sábado, 20 de julho de 2024

Longão e volta ao Bairro Westminter-Branson

E dessa vez atingi o limite Norte de Toronto! Eu estava planejando chegar no limite Oeste, mas é bem longinho, e hoje eu resolvi ir para o Norte e explorar lugares novos. O bairro Westminter-Bronson foi o alvo da volta ao bairro de hoje, por ser um pouco desafiante e por ser novo para mim. O bairro, por ser longe e ao Norte, não tem muito significado para a gente, a não ser uma vez que eu fiz um bike-tag lá, numa é poca que  a gente tava perto do Halloween e os biketags eram sobre cemitérios, e tinha um cemitério lá, perto de uma estação de bicicleta, ao mesmo tempo que a biketag que eu tinha que pegar era também naquela região. Fora isso, em oturos tempos a muito no passado, devo ter subido pela borda Leste do bairro algumas vezes correndo e de bicicleta. O bairro fica mais ou menos perto da Universidade York, ao Leste dela, um dia fomos assistir o atletismo dos jogos Pan-Ameericanos de 2015. Tem também uma linha de transmissão com torres de eletricidade cortando o bairro, que acaba sendo uma linha verde bem visível no Google Mapa. Enquanto o lado Leste do Bairro é a avenida Bathurst, o Norte é a avenida Steeles, e o Lado Leste é o braço Oeste do Rio Don (Don River West Branch). O rio Don, quando chega perto do lado para desaguar, é um dos principais rios de Toronto e bastante conhecido pela trilhas praticamente no centro da cidade, muito legal de andar, correr e pedalar. Mas indo para o Norte ele parece se dividir nos braços Leste e Oeste, que eu pouco conheço. O rio corre de Noroeste para Sudeste, encontrando a Bathust num bico tal que o bairro não tem um limite Sul. O limite Oeste é bem torto, pois é o rio, e não tem jeito de correr nele, então eu tentei seguir mais ou menos, tando não ficar tão longe e ao mesmo tempo não fazer um caminho complicado para se não se perder e não ficar difícil quando eu for passar ali denovo para contornar o bairro vizinho que tem o mesmo contorno pelo rio.

Apesar de ter conseguido cumprir os treinos bem essa semana, eu me senti cansado e  descansei na quarta e sexta. Na terça teve Progression Run e na quinta teve tiro de 1 minuto, depois de 30 segundos. Hoje, Sábado, o longão era de 1h30m, com adicionais 15 minutos, com 5 minutos de aqueciemnto e desaquecimento, totalizando 1h45m. Era tempo suficiente para um bairro longe, e eu estava afim de tentar um bairro longe. Planejei chegar no limite Norte de Toronto, com um plano B para um bairro mais perto. 

Escolhi o bairro e passei um tempo estudando como o contornaria, dado que esses bairros limitados por rios são sempre mais difíceis, eu tenho que decorar as várias ruas, e ás vezes planos B como a trilha esteja fechada, ou eu me perca. A temperatura estava 17 graus e eu planejei sair às 4:30 para chegar na parte de trilhas lá pelas 6h quando já esteria claro dado que o sol nasceria às 5h53m. Mas os planejamenos foram mais do que eu previa e acabaram me atrasando e eu coloquei o pé na estradda às 4h48m, levando os dois óculos escuros, mas prevendo que só o menos escuro seria suficiente. Terminaria na Bathurst, onde poderia pegar um ônibus para o Sul, até a St Clair, e deopis das 6h os ônibus seria frequentes. 

Tudo certo, pé na estrada, eu me sentia bem, mas não ótimo. O aquecimento foi para um ritmo de 5:18, um ritmo bem bom para começar, mas ainda estava indeciso. Continuei mais ou menos no mesmo ritmo nos dois primeiros km do longo, quando eu tinha que decidir se ir apar ao plano B. Nem pensei muito, o ritmo não estava ruim, mas eu me sentia bem e queria fazer o longo, segui para o plano A, subindo a Avenue Road rumando para o Norte. Muito pouco carro e eu me sentia bem rodando no meio da avenida, uma avenida com asfalto bom e larga. O terceiro km do treino, quase quarto km total, lap 4 foi para 5 minutos cravados. Logo estava na Lawrence, onde o semáforo estava vermelho para mim, entrei à direita na Lawrende e depois de uns 30 metros vi que não tinha carro e atravesse a avenida, voltei para a Avenue Road. Ainda ssim fechei a lap 5 para 5:08. A lap 6 era predominantemente subida e fechei para 5:11, já perto da York Mills. O semáforo verde, passei a York Mills para pegar a subida na ponte que leva a Avenua Road a passar sobre a rodovia 401. A entrada para a rodovia estava fechada, me fazendo pensar que talvez tivesse algum acidente, mas lá de cima da ponte não vi nada a não ser uma luz piscando longe o suficiente que não dava para saber o que era. No topo da ponte, vendo a rodovia lá embaixo, fecho a lap 7 para 5:12.

