quarta-feira, 11 de setembro de 2024

Longboat Toronto Island 10K

 Neste Domingo passado fomos novamente à ilha de Toronto para a tradicional corrida Longboat de 10 km. Eu tinha rodado 14km no Sábado, na volta ao bairro, e estava sem grandes expectativas de performance na corrida, que estava marcada para as 11:15 da manhã mas começou às 11:30. 

Saímos de casa com planos de pegar a bike, mas já tive que correr até a estação Summerhill do metrô, quase 1 km, para encontrar uma bike. De lá paramos na estação seguinte para pegar uma bike eletrica. Daí acabamos de descer a Yonge até a Bloor, pegando para Oeste na Bloor até a University, e de lá indo para o Sul novamente experimentamos a nova ciclovia na University que achamos muito boa entre a College e a Dundas. Pegamos a Richmond à direita indo um pouco a Oeste antes de descer na Sincoe, onde a ciclovia vai até o lago. Ia, pois a SIncoe estava fechada para o Toornto International Film Festival. Num cálculo errado entrei às direita numa ruazinha para pegar a paralela à Sincoe, e descemos até a King que estava fechada e cheia de gente. Da King voltamos para a Sincoe mas andando do que pedalando, e na Sincoe logo estávamos fora da parte do festival pedalando novamente rumo ao lago, mas já um pouco atrasado. No lago colocamos a bike meio longe da balsa com medo da estação perto da balsa estar cheia. Não estava, e chegamos na balsa quando ela já estava quase saindo, os últimos entrando. Mas ufa, pegamos a última balsa, que talvez não era a última antes da corrida dado o atraso na largada, do qual não sabíamos. 

Na ilha vimos o final da corrida das crianças de 1 milha, e então a largada dos 5km. E teve que esperar um pouco num vento frio até a largada dos 10km. Me alinhei meio atrás e a largada veio depois da contage regressiva. Era Domingo e o treino da segunda era um goal pace de meia hora (20 minutos mais 10 minutos opcionais), com 15 minutos de aquecimento e 15 de descanso. Eu fui pego meio de surpresa com o goal pace na segunda, dado que a segunda costuma ser de treino leve, mas fazia sentido pois o treino do sábado não era longo, mas treino leve. O Garmin não sabia que corri 14 km no sábado e que agora, no Domingo ia ter uma corrida de 10km, então ele mandou um goal pace de 1 hora na segunda, um treino difícil, que teria dificuldade de fazer. Coloquei o Garmin para marcar o goal pace ao invés de cronometrar a corrida, dado que uma corrida de 10km seria quase certamente mais rápida do que o goal pace. Feito isso, não olhei o Garmin durante toda a corrida, de forma que nunca soube o meu ritmo, mas tinha uma ideia.

Estava me sentindo okay e feliz, mas não sabia qual seria o desempenho das pernas. Temtei sair num ritmo bom, mas que não ficasse cansado. Tipo, você tem que sentir que não está cansando, que o ritmo pode ser segurado por 10km. E foi assim que rodei o primeiro km para 4:53, num km em que logo me livrei da massa de pessoas e comecei a seguir um sujeito. No segundo e terceiro kms rodei para 4:35, me sentindo na maior parte confortável. O carinha que saguia no primeiro km ficou para trás e outros ficaram para trás, e eu não segui ninguem em particular. 

Logo depois do km 3 o Garmin apita o final do aquecimento e o começo do goal pace, mas eu pouco presto atenção. Os dois primeiro km do goal pace foram no mesmo ritmo de 4:35 e eu estava de volta na região da largada, já começando a sentir um pouco as pernas, mas não tava mal. O terceiro e quarto kms do goal pace foram para 4:30, já pouco depois do km 7. Os 20 minutos do goal pace logo terminaram, e os próximos 10 minutos começaram.

Nos dois km seguintes que me levaram quase até o final da prova, eu pareei com um sujeito que táva num ritmo bom, e correndo juntos seguramos forte. Minha impressão foi que ele notou a minha presença, vindo de trás, e falou "Opa, aqui não". O próximo km for para 4:26, depois 4:22, e estávamos junto nos aproximando da chegada. Eu fui com ele até sairmos da rua e entrar na grama, quando ele aumentou bastante o ritmo e eu que já estava bem cansado diminui provavelmente, dado que não me senti conformtável correndo na grama muito rápido, onde o terreno não era plano e eu não enxergava direito.

O sujeito cruzou a chegada antes de mim, assim como outro sujeito veio de tràs e me passou também. Mas na lista dos resultados... os dois ficaram atrás de mim! Sim, eu larguei meio atrás, eles na frente, o tempo do chip foi maior para eles! Diz o ditado que os últimos serão os primeiros...
Cheguei cansando mas não tão mal, com 45:55, peguei o terceiro lugar na faixa etária, o que rendeu uma segunda medalha. O tempo não só foi melhor do que a mesma corrida no ano passado mas também melhor do que a Super Power que fiz duas semanas atrás. Estava realmente feliz com o tempo.

Dali fomos comer o churrasco deles, que foi mias ou menos, meio pequeno se considerarmos o preço, mas bom considerando o que dão depois da maioria das outras corridas. Voltamos para casa e a segunda foi de descanço, e agora estamos de volta aos treinos...


Nenhum comentário:

Volta ao Bairro St. Andrew-Windfields

 Mais uma volta a um bairro. Dessa vez contornamos o St. Andrew-Windfields, bairro que talvez tenha como ponto de maior interesse para nós a...