sábado, 13 de julho de 2024

Volta ao bairro Rockcliffe-Smythe e Progression Run

Hoje transformei o Progression Run em um longo, dando a volta em outro bairro, o Rockcliffe-Smythe. Outro bairro em uma parte da cidade que a gente nunca vai, em que a parte mais relevanta para mim  talvez seja a trilha que segue o rio Humber, que é o limite Oeste do bairro. Eu já fui várias vezes nessa trilha, acho que quase sempre de bike, em tempos passados. Descendo o rio, ela cruza a Dundas e ali um pouco antes tem uma ponte para pedestre que cruza o rio e é parte da trilha. Essa ponte é bem legal pois o rio ali é grande, eu diria que poderia ser um ponto turístico de Toronto. Mas ela fica meio fora de mão, ali na trilha, meio longe do centro e mesmo para chegar na ponte tem que andar um tanto considerando a rua mais próxima. Uma vez eu fui lá no inverno para ver o rio congelado. Acho que foi por isso que eu fui. Enfim, foi bom estar lá denovo. O bairro é cortado pela rua Scarllet, que também é conhecida minha, também por pedaladas passadas, e tipo, uma referência. A Scarlet não é uma rua que classificaria como uma das principais que cortam Toronto de Norte a Sul, pois ela não é longa, mas ali não tem outra rua grande então ala acaba sendo referência. Ela também é onde a Avenida St Clair termina à Oeste, o que ajuda como ponto de referência. O bairro também é cortado bem no seu Sul pela St Clair. 

O meu post anterior foi um terino de tiro, na terça feira, que fiz bem, apesar que não estava me sentindo 100%, mas foi bom. De lá até hoje, sábado, tinha dois dias de descanso, dos quais eu descansei 1 (nenhum treino) e um treino level. Ou seja, eu esperava que hoje eu estaria bem e estava até decepcionado que o Garmin estava passando um progression run de 40 minutos, contando aquecimento e desaquecimento, ao invés do tradicional longo. Só que os treinos leves foram meio cansativos e eu não estava me sentindo descansado quando comecei o treion hoje. Ainda assim estava resolvido que eu faria o Progression Run, e continuaria para dar a volta num bairro. Tinha escolhido dois bairros, um mais perto, o Keelesdale, pequeno e mais perto, e o que eu contornei, seu vizinho a Oeste, bem maior e mais imponente, com contornos mais difíceis de memorizar. 

Rodei os 5 minutos iniciais de aquecimento para um ritmo de 5:15/km, o que é bem bom, só que eu não me sentia assim tão bem. Sei lá, as pernas pareciam não ir, e a idéia de rodar abaixo dos 4:30/km no final do treino de progression parecia impossível. Mas o ritmo me animava e eu estava em dúvida se faria o bairro menor ou o maior. 
Passado o aquecimento, os próximos 20 minutos seriam de treino leve. Aí eu fiz a conta para ver onde faria os 10 minutos fortes, do progression run. Ficou mias ou menos clarro que se eu decidisse pelo bairro mais próximo e menor, o treino forte seria na Caledônia e Rogers. Seria terrível, pois a Caledónia tem subidas respeitáveis e não dá para correr na rua, que é movimentada e estreita. Foi aí que decidi que continuaria pela St. Clair para que a parte forte fosse na St Clair, relativamente plano, e Weston, que com sorte não chegaria nas subidas da Weston. Continuando pela St Clair, as chances de fazer o bairro menor diminuiam pois eu teria que começar pela sua borda Oeste, o que é meio inconveniente, dado que o final é lá também, ou seja, no ponto mais longe de casa. É mais natural começar e terminar os contornos no Leste, mais precisamente no Sudeste se o bairro fica ao Norte da St Clair. Mas okay, ainda não perderia a possibilitidade de fazer o bairro mais curto se não me sentisse bem depois dos 10 minutos fortes do progression run.

