terça-feira, 2 de julho de 2024

Goal Pace Run e volta ao bairro Dovercourt Village

 Já emendando outra volta a um bairro, dessa vez mais perto de casa e do centro. O Bairro Dovercort Village é familiar pois eu passo nele praticamente todo dia para vir para o trabalho e voltar. Ali no canto inferuir dureito (Suldeste) tem o Crhistie Pits, um parque famoso em Toronto, onde já fomos ver filme ao ar livre e passear, e no Festival Etíope. A estação Ossington do metrô, não longe do parque, é onde eu pego o ônibus para vir para o trabalho em dias muito frio, ou quando chove. Digo, ali faz-se a baldeação. O limite Sul é a Bloor Street, a principal rua Leste-Oeste de Toronto. No bairro também temos a estação Duferin do metrô, e pelo meio dele desce a rua Dovercourt de Norte a Sul, que dá nome ao bairro. Também de Norte a Sul cortando o bairro temos a Shaw, uma das ruas com ciclovia mais antigas de Toronto eu acho, e que eu pego para vir para o trabalho. Enfim, não tão perto de casa, mas sempre ali fazendo parte da nossa vida. 

O treino de hoje era um Goal Pace que começou com 15 minutos de aquecimento, 15 minutos de goal pace, entre 4:38 a 4:50 por km, mais 5 minutos se estiver se sentindo bem, e terminando com 15 minutos de desaquecimento. Geralmente eu tenho achado os Goal Pace não tão difíceis, o objetivo é manter o ritmo de uma meira maratona, e eu tenho conseguido manter legal. Então decidi que sairia cedo e também daria a volta ao bairro dado que fiz as contas rapidinho e era mais ou menos a distância correta. A temperatura estava boa, ao redor dos 16 graus, e quando coloquei o pé fora de casa não epnsei duas vezes, e fui para a volta ao bairro. 

No começo me sentia bem e não tive muitas dúvidas que faria o treino tranquilo, exceto, talvez, por ser em ruas que eu nunca corro. Dependeria então da quantidade de carros, estado das calçadas, construções. O ideal seria não ter carro, e eu correria na rua o tempo todo, mas apesar de ser bem cedo todo o contorno do bairro são ruas movimentadas de Toronto.
Rodei os 15 minutos de aquecimento, onde tem uma grande descida no km 2, para 5:04 de média, e estava livre, leve e solto, as pernas pedindo chão. Bem diferente de ontem que eu estava me arrastando no treino level. Com pouco mais de 3km chego na Christie com a Dupont, indo para Oeste na Dupont, e começo o contorno do bairro, já em ritmo de goal pace. Infelizmente, correr na Dupont não estava tão fácil. Eu queria correr na rua mas sempre vinha carro e eu pulava para a calçada, onde inevitavelmente o ritmo era menor pelo minha preocupação com obstáculos. Na calçada, não consigo em geral manter o ritmo constante, a não ser que é ritmo lento. Mesmo assim rodei os 15 minutos iniciais no ritmo pedido, com o final sendo já na Bloor, onde a calçada é bem mais congestionada com gente e outros obstáculos. Ali na Bloor, indo para os 5 minutos opicionais de goal pace, eu senti o estress de prestar mais atenção no chão do que no ritmo, tentando não tropeçar em algo. Na Bloor, em momento algum dá para correr na rua por causa da ciclovia e do movimento de caros. Terminei os 5 minutos opicionais com ritmo de 4:53/km, não ruim, mas mais lento do que eu queria. Acho que esse foi aquele treino onde a gente percebe que de agora para frente os treinos rápidos não podem ser feitos em calçadas e provavelmente não devem ser envolvidos em volta a bairros...

Terminei o goal pace perto da estação Christie do metrô, no parque Christie, e começando a subir a rua Christie. Era uma rua menos movimentada, mas ainda uma rua grande. Era também um pouco de subida. Mas mesmo assim rodei o primeiro km dos 15 minutos de desaqueciemnto para 4:42, na Christie, onde consegui correr na rua quase que o tempo todo. O primeiro km terminou fechando o bairro na Dupont, e virando à direita na Dupont, agora voltando para casa rumo ao Leste, mantive acelerado. Agora, no final do goal pace, era que eu estava conseguindo correr legal, e na rua. Fechei o segundo km para 4:32, O meu melhor km, no desqueciemnto. Depois do km 2, viro à esquerda e rumo ao Norte, logo pegando uma subida enorme que tinha pegado como descida no km 2. Tentei manter o ritmo e fechei o km 3 com 4:54, que foi bom dado que a subida é sinistra. Terminei bem cansado lá no topo, mas feliz com o resultado.
Enfim, a lição acho que foi que volta a bairros terão que ser em treinos leves, ou longos que também são lentos.Os treinos de qualidade talvez precisam ser feitos como usual, dando voltas no mesmo conhecido e desempedido quarteirão perto de casa. 


Nenhum comentário:

Volta ao Bairro St. Andrew-Windfields

 Mais uma volta a um bairro. Dessa vez contornamos o St. Andrew-Windfields, bairro que talvez tenha como ponto de maior interesse para nós a...