Depois da ponte é o fim da Avenue Road e eu pego umas ruas residenciais para sair mais ao Norte na Bathurst. Ruas muito calmas, eu denovo corro no meio da rua para fechar a lap 8 para 4:59. Rodar abaixo dos 5min/km era muito bom! O próximo km na Bathust, calcçada denovo, para 5:04. Passo a Sheppard, e logo cruzo para o outro lado da Bathurst, ainda rumando ao Norte, agora começando o contorno do bairro, fecho a lap 10 para 5:10 sabendo que vinha subida das boas pela frente. Isso fez com que o ritmo da lap 11 caisse, e cruzar a Aavenida Finch, onde assim como na Lawrence eu tive que fazer um vai e volta porque o semáforo não tava aberto, fez o ritmo da lap 12 caisse também. As duas por volta dos 5:20, o que ainda é muito bom. Mas depois, na Bathurst rumando para a Avenida Steeles, eu me sentia bem e a lap 13 foi para 4:54. Depois disso o ritmo caiu. Não só me senti um pouco cansado, mas a Bathurst estava muito larga e sem árvores, e a claridade me incomodou. Na lap 14 eu diminui um pouco para trocar os óculos, o que fiz com calma para não derrubar nada. Essa foi meu pior desempenho, para 5:27. Ali na Steeles tinha um pouco de subida também, eu já sentia um pouco o peso dos km passados.
Ali na Steeles, a avenida que define o limite Norte do bairro e de Toronto, eu estava com certeza em território novo. No máximo tinha passado ali de ônibus para ir para a York University, mas não tenho certeza se foi por ali ou pela Finch. Só que estava também preocupado em não errar o caminho, precisave entrar às esquerda e rumar ao Sul depois de um parque, mas ali tudo parecia parque. O que me deixu mais calmo foi que eu tinha boa noção da distância e sabia que a curva à esquerda seria perto do proxima lap. Só que logo eu reconheci o parque que tinha visto no Street View, e fiquei ainda mais tranquilo.

Saindo da Steeles e rumando ao Sul, a rua estava deserta e eu novamente rodava no meio da rua, que chama Hidden Trail, mas é uma rua razoável, não é uma trilha. Ali novamente senti o prazer de correr e deixei as pernas irem livres, fechando a lap 16 para 5:05. Logo saí da rua e peguei uma trilha que ainda estava bem escura em com quase 500m fecho a lap 17 com ritmo de 4:55, o final da primeira parte do longo. Ali o Garmin me deixa parar o treino e rodar só mais 5 minutos de desaquecimento, mas nem pensei nisso, segui em frente, agora sabendo que teria que correr mais do que o tempo total de treino para completar a volta, pois tinha mais 20 minutos de treino, quase 4km, o que sabia não seria suficiente.

Cruzo o braço Oeste do Don River, continuou na trilha, uma subidinha e logo estou na rua, passando por uma estação de bicicleta. O ritmo ainda está bom, saio da rua e pego outra trilha que cruza as torres de eletricidade, e ali no meio completo o meu primeiro km dessa nova fase de treino, lap 18, com 5:10. A parte de trilha é curta e logo saio e estou novamente numa rua residencial, com bom asfalto, rodando bem, rumando para o Sul. Chego na Finch, o farol está aberto e eu cruzo, de olho no carro que quer entrar na Finch e me espera passar na faixa de pedestre. No lado Sul da Finch, rumo a Oeste. Ali denovo passaria uma ponte e pegaria a primeira à esquerda. Depois da ponte veio uma subida mas ainda assim fechei a Lap 19, ainda na Finch, para 5:05. Logo vem a curva à esquerda e subida e eu me sinto cansado. A avenida ali chama Wilmington, mas eu nem sabia. Virei à esquerda denovo na terceira rua, sol na cara, estava cansado, fechei a lap 20 que foi o fim do treino, com ritmo de 5:22. A lap 21, desaquecimento, eu estava cansado mas rodei bem, para 5:04. Ali neste lap pela primeira vez errei um pouquinho o percurso, virando à direita numa rua antes do que devia, mas que acabava dando no mesmo lugar, tal que não tive que voltar nem nada, e na verdade só tive certeza que fiz a rota diferente da planejada para aquele trechinho depois em casa. Só que ali, correndo, eu imaginava que tavlez estivesse errado. No entando o sol tinha saído, eu sabia que estava indo para o Sul, a direção correta, e continuei indo. O final dos 5 minutos de desaqueciemnto foram mais ou menos embaixo de outra linha de transmissão, que na verdade foi onde eu tive certeza que estava no lugar correto pois aquela linha de transmissão, e passar embaixo dela rumo ao sul, era um ponto principal do meu plano para não se perder. Disse para o Garmin continuar marcando apesar do treino ter terminado, e depois da linha de transmissão virei na primeira à esquerda como planejado. Sabia que estava perto do final e puxei o ritmo, correndo numa rua vazia com bom asfalto, sentindo o cansaço mas também o prazer de correr de manhã, com o sol nascendo, com 17 graus de temperatura.Virei à esquerda e fechei o primeiro km extra para 4:50, o melhor km de todos foi também o último. Dali até a Bathurst foram 150 metros e eu fechei o contorno e me imaginei encontrando comigo mesmo, o eu do passado, subindo a Bathurst, lá do outro lado da rua. No mapa, no entento dá para ver que imaginei errado. Naquele ponto eu já tinha acabado de cruzar a Bathurst e corria ali, na mesma calçada onde terminei. O eu do passado estava na verdade ali comigo, bem perto. Corri alguns metros na Bathurst rumo ao Sul e terminei o treino. 

Estava cansado por ter acelerado no final, mas feliz por ter corrido pouco mais de 21km. O plano era andar. Desisti de pegar o ônibus que parou na minha frente e desceria a Bathurst até a St Clair, e resolvi andar até a Yonge e pegar o metrô. Seriam mais de 2km de caminhada, mas vamos lá. Dei uns trotinhos no meio do caminho, o sol já bem claro e logo os 2km já eram e eu estava no metrô, de lá pro mercado, comprei uma melancia...

Nenhum comentário:

Volta ao Bairro St. Andrew-Windfields

 Mais uma volta a um bairro. Dessa vez contornamos o St. Andrew-Windfields, bairro que talvez tenha como ponto de maior interesse para nós a...