sábado, 14 de setembro de 2024

Volta ao Bairro Newtonbrook West

Sabadão, a temperatura deu uma esquentada, estava difícil resistir contornar outro bairro. E lá fui eu. O bairro Newtonbrook West fica bem ao Norte de Toronto, onde a avenida Yonge sai da cidade e continua ao Norte. Nele está a úlima estação do metrô, a estação Finch. E é mais ou menos isso que eu posso dizer do bairro, no mais ele parece ser em sua maior parte um bairro residencial. 

Saindo de casa eu me sentia com sono e cansado do treino de ontem. Tinha quase decidido a caminhar somente, quando olhei para o Garmin e ele estava me esperando, zerado, em pleno contato com o satélite. Então apertei o botão e comecei em um trotinho que parou 19 km depois.

Resolvi subir a Yonge já que teria duas opções de bairros, uma mais perto e outra mais longe. Só que nenhum bairro era realmente perto e no começo do treino eu me sentia cansado, com as pernas pesadas. Rodei o primeiro km para 5:43, um ritmo baixo, mas nem tanto se pensar que eu ainda estava bem dentro do ritmo leve dos treinos do Garmin, mas agora a corrida não estava sendo marcada como treino.
Segui sofrendo um pouco para correr, mas pensando em outras coisas, subindo a Yonge rumo ao Norte. Passei pela Eglinton, Lawrence e logo estava na Wilson, já depois do km 6 e o ritmo tinha melhorado, com os km 4 e 5 rodados para sub 5:10. Ali na Wilson poderia entrar à esquerda e rumar para o Oeste para fazer um bairro que comecaria ali. No entanto me sentia bem e resolvi continuar subindo a Yonge e ir para os limites de Toronto.

Da Wilson até a Sheppard peguei subida, trechos sem calçada, e a ponte onde passa a rodovia 401, sob a qual passei. Então cheguei na Sheppard e peguei comércio novamente, ruas para cruzar, carros com luz contra... O ritmo para os kms 7, 8, 9 e 10 abaixaram e rodei acima de 5:30 por km. Com isso estou chegando na Finch, onde encontro o semáforo fechdo e firo à esquerda rumando ao Oeste na Finch. Agora começo a contornar o bairro.

Na Finch rumando ao Oeste pego menos subida e sem luz de carros, e corro mais tranquilo. Completo o km 11 pouco depois de entrar na Finch, para 5:13 em ritmo bem melhor que os km anteriores. Apesar das pernas ainda estarem cansadas eu conseguia rodar bem. Fecho o próximo km para 5:20 e logo estou na Bathurst, onde entro à direito, rumando agora para o Norte. Lugar residencial, sem comércio, gostoso para correr, mas o dia está clareando, já devia ser uma 6h45m da manhã, temperatura de uns 18 graus. 
Subindo a Bathurst fecho os km 13 e 14 sempre rodando sub 5:20, as vezes sub 5:10, ritmo muito bom. Quase no km 15, entro à direita na Steels, num lugar onde tem um grande estacionamento com muitos comércio, afastando, atrás dos estacionamentos. Essa disposição de comércios, principalmente no cruzamento de ruas grnades, me parece algo típico do Canadá, mas talvez seja Americano também. 

Na Steels, rodando para o Leste, completo os kms 15 e depois 16, sentindo as pernas cada vez mais cansadas, mas segurando bem o ritmo, sem muito esforço. 

De volta a Yonge, rumando para o Sul, completo o km 17 com 5:04 e depois o 18 com 5:03, ritmo excelente.Nesse ponto sei que o contorno do bairro vai terminar com quase exatamente 19 km e tiro o pé um pouco já que as pernas estavam cansadas. Completo o km 19 e o contorno do bairro com 1h42m de treino, satisfeito com o desempenho depois do treino de ontem,e começo a andar. A caminhada de quase 2km me levou quase até a Sheppard, onde deois de esperar bastante peguei um ônibus. Era depois das 7:30 e o metrô já estava rodando fazia tempo, mas por ter ficado em casa ontem eu pensava que hoje era domingo e fiquei esperando o ônibus. Nem sem direito que ônibus foi aquele que peguei, que desceu a Yonge, quase vazio. Acho que é um ônibus infrequente que colocam para os que querem descer entre estações do metrô, dado que da estação Finch até a St Clair a distância entre estações é longa. Mas deu certo, desci na St Clair, e fui no mercado comprar um melão Santa Clara dado que estava com bastante sede e o melão era enorme, muito gostoso e com preço muito salgado de $20. Eu estava na avenida St Clair e me perguntava porque era melão Santa Clara e não St Clair....

Nenhum comentário:

Volta ao Bairro St. Andrew-Windfields

 Mais uma volta a um bairro. Dessa vez contornamos o St. Andrew-Windfields, bairro que talvez tenha como ponto de maior interesse para nós a...