terça-feira, 18 de junho de 2024

Novo treino, Tiem Trial e começo do verão

 Com a boa performance nos 10km no sábado veio o final da planilha de treino. Ela na verdade acabava com uma meia maratona, a de Manitoba, no domingo. Eu até pensei em fazer um longo, saí preparado para ele, apertei o botão e o Garmin começou a contagem regressiva dos 21km, pensando que eu estava correndo a meia maratona para a qual tinha me preparado tanto... Ledo engado. A meia de Manitoba, em Winnipeg é uma que estou de olho, mas passou longe esse ano, principalmente por causa da Meia de Lisboa em Março, e a de Toronto em Maio... então eu não ia correr outra em Junho, ainda mais que tivesse que viajar. Quando apertei o botão do Garmin o meu plano era curtir uma corrida, não era nem fazer uma meia, e para isso eu tinha planejado dar a volta num bairro cujo contorno envolve bastante trilhas, e é bem longo. Na verdade fazer o contorno e voltar para casa dava mais ou menos 21km. Rumei para o começo do contorno, na parte sul do cemitério Mont Pleasant, de lá para Bayview e Sunnybrook Park... Mas não foi. Com uns 2 km, antes mesmo de começar o contorno, eu desisti. As pernas estavam cansadas e eu tinha saíd um pouco tarde sem os meus óculos super-escuros. Mas os 10km estavam pesando nas pernas, eu precisava era descansar. Não fui para o contorno do bairro, e não muito depois dos 3km eu parei, decidi andar e curtir a caminhada ao invés da corrida.

Aí comecei outro treino, agora com a meia de Chicago como alvo! Fora o treino, tudo está preparado para esta meia. Pedi um novo treino pro Garmin, e fiquei um pouco decepcionado que teria que usar o mesmo treino que fiz para meia de Lisboa, e o mesmo depois da meia de Lisboa. Era o único disponível que tinha opção com menos de 16 semanas, e tem 15 semanas até lá. Então vamos lá, o mesmo treino denovo, significando que não vai ter muita novidade, eu já estou familiar com todas as atividades. Mas eu olhei a página do Gamin na internet e escolhi um treino lá e também adicionei ele. O problema é que ele não adapta, ele é fixo, já sabemos agora todos as atividades até o dia da corrida. E ele não especifica ritmos e tal. Fui também na pagiana da meia de Chicago, onde eles tem um treino de 12 semanas, ams que não me atriu muito. Enfim, vou seguir o do Garmim, o tradicional que eu já completei várias vezes.

A primeira atividade foi hoje, um benchmark running, ou time trial de 5 minutos. Pela primeira vez no ano a temperatura estava acima dos 20 graus, muito bom! E eu fui bem cedo. A atividade tem 2 mintuos de aquecimento, o que é estranho per ser extremamente pouco. Então eu rodei antes uns 2 km, inclusive com um pouco de tiro. Minha percepção não era das melhores, estava num dia okay, mas não dos melhores. Depois de uns 2 km, eu comecei os 2 minutos de aqueciemnto, e chegamos na tablea abaixo.

Com dois minutos o Garmin apita e eu aperto o passo para o tiro de 5 mintuos, dando a volta no meu quarteirão que tem uns 800m. Com isso eu tinha uma idéia onde completaria 1km, e que teria que correr mais ou menos 1 mintuo depois de chegar lá, assumindo que conseguiria rodar a 4 min/km. Isso me dá mais ou menos uma idéia se o ritmo tá muito forte, se eu vou conseguir segurar por toda essa distância e tal.
O ritmo estava bastante forte e eu muito ofegante, mas fui segurando o ritmo. Quando passei pelo primeiro km o Garmin me avisou e eu vi que tinha passado com 3:47. Excelente! Talvez tinha sido o meu melhor time trial de 5 minutos. Fiquei satisfeito, o que acho que me ajudou a manter mais ou menos o ritmo até o final, terminando com uma média de 3:50/km para o total dos 5 minutos. Depois vi que no time trial do dia 26 de Março, logo depois da meia de Lisboa, eu também rodei os 5 mintuos para 3:50/km, com o primeiro km a 3:46 e caindo bastante no tempo restante. No time trial do dia 2 de Dezembro, quando comecei a treinar para a meia de Lisboa rodei a 4:24/km no notal dos 5 minutos. Tinha voltado do Brasil, por aí você vê a diferença quando fica uma mês parado. No dia 14 de Fevereiro de 2022, logo depois que comprei o Garmin, fiz para 4:40/km. Ou seja, tem melhorado bastante! E agora estou na minha melhor forma. O time trial mostra isso, mas eu acho que mais ainda são os bons tempos nas duas ultimas corridas de 10km.

Enfim, tudo muito bom. E esta semana temos uma onda de calor. Hoje de manhã a temperatura estava aciam de 20 graus, o que não é tão comum mesmo no verão, e me parece bem alto para Junho. Mas para correr foi bem gostoso. Essa temperatura alta vai continuar pelos próximos dias, e na quinta feira tem uma corrida de 5km, que é a corrida do dia mais longo do ano, que começa às 7PM. De manhã tem um treino de Strides Repeat, e eu acho que vou pegar leve na corrida. É uma corrida sem importância, mas eles estavam dando um tenis no kit, então me inscrevi. Basicamente acho que fui enganado pois a inscrição foi mais cara do que o usual. Enfim, vai estar calor, e pode estar chovendo também. Vamos ver, promessa de bons dias pela frente!

Nenhum comentário:

Volta ao Bairro St. Andrew-Windfields

 Mais uma volta a um bairro. Dessa vez contornamos o St. Andrew-Windfields, bairro que talvez tenha como ponto de maior interesse para nós a...