O primeiro km do treino level foi para 5:14 e o segundo para 5:06. O ritmo estava bem bom,  e embora eu não me sentisse 100% por alguma razão o ritmo estava bom o suficiente que depois de 2 km eu estava bem decidido a fazer o bairro maior. No entanto teriam os 10 minutos de ritmo forte, e vamos ver se ainda quero fazer o bairro maior depois disso. Eu não tinha medido o contorno dos bairros, mas tinha uma vaga idéia pelo tamanho no mapa. Eu sabia que o bairro mairo seria um longão tradicional, que chegaria perto dos 20km. O bairro menor seria uns 12, menos de 15 com certeza. 

O ritmo continuou similar até que depois que cruzei a Caledônia o Garmin apitou para começar os 10 minutos de treion forte, entre 4:07 e 4:22/km. Ali na St Clair era fácil correr e rodei o primeiro km para 4:13, já chegando na Weston, na subida depois de passar embaixo da linha do trem. Ali percebi que na verdade teria que manter forte por muita subida na Weston, e embora tenha feito o primeiro km bem, estava já me cansando. Rodei o próximo km para 4:25, resultado de subida e cansaço. Mais 300m de subida para terminar os 10 minutos e me acho no começo da Rogers, super cansado, dando a volta num ônibus urbando que queria entrar na Weston e eu não sabia se o semáforo estava aberto para ele. Pelo jeito não, dado que dei a volta por trás dele mas ele continuou lá. Mais 5 minutos de descanso para terminar o treino, eu me sentia exausto, mas certo de que agora que podia correr no ritmo que queria, descansaria e partiria para a volta no bairro maior, que já tinha começado uns 500m antes. 

Passei a entrada da Black Creek e nem lembro dela. Veio uma subida, e logo ainda na subida vito à esquerda na Lambton, uma rua pequena e com pouco movimento. Ainda me sinto cansado e corro agora no meio da rua, mas logo ali no começo da Lambton o Garmin apita o final dos 5 minutos de desaquecimento que rodei para 5:38/km. Estava cansado, o tiro de 10 minutos tinha sido desgastante, mas estava determinado a continuar, agora sem possibilidade de voltar para o bairro menor. Aperto o botão do Garmin dizendo para ele que o treino na realidade não terminou, que tudo até então era só aquecimento, que eu estava na verdade começando a volta no bairro que teria mais km do que tinha rodado até então. Vi que ali no final do treino, no começo da Lambton, eu já tinha todado 8km. A lap 10 então é mais ou menos 9km e assim por diante.
A Lambton segue a Oeste e termina na Jane, onde completei o primeiro km pos-progression run, e completei para 5:09, estava de volta no ritmo inicial, e me sentia bem, na Jane indo para o Norte. Não consegui atravessar a Jante antes de chegar na Eglinton, onde tenho que virar à esquerda, então precisei esperar o semáforo. Agora que o treino tinha acabado, parar no semáforo e parar o Garmin é tudo válido. O objetivo é só completar a volta no bairro.

Passei a Eglinton, ali bem larga, tudo muito aberto, quase 5h45m da manhã, eu decidi guardar os óculos claros e pegar os escuros. Eu sabia que o dia seria de sol e tinha também comigos os óculos super escuros, mas não precisava ainda. Lembrei das dificuldades de trocar os óculos na volta ao bairro anterior, e pensei comigo mesmo que seria okay ir mais devagar e demorar quanto tivesse que demorar para fazer tudo certo. Com calma desenrolei o papel higiênico dos óculos que estavam no bolso do shorts, mas mal comecei e as chaves cairam do bolso, pois ele é furado. O furo é pequeno então dependendo de como você coloca as chaves ela fica lá, mas não ficou. Parei, pequei as chaves e continuei, agora com as chaves na mão. 

Nesses treinos bem cedo, ainda escuro, eu sempre corro com as chaves na mão, pensando que se aparecer alguém com más intenções eu posso tentar usar a chave como uma arma. Também porque ela fica fazendo barulho se colocada no bolso, ainda que o bolso não tivesse furo. A única opção é corregar as chaves no boné, o que também não gosto muito, então por isso também eu levo na mão. Mas ali para trocar os óculos, as chaves atrapalham. O problema é desenrolar os óculos sem estragar o papel higiênico para que eu pudesse usar ele para enrolar os óculos claros que eu estava tirando. No bolso eu tinha outro pedaço de papel para limpar os óculos escuros que geralmente estão embassado, mas dessa vez não estava. A troca foi tranquila e aind mantive o ritmo fechando o segundo km para 5:14.

