sexta-feira, 21 de junho de 2024

Corrida do Solsticio de Verão

Ontem teve a corrida do dia mais longo do ano. Foi uma corrida pequena, festiva, que deixaria os corredores das tradicionais corridas Brasileiras surpresos. Vou passar alguns detalhes rápidos. 

Primeiramente, o kit era um tênis ao invés da tradicional camiseta. Mas o preço da inscrição também foi salgado para uma corrida pequena (pelo jeito foi limitada a 270 inscritos). O dinheiro da inscrição é dito ir para doações, e o tênis é certamente para da propaganda para a loja de equipamento de corridas que organiza o evento e para a marca do tênis. 

Eu e a Lika fomos de bicicleta, deu 11km pelo Garmin. A largada era as 8 da noite, numa noite me que o sol se esconde depois das 9. Chegamos antes das 7 para pegar o kit e fomos dar uma volta no parque, descemos até o lago e tal para fazer hora. Aí como prometido pelo site do tempo, começou um pouco de vento e chuvisco, no que voltamos rápido para área da largada. Ali ficamos em baixo do guarda chuvas, mas a chuva estava bem fraca. Apenas uns 5 outros corredores estavam por ali até uns 15 minutos antes da largada, quando mais gente começou a chegar. 

Com 10 minutos para a largada chegou o sujeito com a água e faltando 5 mintuos ele voltava com o cronômetro nas costas. Ele preparou o cronômetro rapidinho, e não tinha linha de largada. Como dá para ver aí no vídeo, a largada teve pouca gente, todo mundo meio andando, espalhado e afunilando para uma trilha que cortava o parque e levava ao lago, onde pegamos outra trilha perpendicular, que era paralela ao lago. 

Mas voltando um pouco, a largada foi em ondas. Eu tava andando por ali, esticando um pouco as pernas, e derrepente o sujeito falou que seria dada a largada da primeira onda às 8h. Aí ele explicou o percurso, tipo um professor, segurando um quadro grande na mão, onde tinha um desenho feito a mão, muito rudimentar, do percurso. Basicamente, vai até o lago, vira às esquerda e corre para o Leste vai até tal lugar e volta 180 graus. Se você chegar em tal lugar é porque passou e já devia ter voltado. Indo para Oeste, passe pelo parque onde estamos e vai até tal lugar. Lá você dá 180 graus e volta até aqui no parque e entra, e é isso. Largada da primeira onda em 5, 4, 3, 2, 1 vai!!!

E com isso eu fui, mas tinha bastante gente e tava todo mundo andando. Eu fiquei meio perdido, não lembrava que teria ondas, e que na verdade eu tinha indicado na inscrição que queria sair na segunda onda. Mas ali não tinha nenhuma indicação de nada, você podia sair em qualquer onda. Como a galera tava andando e eu sabia que teria que seguir alguem para virar nos lugares certo, e que não queria andar o tempo todo, eu imediatamente saí de lado, imaginando que talvez aquela fosse a largada dos caminhantes, eu estava no lugar errado. Mas eu sabia que tinha outra onda, voltei e pedi para o sujeito como saber em que onda a gente larga. Ele disse que em qualquer uma, e tive a impressão que ele pensou que eu estava bravo, pois ele disse "chill out" (fica calmo, relaxa), dizendo que era apenas uma corrida recreativa. Beleza, eu sabia, mas eu estava somente perdido e preocupado que eu não queria correr sozinho, não tem jeito, eu sempre tenho que seguir alguem.



Em 5 minutos teve outra onda e lá fui eu denovo, como se vê no vídeo aí. Saí meio andando meio correndo, com cuidado para não assumir a liderança. Um casal estava na minha frente, devagar, e eu segui eles muito facilmente. Não tinha treinado de manhã por causa da chuva, mas ainda assim não me sentia descansado. Só que seguindo o casal eu me senti bem e queria ir mais forte. Com uns 200 metros uma moça passou a gente mas não estava muito mais rapido. Um pouco depois um rapaz passou, e ele estava relativamente mais rápido, de forma que eu logo abandonei o casal que eu estava seguindo e colei nele. O ritmo ainda estava fácil para mim, imagino perto dos 5:10/km.

