domingo, 9 de junho de 2024

Volta ao bairro Junction-Wallace Emerson

 Depois da volta ao bairro de ontem, porque nao contornar outro hoje? Talvez porque estivesse cansado de ontem, mas estava coçando para dar uma corrida mesmo assim...

Hoje saí tarde, 5:50 da manhã, sem compromisso, dia de descanso do treino. A minha preocupação maior era o sol. Tinha covido a noite, mas o tempo estava limpo e prometia sol, o que é bom em geral, ams bastante ruim, preocupante até, para correr em calçadas. Mas quando saí estava bom, e rumei para o Oeste na St Clair. As pernas estavam cansadas e eu inicialmente pensei em talvez parar, e só caminhar hoje, mas "deixa ir mais um pouco" e logo estava na Spadina, o ônibus urbano me passa, rodando tão perto da sargeta que me fez prestar atenção nele. 

Friozinho, diferente de ontem coloquei a manga comprida da corrida dos Bombeiros de 2005, e me sentia confortável nos 13 graus que prometem se repetir por mais umas manhãs. Logo estou na estação do metrô que só começa rodar às 8h, mas o ônibus que me passou está ali provavelmente fazendo um pouco de hora para dar o horário certo, que eu sempre reclamo que nunca está certo, e nesse momento não sei ainda que é o que farei no final do treino quando decidirei pegar o ônibus e terei que esperar...

Deixei o ônibus para trás, correndo devagar, perto dos 6min/km e prestando atenção na calçada. Chego na Bathurst, o farol fechado e cruzo a St Clair para esperar o semáforo abrir no lado Sul, passando na frente do ônibus que também espera o semáforo, nós dois indo para Oeste. Muitas vezes nas minhas corridas eu competia com o ônibus, ou o bonde que na verdade é o que tem na St Clair, mas agora estão arrumando os trilhos. É irresistível, o ônibus para nos pontos, nos semáforos, você alcança ele, passa ele, ele vem e te passa e aceleramos para que quando ele parar estejamos ali na cola. Mas hoje eu não estava para competições, as pernas cansadas. O semáforo abre, um carro passa pelo ônibus e entra na Bathurst à direita, cortando o ônibus que buzinha como se o mundo fosse acabar. De alguma forma acabei presenciando tal cena, quando em geral só ouço a buzina sem saber porque. Também continuei, cruzei a Bathurst e comecei a ser incomodado por uns raios de sol. 

Com 3 km estava chegando na Oakwood, o sol já me incomodando bastante, mas virando à esquerda, indo para o Sul na Oakwood não havia sol, ele tá nascendo lá no Leste, atrás das casas. Chego na Denverport, entro nela à direita, e logo à esquerda na Dovercorte e já estou fazendo o contorno do bairro. O sol me incomoda mesmo na sombra e eu saquei os óculos super-escuros, que tem duas lentes escuras. Muito melhor. Dali até a Dupont, dobro à direita, até a Duferin, esquerda, e continuo para o Sul, fazendo a face Leste do bairro. Ali tem o Stop Barbecue Chicken, que é um restaurante brasileiro que vendo frango assado, bacalhau e outras comidas familiares, e onde já fui várias vezes, sempre comprando comida para levar para casa. Ali na Duferin com a Dupont também tem o Fresh-Co, um supermercado popular que é considerado mais barato.

Chegando na estação do metrô Duferin, viro à direita na Bloor, agora fazendo a face Sul do bairro. A estação do metrô é meis ou menos conhecida, vamos ali aleatoriamente e raramente. Com 6km rumando a Oeste na Bloor, não presto atenção no relógio. Chego na estação Landsdown, onde tem uma padaria portuguesa na qual já fui algumas vezes mas é fora de mão. Ali é também o local de um fisioterapeuta que frequentei há vários anos por causa da dor no quadril, mas não ajudou nada, o fisioterapeuta é passado, a dor ainda me faz companhia. Naquele tempo eu estava preocupado um pouco porque a dor tinha começado, mas com o passar do tempo desencanei pois ele nunca piorou.

Com 7km chego na estação do UP, o trem que vai para o aeroporto, perto da estação Dundas do metrô. A gente sempre desce do metrô e pega o trem ali. Do lado do trem tem uma trilha e a linha do trem, no sentido Norte-Sul, é o limite do bairro. A trilha que segue a ferrovia está fechada. Penso rápido. Dou 180 graus, e pego a primeira ruazinha indo para o Norte. Depois me arrependo, devia ter continuado, pego a Dundas... Mas okay. Rumei ao Norte na ruazinha residencial, super confortável para correr, sombra a nenhum carro. Fiquei com medo de virar à esquerda e tentar ir para a trilha porque acho que não é toda rua que tem saída para a trilha, eu não conheço esses detalhes. E porque a trilha podia estar interditada, porque será que estava fechada a entrada na Bloor? Talvez a trilha toda esteja interditada... não queria correr átoa, continuei rumando ao Norte na ruazinha, decidido a ir até a Dupont.

Rumo ao Leste na Dupont, em diração à trilha novamente, mas sem intenção de pegá-la. A ruazinha em que estava não acompanha direito a estrada de ferro e quando cheguei na Dupont estava já longe dela. Mas ela era o limite do bairro, então estava voltando para mais perto dela, agora em território conhecido pois tinha passado ali para fazer o bairro ao norte do atual. Virei ao Norte noutra ruazinha, agora bem perto da trilha e da linha do trem. Cruzei a outra linha do trem que vai Leste-Oeste, e é uma confusão de linhas de trem. Esse cruzamento é ao nível da rua, onde a cancela abaixa quando o trem vem vindo, mas ele não tava vindo. Virei à direita logo depois de passar sobre a estrada de ferro, dado que esta estrada de ferro era a face Norte do bairro. Não tinha corrido muito, viro pro Norte denovo, agora acompanhando outra estrada de ferro sentido Norte-Sul que agora é o limite do bairro. Mas por bem pouco tempo. Chego na Denverport e viro à direita, enquando a estrada de ferro continua a ir para o Norte, delimitando outro bairro. O meu bairro tem a Demberport como seu limite Norte, e agora é seguir até a Dovercort, onde comecei. Ali foi a pior parte, indo para o Leste com o sol na frente e muito brilhante, e eu não conseguia passar para o lado Norte da Denverport que tinha sombra. Mas tudo bem, tava dando para ir, de foi indo até o final na Dovercorte, mais um bairro.

Notei que tinha rodado 11km já e parei logo, agora era a tradicional pos-corrida caminhada de 1km. Caminhando, subi a Oakwood de volta para a St Clair, virando a direita, completei 1km no ponto de ônibus, onde esperei o ônibus mais do que queria, e reclamei várias vezes que estaria em casa se tivesse optado por ir andando. Mas não estaria, estava ainda meio longe, 3km... esperei mais do que queria mais foi melhor.

Amanhã tem treino leve e devo estar cansado apesar de ter tentado pegar bem leve hoje. A média de 5:43/km não me pareceu tão leve mas não encontrei nenhum problema com os valores do Garmin, parece que está correto. Talvez esteja com condicionamento físico razoável, cansado e corri tranquilo nesse ritmo...










Nenhum comentário:

Volta ao Bairro St. Andrew-Windfields

 Mais uma volta a um bairro. Dessa vez contornamos o St. Andrew-Windfields, bairro que talvez tenha como ponto de maior interesse para nós a...