Logo estava na Scarlet, entrando na trilha que segue o Rio Humber, voltando para o Sul. Ali na trilha me senti bem, e fechei a lap 12 para 5:04 e a próxima para 5:08. Aí vieram algumas subidas na trilha, o cansaço começou a pegar, e o próximo km ainda na trilha foi para 5:22. Mais ou menos 13 km, e pouco depois estava cruzando a ponte sobre o rio Humber que falei no começo. Com mais ou menos 14km estava saindo da trilha, numa enorme subida, rumando para a Dundas que fica bem elevada em relação ao Rio Humber, e sob a qual eu tinha passado. A lap 16, mais ou menos km 15 eu rodei para quase 5:40 devido essa subida, e a partir de então me senti mais cansado. Seguindo pela Dundas, fiz o erro de passar para o lado esquerdo dela, dado que teria que virar à esquerda na Runnymede, mas logo a calçada terminou, e tive que cruzar a Dundas denovo para o seu lado direito, rumando a Oeste. Veio um farol, calçada do lado esquerdo novamente e eu atravesso a Dundas novamente, só para ver a calçada terminar. Dessa vez não voltei apra o lado direito, aumentei o ritmo e corri na rua esperando que uma calçada viesse logo, ou que carros não viessem logo. Mas carros vieram num lugar onde não tinha espaço para correr do lado da rua e eu tive que pular do lado e ficar esperando os carros passarem. Os carros passaram e 20m depois veio a calçada. 

Virei à esquerda na Runnymede, indo para o Norte, e logo depois da ferrovia, que é o limite real do bairro, completo mais um km a 5:23, logo estando na St Clair, parado no semáforo, esperando. Acho que a parada me fez bem pois o próximo km eu rodei para 5:14 e já estou na trilha que segue a rua Terry. Cruzei a Symes, ainda na trilha que começou a ter subidas, me senti bem cansado mas sabia que estava terminando. O proximo km, já não longe da Weston, o Garmin marcou 5:02. Era o meu melhor km, mas eu acho que o Garmin pisou na bola pois apesar de ter rodado bem no começo desse km, teve umas subidas e eu me senti cansado. Foi ali, completando a lap 19, mais ou menos km 18, que ouvi um galo contando. Foi inesperado, mas deu para entender. A trilha ali, ainda que já chegando no seu final na rua Gunns, é bem fechada, deve ter alguma residência meio rural. Ali tem trilha por causa da linha de transmissão de eletricidade, então tem uma faixa larga de vegeração.

Cheguei na Gunns exausto, dali só uns 150m até a Weston, tudo descida, e fechei o bairro! Estava cansado e todo molhado de suor. Colocquei o Garmin no modo de caminhada e segui para a St Clair. Um incidente pequeno foi um cachorro pastor alemão que latiu bravo para mim sem parar, mas a sua dona deu conta de segurar ele. Eu parei, olhei para ele, esperei a dona levar ele embora, não falei nada nem ela. Segui andando até a St Clair, virei às esquerda, passei embaixo da linha de trem e cheguei na Old Weston junto com um street car. Consegui correr e pegar ele, tinha andando 800m. Sentei, estava pingando, cansado. Esperava que ia terminar a volta menos cansado. Mas no final das contas o ritmo médio ficou nos 5:09, muito bom considerando que houve subidas, e teve os 10 minutos de ritmo bem forte. Então talvez não tenha sido tão ruim o fato de eu me sentir cansado. Em casa foi para a melancia e descansei, e me sinto bem melhor. Vamos ver amanhã!

Nenhum comentário:

Volta ao Bairro St. Andrew-Windfields

 Mais uma volta a um bairro. Dessa vez contornamos o St. Andrew-Windfields, bairro que talvez tenha como ponto de maior interesse para nós a...