Ali seguindo a margem do lago, no bairro chamado "Beaches", havia muitas árvores, uma ciclovia e um tablado de madeira para pedestres. Toda a extensão ali é um parque que acompanha a margem do lago, e vai alem da área onde corremos. Não é um lugar que eu vou muito, mas já passei por ali várias vezes, não é novo para mim. O sujeito que eu acompanhava seguia pela ciclovia, mas eu sabia da corrida de inverno no mesmo lugar, que o lugar de correr é no tablado de madeira. Ele logo percebeu e cortou no meio da grama e subiu no tablado que era um pouco elevado. Mais para frente eu fiz o mesmo. Logo outro sujeito passou a gente e como ele estava mais rápido eu o segui. O ritmo dele estava bom, talvez 5/km, talvez um pouco mais rápido, mas eu me acompanhava fácil. Chegamos no ponto onde viramos 180 graus e voltamos. Eu perdi o receio de correr sozinho e soltei as pernas. Passei o sujeito, e rodava perto dos 4:30/km, me sentindo bem, mas também sentindo que o ritmo estava forte. 

Quando cheguei no final do percurso à Oeste, e tinha que virar 180 graus, não percebi e pessei direto. Isso apesar de estar prestando muito atenção pois eu sabia que a volta era por ali pela distância percorrida. Logo vi que estava meio sozinho, diminui bastante e andei e voltei. Tinha passado alguns corredores e eles não me alcançara, eles tinham voltado. Então eu voltei, e logo vi onde era a virada que eu perdi. Talvez uns 50 metros foi o que passei. Voltei a rodar rápido, agora rumo ao Leste novamente.

Mas lgoo ali eu já comecei a pensar na entrada do parque, como eu reconheceria onde deveria sair da margem do lago e entrar no parque para ir para a chegada? Eu certamente sabia onde era o paque mais ou menos e não ia ficar perdido, principalmente por causa da caminhada antes da corrida por ali, mas numa corrida você não quer perder tempo. Dito e feito, passei a entrada do parque e só reconheci uns 50 metros depois quando chegamos num restaurante que eu sabia ser depois da entrada. Ali eu já sabia onde eu estava e voltei e rumei para a largada, mas denovo perdi um pouco de tempo.Não que estivesse muito encanado com o tempo, mas eu sabia que um dos sujeitos que eu tinha passado no começo estava mais perto do que eu imaginava, tinha reconhecido ele quando dei meia volta. Deu tudo certo, eu terminei com bom tempo antes dele, e sendo o primeiro da minha onda. Ali no final, como se vê no vídeo, eu não percebi o sujeito querendo me dar a medalha e passei direto. Eu realmente estava confuso na chegado, pois tinha gente ali esperando a largada da onda deles, e não tinha linha de chegada nem nada, e eu diminui o ritmo para tentar não ir em lugar errado ou atropelar alguém. Foi mais ou menos isso que aconteceu.

Enfim, esta foi a corrida, legal no final das contas. Terminei com ritmo médio de 4:44/km, que foi muito bom, acima das expectativas dado o tipo de corrida. Hoje me senti cansado e não fui treinar, pois o treino era de Strides Repeat e não é um treino difíciil, mas de certa forma intenso. Era para ser ontem, mas passei o treino para hoje, e vou acabar não fazendo pois amanhã é dia de longo...

Nenhum comentário:

Volta ao Bairro St. Andrew-Windfields

 Mais uma volta a um bairro. Dessa vez contornamos o St. Andrew-Windfields, bairro que talvez tenha como ponto de maior interesse para nós a...