sábado, 21 de setembro de 2024

Treino Leve e volta ao bairro Dufferin Grove

 Hoje fomos para a volta a um bairro mais fácil, o Dufferin Grove. É um bairro na parte meio central e meio à Oeste de Toronto. Das coisas interessentes que temos ali talvez eu citaria o Shopping Mall na avenida Dufferin, que tem o Walmart the mais fácil acesso para quem depende de transporte público. Na parte Sul do bairro também tem o começo (ou fim) da trilha que acompanha uma estrada de ferro que cruza Toronto de Sul ao Norte. A trilha acaba sendo uma opção muito boa para pedalar, ou simplesmente para ir mais ao centro da cidade, dado que não tem carro nenhum. Ela também seria parte do percurso de contorno do biarro, cujo limite é na estrada de ferro, mas ela está fechada por algum motivo. O contorno que fiz foi então um pouco miaor do uqe o contorno real do bairro. Essa estrada de ferro é uma que usamos para ir ao aeroporto, mas a parte que usamos fica ao Norte do bairro. O limite Norte do bairro é a avenida Bloor, e ali tem as estações Landsdowne e Dufferin do metrô. Não muito mais a dizer sobre o bairro.

Sábado, o sol nascendo depois das 7 da manhã e eu comecei o treino depois das 6 pois o dia prometia estar nublado também. Estava muito indeciso quanto a que bairro contornaria, mas logo decidi que não firia um tão longo devido a meia de Chicago no fim de semana que vem e eu não estar me sentindo descansado esses dias. Abandonei algumas opçoes de bairros ao Norte que eram ais longe e sai pela St Clair rumando para Oeste. 
O início do treino foi bem difícil e por pouco não desisti, pois não só sentia as pernas cansadas, provavvelmente do Goal Pace de ontem, mas também estava com dor nas costas. Os 5 minutos iniciais foram de dor e corrida com o corpo torto, mas o ritmo ainda ficou abixo dos 6min/km. Fechado os 5 minutos de aquecimento do treino as costas já doiam menos e eu decidi que ia contornar um bairro, apesar de ainda senter cansaço nas pernas, mas a luz verde para a volta a um bairro tinha sido dada.

Continuando à Oeste pela St Clair eu pensava qual bairro, dado que eu sabiamais ou menos o contorno de dois, ambos com mais ou menos a mesma distância. Mas pensando bem, eu acabei decidindo pelo Dufferin Grove simplesmente porque eu tinha mais confiança que não ia me perder no contorno dele, enquanto que fazia tempinho que não olhava o contorno do outro bairro. Isso decidido, indo pela St Clair entrei à esquerda na Oakwood, rumando para o Sul, por volta do km 3.

O Garmin marcava o treino leve, e agora descendo pela Oakwood eu estava na primeira parte de 20 minutos de treino, rodando melhor, abaixo dos 5:30. A lap 4 foi ja na avenida Dovercort e eu fechi bem com 5:16, com descida. Logo a frente passo sob a ponte e na Dupont o semáforo está fechado, forçando me entrar nela à esquerda, rumando para o Leste. Logo não vejo carros, atravesso a Dupont e volto para a Dovercort, rumando para o Sul. Logo em seguida a lap 5 termina marcando o final dos 20 minutos e o começo de mais 15 minutos de treion leve, opcionais. Fecho o primeiro km, lap 6, entre a Bloor e College, para 5:17.

Pego a College às direita, indo para o Oeste, e fecho o segundo km da parte opcional, lap 7, para 5:13. O ritmo estava melhor do que o planejado, e eu não me sentia muito cansado. A temperatura por volta dos 20 graus estava agradável. Inod pela College, cruzo a Dufferin e agora preciso contar 3 ruas e virar à esquerda, rumar ao Sul até a Dundas. Mas pego a rua errada, mesmo assim inod parar na Dundas mais rápido do que esperava dado que ali a Dundas e a College são bem próximas. 
Na Dundas o treiono leve logo acaba e o Garmin entra nos 5 minutos de desaquecimento. Uma opção agora é passar sobre a estrada de ferro, sobre uma ponte, e virar à direita voltando para o Norte, antes da próxima ponte. Ali as duas pontes sobre duas linhas de trem, são praticamente encostadas uma na outra. Estava clareando o dia e eu já sentia desconforto com a claridade, mas isso também abria a opção de pegar a trilha, que sabia estar fechada mais para frente, mas que mesmo assim era uma opção no pedaço em que ela estava aberta. Só que preferi fazer o percurso mias fácil, ainda que mais longo, ao invés de tentar seguir de perto o contorno do bairro, para que o percurso do contorno dos bairros vizinhos também fiquem mais fáceis. Se pego a trilha então para o mapa não ficar feio, teria que pegar a trilha denovo quando fizer o contorno do bairro vizinho, o que me limitaria a fazer o bairro viszinho mais tarde, e ainda a trilha poderia fechar. 

Escolhi então a opção 3 e segui pela Dundas, agora depois das pontes rumando para Noroeste. O desaquecimento terminou ali, antes de chegar na Roncesvalles. Apertei o Garmin, dizendo para ele continuar marcando. A Dundas se encontra ali com a Roncesvalles, e a Dundas continua o seu caminho, rumando para o Norte, enquanto que a Roncesvalless, que já ia para o Norte, muda de nome e passa a se chamar Dundas. É meio estralho, como se a Dundas deveria terminhar ao enontrar a Roncesvalles. Como se hourvesse uma guerra e a Dundas ganhou, e aquele pedaço de rua ficou Dundas mesmo sem fazer muito sentindo.

Logo chego na Bloor, e entro nela às direita, rumando para o Leste, rumando para o final do contorno. As duas ferrovias que havia passado por cima na Dundas agora estarão por cima na Bloor, e eu passando por baixo. Na primeira ponte temos a entrada para a estação de trem que vai para o aeroporto, mas que está no bairro ao Norte do que estou contornano. Logo depois da ponte fecho a lap 10, primeiro km depois do treino, para 5:08. Corro bem e seguro o ritmo, logo chegando na Landsdown, e passando por baixo da segunda ponte, agora as duas mais afastadas. Cruzo a Duferin e o segundo km pos treino para 5:23, mas sei que o final do contorno da Dovercort está próximo, acelero para esquentar as pernas. Com mias 500m à 4:34 estou completando o contorno do Dufferin Grove e paro o Garmin. 

Dali ando 1,5km para pegar uma bike na Bloor, Leste da Bathurst, e de bike volto para casa. O terino deu pouco mias de 10km e não parece ter sido cansativo, com uma apertada no ritmo no final. De agora até a meia no domingo que vem temos só um treino de tempo de 1h na Terça, que provavelmente vou pegar leve. E vou tentar correr diariamente, treinos leves, pois parece que ficar parado não tem ajudado no descanso e estou com um pouco de receio de chegar cansado no dia da meia. Mas tudo a seu tempo, veremos.

Nenhum comentário:

Volta ao Bairro St. Andrew-Windfields

 Mais uma volta a um bairro. Dessa vez contornamos o St. Andrew-Windfields, bairro que talvez tenha como ponto de maior interesse para nós a...