina e a Bathurst, com 4:18, o meu melhor km. Teoricamente o primeiro km seria melhor ainda se não tivesse todo o congestionamento pois tinha muita descida, o que me faz pensar que teria ganhado uns 40 segundos não fosse o congestionamento, equivalente a uma melhora no ritmo de 8 min/km.

Fechei o km 3 para 4:22, mais ou menos o mesmo ritmo do km 2, o que faz sentido. O km 3 foi marcado já na subida íngreme da Christie, que provavelmente explica o km 3 não ter sido melhor que o 2. Dali subindo ao Norte pela Christie até a St Clair temos praticamente só subida, que é íngreme no começo. Com certesa esse foi o km mais difícil, que terminou já na St Clair, voltando para o Leste, perto da Vaughan, e que eu fechei para 4:29, ainda sub 4:30.

Dali até a chegado o percurso é fácil, sendo um pouco de descida depois da Bathurst e depois subida até o final, mas nenhuma das duas íngremes. Por volta de uns 500 metros da chegada eu percebi que tinha um sujeito na minha cola, o que não era comun dado que eu estava passando gente ainda ali no km final. Esse sujeito fez eu acelerar um pouco, apesar do cansaço, e segurar forte, com uma final aceleração na reta final, onde, na minha opinião bati ele. Na foto ali a gente vê que eu, de camiseta branca, estou na frente, mas na foto da chegada já não é tão claro quem está na frente. Segundo o Garmin o km final teve apenas 880 metros, que eu rodei para 4:11 min/km de média.
Enfim, o ritmo médio foi de 4:27 por km, que não é um ritmo bom para os 5 km, e talvez um 4:19 se não tivesse congestionamento na largada. Esse seria já um ritmo que consideraria bom.

As pernas também não pareciam estar 100% com o treino meio longo de ontem, apesar de que não estavam ruim também, mas senti bastante na subida da Christie e dali em diante. Enfim, talvez pudesse ter um dia onde eu fizesse um tempo ainda melhor. Por outro lado era uma corrida não competitiva, e talvez eu devesse ter aproveitado mais e rodado a 5 min/km, ritmo do longo de ontem, e prestar atenção nos arredores da vizinhança que já conheço bem.
E para terminar temos o vídeo ali embaixo, mostrando que cheguei bem cansado, andando em círculos depois da chegada, em passos lentos e tortos. Agora é treino, com a próxima corrida sendo só no final de Novembro, em quase 2 meses, outra corrida festiva de 5 km, assumindo que eu não me inscreva em nenhuma outra...

Nenhum comentário:

Volta ao Bairro St. Andrew-Windfields

 Mais uma volta a um bairro. Dessa vez contornamos o St. Andrew-Windfields, bairro que talvez tenha como ponto de maior interesse para nós a...